A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DA UFS: ENTRAVES E ALTERNATIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASCONCELOS, GEOVÂNIA MOURA
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: BARBOSA, JENNY DANTAS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35883
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a composição dos recursos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) apresentando os entraves e alternativas para ampliar a captação da receita. Explana uma abordagem histórica dos valores e fatos que definiram as fontes consolidadas de recursos no período de 1998 a 2008 da UFS e evidencia a importância do financiamento como lastro de sustentabilidade às políticas públicas educacionais. Para desenvolvimento da pesquisa foram utilizados os seguintes recursos: bibliografias inerentes ao tema, documentos contábeis extraídos do Sistema de Administração Financeira (SIAFI), do Governo Federal e, os Relatórios de Gestão do período compreendido neste trabalho. Dentre os resultados obtidos, destacam-se os seguintes: a captação de recursos por meio de descentralização de crédito, oriundos de projetos e parcerias, é uma alternativa para majorar os créditos orçamentários da instituição, posto que a dotação liberada pelo governo é limitada e; a UFS poderia, ainda, implementar a estratégia de inteligência para captação de recursos por meio de doações. Com relação à capacidade de execução orçamentária, a instituição praticamente realiza plenamente sua dotação.
id UFSC_55495e0aaa387c89b210ee384ad0e5f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35883
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DA UFS: ENTRAVES E ALTERNATIVASEste trabalho tem como objetivo analisar a composição dos recursos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) apresentando os entraves e alternativas para ampliar a captação da receita. Explana uma abordagem histórica dos valores e fatos que definiram as fontes consolidadas de recursos no período de 1998 a 2008 da UFS e evidencia a importância do financiamento como lastro de sustentabilidade às políticas públicas educacionais. Para desenvolvimento da pesquisa foram utilizados os seguintes recursos: bibliografias inerentes ao tema, documentos contábeis extraídos do Sistema de Administração Financeira (SIAFI), do Governo Federal e, os Relatórios de Gestão do período compreendido neste trabalho. Dentre os resultados obtidos, destacam-se os seguintes: a captação de recursos por meio de descentralização de crédito, oriundos de projetos e parcerias, é uma alternativa para majorar os créditos orçamentários da instituição, posto que a dotação liberada pelo governo é limitada e; a UFS poderia, ainda, implementar a estratégia de inteligência para captação de recursos por meio de doações. Com relação à capacidade de execução orçamentária, a instituição praticamente realiza plenamente sua dotação.INPEAU2012-09-27T20:39:51Z2012-09-27T20:39:51Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35883VASCONCELOS, GEOVÂNIA MOURABARBOSA, JENNY DANTASporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:31:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35883Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:31:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DA UFS: ENTRAVES E ALTERNATIVAS
title A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DA UFS: ENTRAVES E ALTERNATIVAS
spellingShingle A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DA UFS: ENTRAVES E ALTERNATIVAS
VASCONCELOS, GEOVÂNIA MOURA
title_short A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DA UFS: ENTRAVES E ALTERNATIVAS
title_full A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DA UFS: ENTRAVES E ALTERNATIVAS
title_fullStr A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DA UFS: ENTRAVES E ALTERNATIVAS
title_full_unstemmed A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DA UFS: ENTRAVES E ALTERNATIVAS
title_sort A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DA UFS: ENTRAVES E ALTERNATIVAS
author VASCONCELOS, GEOVÂNIA MOURA
author_facet VASCONCELOS, GEOVÂNIA MOURA
BARBOSA, JENNY DANTAS
author_role author
author2 BARBOSA, JENNY DANTAS
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VASCONCELOS, GEOVÂNIA MOURA
BARBOSA, JENNY DANTAS
description Este trabalho tem como objetivo analisar a composição dos recursos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) apresentando os entraves e alternativas para ampliar a captação da receita. Explana uma abordagem histórica dos valores e fatos que definiram as fontes consolidadas de recursos no período de 1998 a 2008 da UFS e evidencia a importância do financiamento como lastro de sustentabilidade às políticas públicas educacionais. Para desenvolvimento da pesquisa foram utilizados os seguintes recursos: bibliografias inerentes ao tema, documentos contábeis extraídos do Sistema de Administração Financeira (SIAFI), do Governo Federal e, os Relatórios de Gestão do período compreendido neste trabalho. Dentre os resultados obtidos, destacam-se os seguintes: a captação de recursos por meio de descentralização de crédito, oriundos de projetos e parcerias, é uma alternativa para majorar os créditos orçamentários da instituição, posto que a dotação liberada pelo governo é limitada e; a UFS poderia, ainda, implementar a estratégia de inteligência para captação de recursos por meio de doações. Com relação à capacidade de execução orçamentária, a instituição praticamente realiza plenamente sua dotação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-27
2012-09-27T20:39:51Z
2012-09-27T20:39:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35883
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652180554514432