Pensamento social brasileiro: clássicos e contemporâneos no livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Vanusa Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178519
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
id UFSC_557e3da0da0cf05bfe14f4d026a53705
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/178519
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Pensamento social brasileiro: clássicos e contemporâneos no livro didáticoLivro DidáticoPensamento Social BrasileiroEnsino de SociologiaTextbooksBrazilian Social ThoughtSociology TeachingTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Este trabalho de conclusão de licenciatura procurou investigar a presença de autores do Pensamento Social Brasileiro nos manuais didáticos de sociologia. A investigação concentrou-se na análise de conteúdo de um dos livros constantes na lista de livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)2015, Sociologia em Movimento da Editora Moderna. Buscou-se compreender se a forma e a finalidade com a qual os autores estão apresentados, contribui para com os objetivos pedagógicos fundamentais das Ciências Sociais na Educação Básica, tal como propõem as Orientações Curriculares Nacionais (2006).This dissertation sought to investigate the presence of authors of Brazilian Social Thought in didactic manuals of sociology. The research focused on the content analysis of one of the books included in the list of approved textbooks in the Textbook National Program (PNLD) 2015, Sociologia em Movimento, Editora Moderna. It was sought to understand if the form and purpose with which the authors are presented contributes to the fundamental pedagogical objectives of the Social Sciences in Basic Education, as proposed by the National Curriculum Guidelines (2006).Oliveira, Amurabi Pereira deUniversidade Federal de Santa CatarinaSena, Vanusa Rodrigues2017-08-16T20:41:41Z2017-08-16T20:41:41Z2017-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178519porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-30T20:57:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178519Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-30T20:57:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento social brasileiro: clássicos e contemporâneos no livro didático
title Pensamento social brasileiro: clássicos e contemporâneos no livro didático
spellingShingle Pensamento social brasileiro: clássicos e contemporâneos no livro didático
Sena, Vanusa Rodrigues
Livro Didático
Pensamento Social Brasileiro
Ensino de Sociologia
Textbooks
Brazilian Social Thought
Sociology Teaching
title_short Pensamento social brasileiro: clássicos e contemporâneos no livro didático
title_full Pensamento social brasileiro: clássicos e contemporâneos no livro didático
title_fullStr Pensamento social brasileiro: clássicos e contemporâneos no livro didático
title_full_unstemmed Pensamento social brasileiro: clássicos e contemporâneos no livro didático
title_sort Pensamento social brasileiro: clássicos e contemporâneos no livro didático
author Sena, Vanusa Rodrigues
author_facet Sena, Vanusa Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Amurabi Pereira de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Vanusa Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Didático
Pensamento Social Brasileiro
Ensino de Sociologia
Textbooks
Brazilian Social Thought
Sociology Teaching
topic Livro Didático
Pensamento Social Brasileiro
Ensino de Sociologia
Textbooks
Brazilian Social Thought
Sociology Teaching
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-16T20:41:41Z
2017-08-16T20:41:41Z
2017-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178519
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 68 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651993857654784