REFERENCIAL ESTRATÉGICO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190475 |
Resumo: | Este artigo visa apresentar a análise do processo de internacionalização do campus Florianópolis-Continente (CTE) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), por meio de uma abordagem qualitativa de estudo de caso, com a intenção de propor um referencial estratégico para o processo de internacionalização da Instituição. As técnicas e instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas semiestruturadas e documentos institucionais. Os dados foram analisados pelo método interpretativo de Triviños (1987). Os temas norteadores da pesquisa foram: internacionalização do ensino superior, modelos de gestão da internacionalização, e ações estratégicas de internacionalização, com base nos autores Rudzki (1998), Sebastián (2004), Knight e De Wit (2007), Stallivieri (2009), e Santos e Almeida Filho (2012). Conclui-se que o CTE já possui ações voltadas a internacionalização, porém realizadas de forma não estruturada, carecendo de um planejamento para transformar a realidade da Instituição. |
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REFERENCIAL ESTRATÉGICO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINAEste artigo visa apresentar a análise do processo de internacionalização do campus Florianópolis-Continente (CTE) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), por meio de uma abordagem qualitativa de estudo de caso, com a intenção de propor um referencial estratégico para o processo de internacionalização da Instituição. As técnicas e instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas semiestruturadas e documentos institucionais. Os dados foram analisados pelo método interpretativo de Triviños (1987). Os temas norteadores da pesquisa foram: internacionalização do ensino superior, modelos de gestão da internacionalização, e ações estratégicas de internacionalização, com base nos autores Rudzki (1998), Sebastián (2004), Knight e De Wit (2007), Stallivieri (2009), e Santos e Almeida Filho (2012). Conclui-se que o CTE já possui ações voltadas a internacionalização, porém realizadas de forma não estruturada, carecendo de um planejamento para transformar a realidade da Instituição.INPEAU/UFSC2018-10-16T13:35:11Z2018-10-16T13:35:11Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190475Coelho, Camila Paim VeranStallivieri, Lucianeporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T13:35:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190475Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-16T13:35:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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Este artigo visa apresentar a análise do processo de internacionalização do campus Florianópolis-Continente (CTE) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), por meio de uma abordagem qualitativa de estudo de caso, com a intenção de propor um referencial estratégico para o processo de internacionalização da Instituição. As técnicas e instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas semiestruturadas e documentos institucionais. Os dados foram analisados pelo método interpretativo de Triviños (1987). Os temas norteadores da pesquisa foram: internacionalização do ensino superior, modelos de gestão da internacionalização, e ações estratégicas de internacionalização, com base nos autores Rudzki (1998), Sebastián (2004), Knight e De Wit (2007), Stallivieri (2009), e Santos e Almeida Filho (2012). Conclui-se que o CTE já possui ações voltadas a internacionalização, porém realizadas de forma não estruturada, carecendo de um planejamento para transformar a realidade da Instituição. |
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