Avaliação do "Programa Defesa Civil na Escola" à luz das interfaces entre as políticas nacionais de proteção e defesa civil e de educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Amanda Regina Coutinho da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221311
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais, Florianópolis, 2021.
id UFSC_55d6e191b1dae1b6b0209a0e66526781
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221311
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Amanda Regina Coutinho daKobiyama, MasatoPanceri, Regina2021-03-22T13:55:40Z2021-03-22T13:55:40Z2021371275https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221311Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais, Florianópolis, 2021.A presente pesquisa teve como objetivo analisar as interfaces da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e o ?Programa Defesa Civil na Escola? o qual tem como objetivo uma educação voltada para a resiliência frente a riscos de desastres naturais. A metodologia utilizada analisou os contextos dos municípios objeto do estudo, a origem e a estrutura das políticas públicas federais (PNPDEC/PNEA) e o ?Programa Defesa Civil na Escola?, do governo catarinense. A partir de então, avaliaram-se quatro escolas municipais, uma escola em Lauro Müller e três escolas em Imbituba no estado de Santa Catarina onde houve intervenção do referido Programa. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários com 131 alunos de ensino fundamental, destes 97 participaram do PDCE em 2018 e 34 não participaram. Além dos alunos, foi desenvolvida entrevista com 4 professores das disciplinas de geografia e história. A análise dos resultados permitiu verificar que o PDCE é capaz de promover a sensibilização dos alunos e professores com relação à proteção e defesa civil. No entanto, não desenvolve uma capacitação eficiente quanto à formação de agentes multiplicadores. A ausência de ações por alguns professores entrevistados foi relatada como conseqüência da necessidade de maior capacitação para desenvolvimento do tema. É necessário que o PDCE busque uma atuação que torne os professores partes essenciais na proteção e defesa civil, uma vez que são eles quem estão com os alunos em seu cotidiano, conhecendo as metodologias mais adequadas a serem desenvolvidas. Percebe-se que o PDCE, ao promover a sensibilização com foco na prevenção, atende os objetivos pretendidos pela PNPDEC e PNEA, uma vez que existe o reconhecimento pelo público estudado de que esta etapa é de maior relevância. Ressalte-se, porém, a necessidade de engajamento das escolas, professores e alunos que receberam o Programa para o sucesso das medidas de proteção e defesa civil. As medidas desenvolvidas por programas educacionais servem como instrumento de fomento às ações em comunidades. Apesar disso, entende-se que os próprios membros desta comunidade, composta por diversos atores sociais que deverão assumir o compromisso de desenvolver estratégias duradouras capazes de produzir efeitos satisfatórios, tendo em vista que será possível adequar a metodologia aos contextos locais de cada comunidade, promovendo a resiliência.Abstract: This research aimed to analyze the interfaces of the National Protection and Civil Defense Policy (PNPDEC) with the National Environmental Education Policy (PNEA) and the \"Civil Defense Program at the School\" which aims at an education focused on resilience against natural disaster risks. The methodology used analyzed the contexts of the municipalities under study, the origin and structure of federal public policies (PNPDEC/PNEA) and the \"Civil Defense Program at School\" of the Santa Catarina government. From then on, four municipal schools were evaluated, one school in Lauro Müller and three schools in Imbituba, in the state of Santa Catarina, where the Program intervened. The survey was conducted through the application of questionnaires with 131 elementary school students, of these 97 participated in the PDCE in 2018 and 34 did not participate. In addition to the students, an interview was conducted with four professors from the disciplines of geography and history. The analysis of the results allowed us to verify that the PDCE is able to promote the awareness of students and teachers in relation to civil protection and defense. However, it does not develop an efficient training in the formation of multiplier agents. The absence of actions by some teachers interviewed was reported as a consequence of the need for greater training to develop the theme. It is necessary that the PDCE seeks an action that makes the teachers essential parts in the protection and civil defense, since it is they who are with the students in their daily life, knowing the most appropriate methodologies to be developed. It is noticed that the PDCE, when promoting awareness focusing on prevention, meets the objectives sought by the PNPDEC and PNEA, since there is the recognition by the studied public that this stage is of greater relevance. It should be emphasized, however, the need for engagement of schools, teachers and students who received the Program for the success of protection and civil defense measures. The measures developed by educational programs serve as an instrument to promote actions in communities. Nevertheless, it is understood that the members of this community themselves, composed of various social actors, should undertake to develop lasting strategies capable of producing satisfactory effects, taking into account that it will be possible to adapt the methodology to the local contexts of each community, promoting resilience.158 p.| il., gráfs.porDesastresDefesa civilEducação ambientalPolíticas públicasResiliência (Traço da personalidade)Avaliação do "Programa Defesa Civil na Escola" à luz das interfaces entre as políticas nacionais de proteção e defesa civil e de educação ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPGDN0013-D.pdfPGDN0013-D.pdfapplication/pdf4112945https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/221311/-1/PGDN0013-D.pdfec9e5fc010366fac2c76611cdb82f74eMD5-1123456789/2213112021-03-22 10:55:40.754oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221311Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-03-22T13:55:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do "Programa Defesa Civil na Escola" à luz das interfaces entre as políticas nacionais de proteção e defesa civil e de educação ambiental
title Avaliação do "Programa Defesa Civil na Escola" à luz das interfaces entre as políticas nacionais de proteção e defesa civil e de educação ambiental
spellingShingle Avaliação do "Programa Defesa Civil na Escola" à luz das interfaces entre as políticas nacionais de proteção e defesa civil e de educação ambiental
Silva, Amanda Regina Coutinho da
Desastres
Defesa civil
Educação ambiental
Políticas públicas
Resiliência (Traço da personalidade)
title_short Avaliação do "Programa Defesa Civil na Escola" à luz das interfaces entre as políticas nacionais de proteção e defesa civil e de educação ambiental
title_full Avaliação do "Programa Defesa Civil na Escola" à luz das interfaces entre as políticas nacionais de proteção e defesa civil e de educação ambiental
title_fullStr Avaliação do "Programa Defesa Civil na Escola" à luz das interfaces entre as políticas nacionais de proteção e defesa civil e de educação ambiental
title_full_unstemmed Avaliação do "Programa Defesa Civil na Escola" à luz das interfaces entre as políticas nacionais de proteção e defesa civil e de educação ambiental
title_sort Avaliação do "Programa Defesa Civil na Escola" à luz das interfaces entre as políticas nacionais de proteção e defesa civil e de educação ambiental
author Silva, Amanda Regina Coutinho da
author_facet Silva, Amanda Regina Coutinho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Amanda Regina Coutinho da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kobiyama, Masato
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Panceri, Regina
contributor_str_mv Kobiyama, Masato
Panceri, Regina
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Desastres
Defesa civil
Educação ambiental
Políticas públicas
Resiliência (Traço da personalidade)
topic Desastres
Defesa civil
Educação ambiental
Políticas públicas
Resiliência (Traço da personalidade)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-22T13:55:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-22T13:55:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221311
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 371275
identifier_str_mv 371275
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/221311/-1/PGDN0013-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ec9e5fc010366fac2c76611cdb82f74e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805242945470464