Retenção de conhecimento sobre reanimação cardiopulmonar pela equipe de enfermagem em hospital referência em cardiologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237439 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem. |
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Retenção de conhecimento sobre reanimação cardiopulmonar pela equipe de enfermagem em hospital referência em cardiologiaParada cardiorrespiratóriaReanimação cardiorrespiratóriaRetenção de conhecimentoEducação em saúdeEducação continuadaEnfermagemTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.Introdução: Apesar do desenvolvimento tecnológico e científico, e das constantes atualizações das diretrizes e guidelines, permanece baixa a sobrevida das vítimas de parada cardiorrespiratória, desse modo, há importante dúvida quanto à retenção de habilidades de reanimação cardiopulmonar e a periodicidade adequada de treinamento para manutenção dessas habilidades. Acredita-se que há declínio do conhecimento em relação às práticas de Reanimação cardiopulmonar com o passar do tempo. Objetivo: Avaliar a retenção de conhecimento da equipe de enfermagem após treinamento de reanimação cardiopulmonar em um hospital referência em cardiologia. Método: Trata-se de um estudo observacional longitudinal, com abordagem quantitativa, sem grupo controle. Realizado em um hospital referência em cardiologia no Estado de Santa Catarina, no período de outubro de 2021 a junho de 2022 . A pesquisa foi constituída de três etapas: (1) Elaboração do instrumento de coleta de dados para avaliar a retenção do conhecimento nas manobras de RCP; (2) Realização do treinamento em suporte básico e avançado de vida com realização de pré-teste e pós-teste de aquisição; (3) Após seis meses do treinamento, a fim de, acompanhar o processo de aprendizagem e a retenção de conhecimento após o treinamento em RCP, foi aplicado o pós-teste de retenção. Os resultados foram digitalizados na planilha Excel e aplicados testes estatísticos. Foram respeitados todos os aspectos éticos que regulamentam a pesquisa com seres humanos. Resultados: O estudo contou com 50 participantes, sendo 13 Enfermeiros (26%), 27 Técnicos de Enfermagem (54%) e 10 Acadêmicos de Enfermagem (20%). Entre o total de participantes, 12% eram do sexo masculino e 88% do sexo feminino. Na análise da retenção do conhecimento, observou-se no aspecto geral dos participantes um número médio de acertos de 9,07 no teste realizado imediatamente após o treinamento de reanimação cardiopulmonar (aquisição de conhecimento) e de 8,24 no teste realizado seis meses após o treinamento (retenção de conhecimento). Considerações finais: Apesar dos participantes atuarem em uma instituição referência em cardiologia, foi observado inicialmente no pré-teste que mesmo os princípios básicos sobre a reanimação cardiopulmonar necessitavam de aprimoramento. Após o encerramento do treinamento e a aplicação do pós-teste de aquisição, os participantes obtiveram um resultado satisfatório. Todavia, após seis meses do treinamento e com a aplicação do pós-teste de retenção observou-se declínio significativo do conhecimento dos participantes. Para amenizar esse declínio e manter a qualidade da assistência, é necessário intensificar as ações de educação continuada de forma mais rigorosa, bem como a continuidade de estudos nessa temática a fim de nortear futuros treinamentos.Introduction: Despite technological and scientific development, and the constant updates of guidelines and guidelines, the survival of victims of cardiac arrest remains low, so there is significant doubt about the retention of skills of cardiopulmonary resuscitation and the appropriate frequency of training to maintain these skills. It is believed that knowledge of cardiopulmonary resuscitation practices declines over time. Objective: To evaluate the acquisition and retention of theoretical knowledge assimilated by professionals of the nursing staff of a reference hospital in cardiology, after participation in a training on basic and advanced life support. Method: This is a longitudinal observational study, with a quantitative approach, without a control group. Conducted in a reference hospital in cardiology in the State of Santa Catarina, in the period from October 2021 to June 2022 . The research consisted of three stages: (1) Development of a data collection instrument to assess knowledge retention in CPR maneuvers; (2) Training in basic and advanced life support with acquisition pre-test and post-test; (3) After six months of training, in order to follow the learning process and knowledge retention after CPR training, a retention post-test was applied. The results were digitalized in Excel spreadsheet and statistical tests were applied. All ethical aspects regulating research with human beings were respected. Results: The study had 50 participants, with 13 Nurses (26%), 27 Nursing Technicians (54%) and 10 Nursing Academics (20%). Among the total number of participants, 12% were male and 88% were female. In the analysis of knowledge retention, it was observed in the general aspect of the participants a mean number of correct answers of 9.07 in the test performed immediately after the CPR training (acquisition of knowledge) and 8.24 in the test performed six months after training (knowledge retention). Final considerations: Although the participants worked in a reference institution in cardiology, it was initially observed in the pre-test that even the basic principles of cardiopulmonary resuscitation needed improvement. After the end of the training and the application of the acquisition post-test, the participants obtained a satisfactory result. However, after six months of training and with the application of the retention post-test, a significant decline in the participants' knowledge was observed. To mitigate this decline and maintain the quality of care, it is necessary to intensify the actions of continuing education more rigorously, as well as the continuity of studies on this topic in order to guide future training.Florianópolis, SCNascimento, Keyla Cristiane doUniversidade Federal de Santa CatarinaCaminha Junior, Alexandre dos Santos2022-08-01T00:33:43Z2022-08-01T00:33:43Z2022-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237439info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-01T00:33:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/237439Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-01T00:33:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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