Um arcabouço para o aprendizado de redes colaborativas de organizações: uma abordagem baseada em aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89625 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaLoss, LeandroRabelo, Ricardo JoséKlen, Alexandra Augusta Pereira2012-10-23T00:32:13Z2012-10-23T00:32:13Z20072007247323http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89625Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.Atualmente organizações de todos os tamanhos e setores têm buscado aumentar a eficiência produtiva e a qualidade dos seus serviços para poder sobreviver no mercado cada dia mais competitivo. Uma alternativa que vem ganhando destaque, principalmente para as pequenas e médias empresas, é de trabalhar colaborativamente, formando alianças estratégicas através de Redes Colaborativas de Organizações (RCOs). Todavia, estas redes ainda não estão suficientemente preparadas para absorver e utilizar todo o conhecimento gerado por elas. Acredita-se que as RCOs podem aprender e utilizar o seu conhecimento em todos os seus níveis operacional, tático e estratégico e terem condições de aumentar a sua capacidade competitiva. Esta tese propõe um arcabouço baseado em Aprendizagem OrgaIronnizacional (AO) e Gestão do Conhecimento (GC) que visa dar condições às RCOs aprenderem com os seus casos de sucesso e até mesmo com as suas falhas. O arcabouço é dividido em três elementos chamados: (a) elemento organizacional, (b) elemento tecnológico e (c) elemento humano. As questões tratadas sob o escopo do elemento organizacional têm por objetivo criar conhecimento tácito e explícito, bem como difundir o conhecimento entre os membros da RCO. O elemento tecnológico visa trazer ferramentas computacionais para dar suporte e agilizar o processo de aprendizagem da rede. Para tal, adota-se uma ferramenta para encontrar conhecimento explícito na forma de documentos não estruturados e outra para explorar o conhecimento potencial embebido nas bases de dados das RCOs. Finalmente, o elemento humano, que busca criar um ambiente propício para a troca de conhecimento e o estabelecimento da confiança entre os diversos parceiros das RCOs. Conseqüentemente, a combinação destes três elementos em conjunto com as práticas de AO e GC, formam o arcabouço para dar suporte ao aprendizado das RCOs dando a elas condições de utilizar o seu conhecimento. A verificação da consistência do arcabouço proposto foi feita através de um cenário de uso, testes com ferramentas implementadas e pela investigação com profissionais da área de RCOs.xxi, 223 f.| ils., grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia eletricaAprendizagem organizacionalGestão do conhecimentoUm arcabouço para o aprendizado de redes colaborativas de organizações: uma abordagem baseada em aprendizagem organizacional e gestão do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL247323.pdfapplication/pdf6657680https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89625/1/247323.pdf6202e1ce95d7458bb8f40e5ee2c46ac3MD51TEXT247323.pdf.txt247323.pdf.txtExtracted Texttext/plain527204https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89625/2/247323.pdf.txt815237879f3b55fb61e84e62a4b782b9MD52THUMBNAIL247323.pdf.jpg247323.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89625/3/247323.pdf.jpg0faaa53856c89f60b1c2376cfe4765dfMD53123456789/896252013-05-04 05:26:05.185oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89625Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T08:26:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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