INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Clésia Maria de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Guilherme, Crystiany Maria, Pedruzzi, Nubiana Lima Irmão, Siena, Osmar, Brasil, Walterlina, Braga, Aurineide Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114804
Resumo: Por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa este artigo buscou apresentar a gestão da educação superior a distância em universidades amazônicas a partir da estratégia de identificação dos indicadores essenciais para a gestão do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) nas Universidades Federais da região Norte. Com o método estruturado em três etapas, a partir de dados coletados na literatura, em documentos e nos questionários aplicados às equipes gestoras de programas UAB das nove Universidades, buscou-se, inicialmente o estado da arte sobre gestão estratégica com foco na Educação à Distância, incluindo processos, ferramentas e indicadores dos cursos; e em seguida, a comparação das características da gestão dos cursos oferecidos no programa UAB na região Norte do Brasil, resultando, finalmente, na proposição de um conjunto de indicadores de qualidade para avaliar e melhorar os processos de gestão dos cursos ofertados. Dentre os resultados encontrados, ressaltam-se o panorama geral de oferta de cursos no âmbito do Programa UAB nas Universidades Federais da Amazônia brasileira, o macroprocesso de oferecimento de ensino neste programa e a proposta de uma matriz de indicadores de gestão, categorizados em treze dimensões, cuja validação se fará presente na continuidade dos estudos.
id UFSC_5651b23cde14acb743095a71f3262e08
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114804
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRAPor meio de uma abordagem exploratória e qualitativa este artigo buscou apresentar a gestão da educação superior a distância em universidades amazônicas a partir da estratégia de identificação dos indicadores essenciais para a gestão do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) nas Universidades Federais da região Norte. Com o método estruturado em três etapas, a partir de dados coletados na literatura, em documentos e nos questionários aplicados às equipes gestoras de programas UAB das nove Universidades, buscou-se, inicialmente o estado da arte sobre gestão estratégica com foco na Educação à Distância, incluindo processos, ferramentas e indicadores dos cursos; e em seguida, a comparação das características da gestão dos cursos oferecidos no programa UAB na região Norte do Brasil, resultando, finalmente, na proposição de um conjunto de indicadores de qualidade para avaliar e melhorar os processos de gestão dos cursos ofertados. Dentre os resultados encontrados, ressaltam-se o panorama geral de oferta de cursos no âmbito do Programa UAB nas Universidades Federais da Amazônia brasileira, o macroprocesso de oferecimento de ensino neste programa e a proposta de uma matriz de indicadores de gestão, categorizados em treze dimensões, cuja validação se fará presente na continuidade dos estudos.2013-12-13T20:27:51Z2013-12-13T20:27:51Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114804Oliveira, Clésia Maria deGuilherme, Crystiany MariaPedruzzi, Nubiana Lima IrmãoSiena, OsmarBrasil, WalterlinaBraga, Aurineide Alvesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-13T20:27:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114804Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-13T20:27:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
title INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
spellingShingle INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Oliveira, Clésia Maria de
title_short INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
title_full INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
title_fullStr INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
title_full_unstemmed INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
title_sort INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
author Oliveira, Clésia Maria de
author_facet Oliveira, Clésia Maria de
Guilherme, Crystiany Maria
Pedruzzi, Nubiana Lima Irmão
Siena, Osmar
Brasil, Walterlina
Braga, Aurineide Alves
author_role author
author2 Guilherme, Crystiany Maria
Pedruzzi, Nubiana Lima Irmão
Siena, Osmar
Brasil, Walterlina
Braga, Aurineide Alves
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Clésia Maria de
Guilherme, Crystiany Maria
Pedruzzi, Nubiana Lima Irmão
Siena, Osmar
Brasil, Walterlina
Braga, Aurineide Alves
description Por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa este artigo buscou apresentar a gestão da educação superior a distância em universidades amazônicas a partir da estratégia de identificação dos indicadores essenciais para a gestão do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) nas Universidades Federais da região Norte. Com o método estruturado em três etapas, a partir de dados coletados na literatura, em documentos e nos questionários aplicados às equipes gestoras de programas UAB das nove Universidades, buscou-se, inicialmente o estado da arte sobre gestão estratégica com foco na Educação à Distância, incluindo processos, ferramentas e indicadores dos cursos; e em seguida, a comparação das características da gestão dos cursos oferecidos no programa UAB na região Norte do Brasil, resultando, finalmente, na proposição de um conjunto de indicadores de qualidade para avaliar e melhorar os processos de gestão dos cursos ofertados. Dentre os resultados encontrados, ressaltam-se o panorama geral de oferta de cursos no âmbito do Programa UAB nas Universidades Federais da Amazônia brasileira, o macroprocesso de oferecimento de ensino neste programa e a proposta de uma matriz de indicadores de gestão, categorizados em treze dimensões, cuja validação se fará presente na continuidade dos estudos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13T20:27:51Z
2013-12-13T20:27:51Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114804
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652141689044992