INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114804 |
Resumo: | Por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa este artigo buscou apresentar a gestão da educação superior a distância em universidades amazônicas a partir da estratégia de identificação dos indicadores essenciais para a gestão do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) nas Universidades Federais da região Norte. Com o método estruturado em três etapas, a partir de dados coletados na literatura, em documentos e nos questionários aplicados às equipes gestoras de programas UAB das nove Universidades, buscou-se, inicialmente o estado da arte sobre gestão estratégica com foco na Educação à Distância, incluindo processos, ferramentas e indicadores dos cursos; e em seguida, a comparação das características da gestão dos cursos oferecidos no programa UAB na região Norte do Brasil, resultando, finalmente, na proposição de um conjunto de indicadores de qualidade para avaliar e melhorar os processos de gestão dos cursos ofertados. Dentre os resultados encontrados, ressaltam-se o panorama geral de oferta de cursos no âmbito do Programa UAB nas Universidades Federais da Amazônia brasileira, o macroprocesso de oferecimento de ensino neste programa e a proposta de uma matriz de indicadores de gestão, categorizados em treze dimensões, cuja validação se fará presente na continuidade dos estudos. |
id |
UFSC_5651b23cde14acb743095a71f3262e08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114804 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRAPor meio de uma abordagem exploratória e qualitativa este artigo buscou apresentar a gestão da educação superior a distância em universidades amazônicas a partir da estratégia de identificação dos indicadores essenciais para a gestão do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) nas Universidades Federais da região Norte. Com o método estruturado em três etapas, a partir de dados coletados na literatura, em documentos e nos questionários aplicados às equipes gestoras de programas UAB das nove Universidades, buscou-se, inicialmente o estado da arte sobre gestão estratégica com foco na Educação à Distância, incluindo processos, ferramentas e indicadores dos cursos; e em seguida, a comparação das características da gestão dos cursos oferecidos no programa UAB na região Norte do Brasil, resultando, finalmente, na proposição de um conjunto de indicadores de qualidade para avaliar e melhorar os processos de gestão dos cursos ofertados. Dentre os resultados encontrados, ressaltam-se o panorama geral de oferta de cursos no âmbito do Programa UAB nas Universidades Federais da Amazônia brasileira, o macroprocesso de oferecimento de ensino neste programa e a proposta de uma matriz de indicadores de gestão, categorizados em treze dimensões, cuja validação se fará presente na continuidade dos estudos.2013-12-13T20:27:51Z2013-12-13T20:27:51Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114804Oliveira, Clésia Maria deGuilherme, Crystiany MariaPedruzzi, Nubiana Lima IrmãoSiena, OsmarBrasil, WalterlinaBraga, Aurineide Alvesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-13T20:27:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114804Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-13T20:27:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA |
title |
INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA |
spellingShingle |
INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA Oliveira, Clésia Maria de |
title_short |
INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA |
title_full |
INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA |
title_fullStr |
INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA |
title_sort |
INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA |
author |
Oliveira, Clésia Maria de |
author_facet |
Oliveira, Clésia Maria de Guilherme, Crystiany Maria Pedruzzi, Nubiana Lima Irmão Siena, Osmar Brasil, Walterlina Braga, Aurineide Alves |
author_role |
author |
author2 |
Guilherme, Crystiany Maria Pedruzzi, Nubiana Lima Irmão Siena, Osmar Brasil, Walterlina Braga, Aurineide Alves |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Clésia Maria de Guilherme, Crystiany Maria Pedruzzi, Nubiana Lima Irmão Siena, Osmar Brasil, Walterlina Braga, Aurineide Alves |
description |
Por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa este artigo buscou apresentar a gestão da educação superior a distância em universidades amazônicas a partir da estratégia de identificação dos indicadores essenciais para a gestão do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) nas Universidades Federais da região Norte. Com o método estruturado em três etapas, a partir de dados coletados na literatura, em documentos e nos questionários aplicados às equipes gestoras de programas UAB das nove Universidades, buscou-se, inicialmente o estado da arte sobre gestão estratégica com foco na Educação à Distância, incluindo processos, ferramentas e indicadores dos cursos; e em seguida, a comparação das características da gestão dos cursos oferecidos no programa UAB na região Norte do Brasil, resultando, finalmente, na proposição de um conjunto de indicadores de qualidade para avaliar e melhorar os processos de gestão dos cursos ofertados. Dentre os resultados encontrados, ressaltam-se o panorama geral de oferta de cursos no âmbito do Programa UAB nas Universidades Federais da Amazônia brasileira, o macroprocesso de oferecimento de ensino neste programa e a proposta de uma matriz de indicadores de gestão, categorizados em treze dimensões, cuja validação se fará presente na continuidade dos estudos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-13T20:27:51Z 2013-12-13T20:27:51Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114804 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652141689044992 |