A formatura dos cursos de graduação como mecanismo de organização e desorganização do espaço público nas universidades federais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Búrigo, Carla Cristina Dutra
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ramos, Cléia Normandina Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/32863
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o projeto de pesquisa As solenidades públicas de colação de grau1 como mecanismo de organização, desenvolvimento e fortalecimento do espaço público: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina em desenvolvimento por meio do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Carla Cristina Dutra Búrigo. O objetivo do estudo é analisar a contribuição das solenidades públicas de colação de grau da Universidade Federal de Santa Catarina em nível de graduação, resgatadas a partir de 2004, com vistas à organização, desenvolvimento e fortalecimento do espaço público na universidade como instituição social, sob a perspectiva dos gestores acadêmicos. As formaturas da Instituição até o fim da década de 80 apresentavam o caráter público e democrático. A partir da década de 90 foram privatizadas e no ano de 2004, foi resgatado seu caráter institucional, público e democrático. A devolução da formatura pública para a comunidade garantiu a participação na solenidade, de todos os formandos em igualdade de condições e sem custos para o estudante. Trata-se da democratização das solenidades de colação de grau dos seus cursos de graduação, na perspectiva de resgatar o seu caráter público, fortalecendo o exercício da cidadania dos seus estudantes e familiares, que foi fortemente abalado a partir da década de 90. Analisar a contribuição das formaturas públicas da UFSC para a construção, desenvolvimento e fortalecimento do espaço público na Universidade, é o foco principal da referida pesquisa.
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