Marketing de relacionamento: o caso da Empresa Nacional de Administração dos Portos (ENAPOR, S.A) da ilha de São Vicente em Cabo Verde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131483 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
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Marketing de relacionamento: o caso da Empresa Nacional de Administração dos Portos (ENAPOR, S.A) da ilha de São Vicente em Cabo VerdeMarketing de relacionamentoClientesENAPOR S.ARepublica de Cabo VerdeTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O objetivo principal deste trabalho é confrontar os preceitos inerentes a tipologia de Marketing de Relacionamento descrita por Regis Mckenna (10 P's) com os critérios utilizados na gestão de marketing de relacionamento da ENAPOR S.A. da Ilha de São Vicente - Cabo Verde, com base em dados do período que vai do 20semestre de 2006 até o 1° semestre de 2008. 0 método utilizado nessa pesquisa é o estudo de caso, caracterizado por um estudo descritivo. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada realizada com uma técnica, um diretor e uma escrituraria da referida organização. A abordagem central da pesquisa foi qualitativa, pelo fato de buscar identificar as estratégias e formas de gestão de marketing de relacionamento usadas na ENAPOR S.A.. Durante as entrevistas, fez-se, primeiramente, um levantamento do histórico e de outras informações relevantes da empresa, visando alicerçar a análise. Esta técnica permitiu uma descrição adequada do caso, através de um estudo qualitativo. Posteriormente, foi apresentando o organograma e o funcionamento da ENAPOR, bem como destacados os pensamentos teóricos de marketing para serem confrontados com as atividades de marketing de relacionamento utilizados pela referida empresa. Na seqüência foram feitas análises deste confronto e a proposição de melhorias. Frente As analises efetuadas, foi possível verificar uma grande atuação da empresa numa vertente do marketing que eles acreditam estar bem no inicio. Por esta razão, contatou-se a necessidade de se aprofundar o conhecimento no marketing do relacionamento e aperfeiçoa-los As atividades que já estão sendo desenvolvidas, bem como adotar outras ações estratégicas que fortifiquem o relacionamento entre os agentes envolvidos com a ENAPOR S. A..Florianópolis, SCRocha, Rudimar Antunes daUniversidade Federal de Santa Catarina.Conceição, Ivanilda Isidora Vieira da2015-04-02T17:01:51Z2015-04-02T17:01:51Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis96 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131483porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-02T17:01:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131483Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-02T17:01:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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