Aventura compatilhada: análise da interação entre a atividade de iniciação científica e o processo de comunicação científica do professor orientador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Airton
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185520
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2017.
id UFSC_56a2f89518593deb0f7481b938d67c2b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185520
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aventura compatilhada: análise da interação entre a atividade de iniciação científica e o processo de comunicação científica do professor orientadorCiência da informaçãoProdução científicaBibliometriaPesquisadoresTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2017.O foco desta pesquisa é o professor pesquisador e o processo de colaboração científica. Considera que existe a possibilidade de tratar do tema da produção científica ? como parte da estrutura do processo de comunicação científica ? de forma associada à atividade de orientação de iniciação científica. O objetivo principal foi analisar a interação existente entre o processo de formação de pesquisadores, a partir da atividade de iniciação científica, com o processo de comunicação científica do professor orientador, por intermédio das publicações em coautoria. O pressuposto adotado foi o de que o professor orientador se dedica a atividade de iniciação científica como uma espécie de ?investimento? em capital científico para, dessa forma, manter ou aumentar sua posição dentro de seu campo de atuação. Entende que os resultados oriundos dessa prática consistem em: a) egressos doutores; b) produção científica em coautoria entre os professores orientadores e seus respectivos egressos; além de c) reconhecimento e prestígio ao professor orientador. O corpus de pesquisa foi selecionado entre 80 professores de iniciação científica ? sendo 10 de cada grande área do conhecimento - da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) referente ao período de 1990 a 2012. A perspectiva metodológica seguida baseou-se nos pressupostos da Sociologia Ciência articulada à metodologia bibliométrica, notadamente o método Informétrico. O principal resultado alcançado foi a identificação dos indicadores ?Doutores?, ?Orientação?, ?Artigos? e ?Anais?, os quais possibilitam averiguar a intensidade da interação entre a atividade formativa de iniciação científica com o processo de comunicação científica do professor orientador, de acordo com a área do conhecimento. A pesquisa conclui que a interação existente entre a atividade de iniciação e o processo de comunicação científica do professor orientador foi uma realidade para uma parcela significativa desses dois atores fundamentais no processo de fazer científico: o professor orientador e o egresso da iniciação científica. Ressalta, ainda, os ganhos institucional e social advindos desse processo, inferindo que se trata de uma relação em que não há perdedores, mas somente ganhadores, na medida em que todos os envolvidos são beneficiados.Abstract : The focus of this research is the university professor research and the process of scientific collaboration. It considers that there is the possibility of dealing with the topic of scientific production - as part of the structure of the scientific communication process - in a way associated with the activity of orientation of scientific initiation. The main objective was to analyze the interaction between the process of training of researchers, from the activity of scientific initiation, with the process of scientific communication of the tutor, through the publications in co-authorship. The assumption adopted was that the university advisory teacher dedicates himself to the activity of scientific initiation as a sort of 'investment' in scientific capital, in order to maintain or increase his position within his field of activity. It understands that the results of this practice consist of: a) graduates doctors; B) scientific production in co-authoring between the guiding teachers and their respective graduates; In addition to c) recognition and prestige to the tutor. The corpus of research was selected from 80 university scientific initiation teachers - 10 from each major area of knowledge - from the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) for the period 1990 to 2012. The methodological perspective followed was based on the assumptions of Sociology Science articulated to bibliometric methodology, notably the Informetric method. The main result was the identification of the indicators ?Doctors?, ?Advisor?, ?Articles? and ?Annals?, which make it possible to ascertain the intensity of the interaction between the formative activity of scientific initiation and the scientific communication process of the guiding teacher, according to the area of knowledge. The research concludes that the interaction between university initiation activity and the process of scientific communication of the advisor teacher was a reality for a significant part of these two fundamental actors in the process of making scientific: the university advisor teacher and the egress of scientific initiation. It also emphasizes the institutional and social gains derived from this process, inferring that it is a relationship in which there are no losers, but only winners, in the measure that all involved are benefited.Pinto, Adilson LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Airton2018-04-13T19:32:26Z2018-04-13T19:32:26Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis355 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf351557https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185520porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-13T19:32:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185520Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-13T19:32:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aventura compatilhada: análise da interação entre a atividade de iniciação científica e o processo de comunicação científica do professor orientador
title Aventura compatilhada: análise da interação entre a atividade de iniciação científica e o processo de comunicação científica do professor orientador
spellingShingle Aventura compatilhada: análise da interação entre a atividade de iniciação científica e o processo de comunicação científica do professor orientador
Costa, Airton
Ciência da informação
Produção científica
Bibliometria
Pesquisadores
title_short Aventura compatilhada: análise da interação entre a atividade de iniciação científica e o processo de comunicação científica do professor orientador
title_full Aventura compatilhada: análise da interação entre a atividade de iniciação científica e o processo de comunicação científica do professor orientador
title_fullStr Aventura compatilhada: análise da interação entre a atividade de iniciação científica e o processo de comunicação científica do professor orientador
title_full_unstemmed Aventura compatilhada: análise da interação entre a atividade de iniciação científica e o processo de comunicação científica do professor orientador
title_sort Aventura compatilhada: análise da interação entre a atividade de iniciação científica e o processo de comunicação científica do professor orientador
author Costa, Airton
author_facet Costa, Airton
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Adilson Luiz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Airton
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da informação
Produção científica
Bibliometria
Pesquisadores
topic Ciência da informação
Produção científica
Bibliometria
Pesquisadores
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-13T19:32:26Z
2018-04-13T19:32:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 351557
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185520
identifier_str_mv 351557
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 355 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652140946653184