Aventura compatilhada: análise da interação entre a atividade de iniciação científica e o processo de comunicação científica do professor orientador
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185520 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2017. |
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Aventura compatilhada: análise da interação entre a atividade de iniciação científica e o processo de comunicação científica do professor orientadorCiência da informaçãoProdução científicaBibliometriaPesquisadoresTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2017.O foco desta pesquisa é o professor pesquisador e o processo de colaboração científica. Considera que existe a possibilidade de tratar do tema da produção científica ? como parte da estrutura do processo de comunicação científica ? de forma associada à atividade de orientação de iniciação científica. O objetivo principal foi analisar a interação existente entre o processo de formação de pesquisadores, a partir da atividade de iniciação científica, com o processo de comunicação científica do professor orientador, por intermédio das publicações em coautoria. O pressuposto adotado foi o de que o professor orientador se dedica a atividade de iniciação científica como uma espécie de ?investimento? em capital científico para, dessa forma, manter ou aumentar sua posição dentro de seu campo de atuação. Entende que os resultados oriundos dessa prática consistem em: a) egressos doutores; b) produção científica em coautoria entre os professores orientadores e seus respectivos egressos; além de c) reconhecimento e prestígio ao professor orientador. O corpus de pesquisa foi selecionado entre 80 professores de iniciação científica ? sendo 10 de cada grande área do conhecimento - da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) referente ao período de 1990 a 2012. A perspectiva metodológica seguida baseou-se nos pressupostos da Sociologia Ciência articulada à metodologia bibliométrica, notadamente o método Informétrico. O principal resultado alcançado foi a identificação dos indicadores ?Doutores?, ?Orientação?, ?Artigos? e ?Anais?, os quais possibilitam averiguar a intensidade da interação entre a atividade formativa de iniciação científica com o processo de comunicação científica do professor orientador, de acordo com a área do conhecimento. A pesquisa conclui que a interação existente entre a atividade de iniciação e o processo de comunicação científica do professor orientador foi uma realidade para uma parcela significativa desses dois atores fundamentais no processo de fazer científico: o professor orientador e o egresso da iniciação científica. Ressalta, ainda, os ganhos institucional e social advindos desse processo, inferindo que se trata de uma relação em que não há perdedores, mas somente ganhadores, na medida em que todos os envolvidos são beneficiados.Abstract : The focus of this research is the university professor research and the process of scientific collaboration. It considers that there is the possibility of dealing with the topic of scientific production - as part of the structure of the scientific communication process - in a way associated with the activity of orientation of scientific initiation. The main objective was to analyze the interaction between the process of training of researchers, from the activity of scientific initiation, with the process of scientific communication of the tutor, through the publications in co-authorship. The assumption adopted was that the university advisory teacher dedicates himself to the activity of scientific initiation as a sort of 'investment' in scientific capital, in order to maintain or increase his position within his field of activity. It understands that the results of this practice consist of: a) graduates doctors; B) scientific production in co-authoring between the guiding teachers and their respective graduates; In addition to c) recognition and prestige to the tutor. The corpus of research was selected from 80 university scientific initiation teachers - 10 from each major area of knowledge - from the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) for the period 1990 to 2012. The methodological perspective followed was based on the assumptions of Sociology Science articulated to bibliometric methodology, notably the Informetric method. The main result was the identification of the indicators ?Doctors?, ?Advisor?, ?Articles? and ?Annals?, which make it possible to ascertain the intensity of the interaction between the formative activity of scientific initiation and the scientific communication process of the guiding teacher, according to the area of knowledge. The research concludes that the interaction between university initiation activity and the process of scientific communication of the advisor teacher was a reality for a significant part of these two fundamental actors in the process of making scientific: the university advisor teacher and the egress of scientific initiation. It also emphasizes the institutional and social gains derived from this process, inferring that it is a relationship in which there are no losers, but only winners, in the measure that all involved are benefited.Pinto, Adilson LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Airton2018-04-13T19:32:26Z2018-04-13T19:32:26Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis355 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf351557https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185520porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-13T19:32:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185520Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-13T19:32:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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