Determinação de volumes médios diários anuais para a malha rodoviária federal brasileira por meio de ajuste de matriz origem-destino com base em dados do PNCT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlanetto, Paulo Henrique Junkes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228584
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaFurlanetto, Paulo Henrique JunkesCoelho, Alexandre Hering2021-10-01T18:57:28Z2021-10-01T18:57:28Z2021-09-24https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228584TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.O conhecimento sobre a demanda em uma rede de transporte é essencial para a avaliação do seu desempenho. Dados de demanda são obtidos por meio da realização de contagens volumétricas e de pesquisas OD. As contagens são realizadas normalmente dentro de programas de caráter contínuo. Já as pesquisas OD são tradicionalmente feitas de forma esporádica por meio de entrevistas na via, no contexto de análise regional. O procedimento de ajuste de matriz OD possibilita a sua atualização, com base em dados de contagens mais recentes. Este trabalho visa determinar o VMDa na malha rodoviária federal brasileira para o ano de 2018, utilizando a matriz OD e dados históricos de contagem volumétrica disponibilizados pelo DNIT no PNCT e o \textit{software} VISUM para o procedimento de ajuste de matriz. Para apoiar a estruturação e processamento dos dados, foram utilizados recursos de geoprocessamento, banco de dados e programação de computadores.The knowledge about the demand in a transport network is essential to mesure its performance. Demand data are obtained through traffic counts and OD survey. Traffic counts are usually performed within continuous count programs. OD surveys are traddicionally performed in a sporadic way by road interviews, on a regional analysis context. The OD matrix adjustment process enables its update, based on recent count data. This work aims to determine AADT in Brazilian federal highway network for 2018 year, based on a OD matrix and historical traffic count data provided by DNIT through the PNCT and using the VISUM software to OD matrix procedure. To support data structuring and processing, geoprocessing, computer programming and database resources were used.189 f.Florianópolis, SCEngenharia de tráfegoVolumes de tráfegoAjuste de matriz ODPNCTVISUMDeterminação de volumes médios diários anuais para a malha rodoviária federal brasileira por meio de ajuste de matriz origem-destino com base em dados do PNCTinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/228584/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC_FURLANETTO_2021.pdfTCC_FURLANETTO_2021.pdfTCCapplication/pdf5984183https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/228584/1/TCC_FURLANETTO_2021.pdfc09bbf62fb71dd350fc2dd74170548d5MD51123456789/2285842021-10-01 15:57:28.978oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-01T18:57:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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