Uma avaliação das interações de alunos em atividades colaborativas apoiadas em técnicas de mineração para identificação de parâmetros para análise de desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Thereza Patrícia Pereira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102885
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
id UFSC_56e094d01b12e7bef6ae0501337b4c0c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102885
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma avaliação das interações de alunos em atividades colaborativas apoiadas em técnicas de mineração para identificação de parâmetros para análise de desempenhoCiência da computaçãoEnsino a distanciaAprendizagemMineração de dados (Computação)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.A facilidade de comunicação introduzida pelo avanço das redes de comunicação tem viabilizado o desenvolvimento de vários ambientes de aprendizado colaborativo para a Educação a Distância via Internet. Esse avanço tem possibilitado a interação síncrona e assíncrona entre os participantes (aluno-aluno ou aluno-professor), independentemente de tempo e local. Um importante tópico de pesquisa relacionado com os ambientes de aprendizado colaborativo diz respeito à análise das interações dos alunos na execução das atividades. Muitas interações de alunos no aprendizado colaborativo podem ser capturadas e armazenadas num banco de dados para análises futuras. Entretanto, a extração de informações úteis nesse banco é quase impossível sem o uso de técnicas de mineração. Este trabalho propõe um modelo de análise das interações dos alunos que integra técnicas de mineração de textos e de dados para identificar o desempenho de colaboração. Dentre as interações analisadas, existem índices quantitativos, que fornecem um aspecto numérico das interações realizadas e índices qualitativos, que representam aspectos cognitivos e sociais das interações. A técnica de mineração de textos atua como uma forma alternativa para categorizar as intenções dos alunos em interações textuais de acordo com a taxonomia de Soller. A técnica de mineração de dados, por sua vez, encontra padrões de classificação para a construção de relatórios de desempenho em três níveis de detalhamento: inter-grupos, grupos e alunos. O modelo proposto foi incorporado ao ambiente de aprendizado colaborativo RESOLVE que dispõe das ferramentas de comunicação chat, editor de texto, votação e agenda para a resolução de problemas. A arquitetura, os aspectos da implementação e as interfaces desse ambiente são apresentados. Experimentos, com dez grupos de três pessoas cada, foram realizados para verificar a viabilidade do modelo, que se mostrou eficiente para auxiliar o professor no acompanhamento das atividades desempenhadas pelos alunos.Florianópolis, SCAlves, Joao Bosco da MottaUniversidade Federal de Santa CatarinaPadilha, Thereza Patrícia Pereira2013-07-16T02:12:03Z2013-07-16T02:12:03Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxv, 185 f.| il., tabs.application/pdf221659http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102885porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T19:52:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102885Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T19:52:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma avaliação das interações de alunos em atividades colaborativas apoiadas em técnicas de mineração para identificação de parâmetros para análise de desempenho
title Uma avaliação das interações de alunos em atividades colaborativas apoiadas em técnicas de mineração para identificação de parâmetros para análise de desempenho
spellingShingle Uma avaliação das interações de alunos em atividades colaborativas apoiadas em técnicas de mineração para identificação de parâmetros para análise de desempenho
Padilha, Thereza Patrícia Pereira
Ciência da computação
Ensino a distancia
Aprendizagem
Mineração de dados (Computação)
title_short Uma avaliação das interações de alunos em atividades colaborativas apoiadas em técnicas de mineração para identificação de parâmetros para análise de desempenho
title_full Uma avaliação das interações de alunos em atividades colaborativas apoiadas em técnicas de mineração para identificação de parâmetros para análise de desempenho
title_fullStr Uma avaliação das interações de alunos em atividades colaborativas apoiadas em técnicas de mineração para identificação de parâmetros para análise de desempenho
title_full_unstemmed Uma avaliação das interações de alunos em atividades colaborativas apoiadas em técnicas de mineração para identificação de parâmetros para análise de desempenho
title_sort Uma avaliação das interações de alunos em atividades colaborativas apoiadas em técnicas de mineração para identificação de parâmetros para análise de desempenho
author Padilha, Thereza Patrícia Pereira
author_facet Padilha, Thereza Patrícia Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Joao Bosco da Motta
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilha, Thereza Patrícia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da computação
Ensino a distancia
Aprendizagem
Mineração de dados (Computação)
topic Ciência da computação
Ensino a distancia
Aprendizagem
Mineração de dados (Computação)
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T02:12:03Z
2013-07-16T02:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 221659
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102885
identifier_str_mv 221659
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xv, 185 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652076298797056