Uma avaliação das interações de alunos em atividades colaborativas apoiadas em técnicas de mineração para identificação de parâmetros para análise de desempenho
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102885 |
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Uma avaliação das interações de alunos em atividades colaborativas apoiadas em técnicas de mineração para identificação de parâmetros para análise de desempenhoCiência da computaçãoEnsino a distanciaAprendizagemMineração de dados (Computação)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.A facilidade de comunicação introduzida pelo avanço das redes de comunicação tem viabilizado o desenvolvimento de vários ambientes de aprendizado colaborativo para a Educação a Distância via Internet. Esse avanço tem possibilitado a interação síncrona e assíncrona entre os participantes (aluno-aluno ou aluno-professor), independentemente de tempo e local. Um importante tópico de pesquisa relacionado com os ambientes de aprendizado colaborativo diz respeito à análise das interações dos alunos na execução das atividades. Muitas interações de alunos no aprendizado colaborativo podem ser capturadas e armazenadas num banco de dados para análises futuras. Entretanto, a extração de informações úteis nesse banco é quase impossível sem o uso de técnicas de mineração. Este trabalho propõe um modelo de análise das interações dos alunos que integra técnicas de mineração de textos e de dados para identificar o desempenho de colaboração. Dentre as interações analisadas, existem índices quantitativos, que fornecem um aspecto numérico das interações realizadas e índices qualitativos, que representam aspectos cognitivos e sociais das interações. A técnica de mineração de textos atua como uma forma alternativa para categorizar as intenções dos alunos em interações textuais de acordo com a taxonomia de Soller. A técnica de mineração de dados, por sua vez, encontra padrões de classificação para a construção de relatórios de desempenho em três níveis de detalhamento: inter-grupos, grupos e alunos. O modelo proposto foi incorporado ao ambiente de aprendizado colaborativo RESOLVE que dispõe das ferramentas de comunicação chat, editor de texto, votação e agenda para a resolução de problemas. A arquitetura, os aspectos da implementação e as interfaces desse ambiente são apresentados. Experimentos, com dez grupos de três pessoas cada, foram realizados para verificar a viabilidade do modelo, que se mostrou eficiente para auxiliar o professor no acompanhamento das atividades desempenhadas pelos alunos.Florianópolis, SCAlves, Joao Bosco da MottaUniversidade Federal de Santa CatarinaPadilha, Thereza Patrícia Pereira2013-07-16T02:12:03Z2013-07-16T02:12:03Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxv, 185 f.| il., tabs.application/pdf221659http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102885porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T19:52:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102885Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T19:52:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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