O ensino de ciências e a agroecologia no plano de estudos das escolas itinerantes do movimento dos trabalhadores rurais sem terra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Pedro Coloma
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205510
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
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spelling O ensino de ciências e a agroecologia no plano de estudos das escolas itinerantes do movimento dos trabalhadores rurais sem terraEducaçãoEcologia agrícolaCiênciaPlanos de aulaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.A pesquisa tem como objeto a relação entre o ensino de Ciências e a Agroecologia no Plano de Estudos das Escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Paraná. O Plano de Estudos é o documento orientador do trabalho pedagógico das Escolas Itinerantes e sua construção foi inspirada nos complexos de estudo da Pedagogia Socialista Soviética, nos primeiros anos da revolução, e na proposta e experiência educacional do MST. A pergunta orientadora da pesquisa foi: qual o lugar da agroecologia no ensino de ciências no referido Plano de Estudos? Para esta dissertação utilizamos de pesquisa bibliográfica e documental. As principais temáticas e autores estudados foram: na relação trabalho educação e na Pedagogia Socialista: Marx, Engels, Mancorda, Pistrak, Shulgin, Krupskaya e Mikelson; na agroecologia Altieri , Sevila Gusmán, Guhur & Toná: acerca da educação no MST Freitas, Caldart, Dalmagro, Bahniuk, Sapelli, e no ensino de ciências na educação do campo: Gaia e Martins. Na pesquisa documental nos debruçamos sobre o Plano de Estudos das Escolas Itinerantes do Paraná (2013), particularmente na disciplina de ciências, investigando o lugar da agroecologia e sua relação com os conhecimentos, o trabalho, atualidade e auto-organização. Foi analisada a presença da Agreocologia no Plano de Estudos e sua relação com a disciplina de ciências e com as justificativas dos complexos de estudos propostos pelos Plano. A Agroecologia, enquanto questão da realidade, possui uma importante presença na disciplina de ciências, articulando diferentes conteúdos desta. Porém, tem pouca presença de modo mais direto nas demais disciplinas. Identificamos ainda um grande potencial da agroecologia em articular o trabalho, ensino e auto-organização nas Escolas Itinerantes, como sugere o Plano de Estudos.Abstract : The research has as object the relationship between science teaching and Agroecology in the Study Plan of the Itinerant Schools of the Landless Rural Workers Movement (MST) in Paraná. The Study Plan is the guiding document of the pedagogical work of the Itinerant Schools and its construction was inspired by the study complexes of Soviet Socialist Pedagogy in the early years of the revolution and the proposal and educational experience of the MST. The guiding question of the research was: what is the place of agroecology in the teaching of science in the aforementioned Study Plan? For this dissertation we use bibliographical and documentary research. The main themes and authors studied were: in relation to work education and Socialist Pedagogy: Marx, Engels, Mancorda, Pistrak, Shulgin, Krupskaya and Mikelson; in agroecology Altieri, Sevila Gusmán, Guhur & Toná: about education in MST Freitas, Caldart, Dalmagro, Bahniuk, Sapelli, and in science education in rural education: Gaia and Martins. In documentary research we focus on the Study Plan of the Itinerant Schools of Paraná (2013), particularly in the discipline of sciences, investigating the place of agroecology and its relation with knowledge, work, actuality and self-organization. The presence of the Agreocology in the Study Plan and its relation with the discipline of sciences and with the justifications of the complexes of studies proposed by the Plan were analyzed. Agroecology, as a matter of reality, has an important presence in the discipline of science, articulating different contents of this. However, it has less direct presence in other disciplines. We also identified a great potential of agroecology in articulating work, teaching and self-organization in the Itinerant Schools, as suggested by the Study Plan.Dalmagro, Sandra LucianaVendramini, Célia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaMedeiros, Pedro Coloma2020-03-31T13:46:16Z2020-03-31T13:46:16Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis183 p.| il.application/pdf360717https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205510porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:46:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205510Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:46:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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