Nível de estresse percebido em acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raulino, Maria Eduarda Ferreira Goulart
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202156
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.
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spelling Nível de estresse percebido em acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Santa CatarinaEstresseEstudantes de EnfermagemEnsino SuperiorEducação em EnfermagemTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.Estresse é um estímulo advindo do ambiente externo ou interno, de tal modo que exceda as formas de adaptação deste indivíduo ou grupo. Ao entrar na Graduação, os estudantes de Enfermagem experienciam situações acadêmicas e sociais distintas, que gradualmente podem gerar estresse. Somado a isso, há a responsabilização sobre o cuidado de outro indivíduo, a atuação como líder de equipe, a resolução de conflitos em diferentes âmbitos, entre outros, que ao interpretar e vivenciar de formas negativa, pode interferir no desempenho acadêmico. Assim, o presente estudo teve como objetivo identificar o nível de estresse percebido em acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Tratase de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa, do tipo corte transversal, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina. O instrumento utilizado foi a Perceived Stress Scale (PSS-10), traduzido e validado para o português como Escala de Percepção de Estresse-10. Calculou-se o valor de estresse percebido, média e desvio padrão dos estudantes. O estudo foi aprovado em Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Os resultados são apresentados em três eixos: 1) Análise e elaboração dos domínios projetados nos sentimentos e pensamentos a partir das questões do instrumento PSS-10; 2) Nível de percepção de estresse dos estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem; e 3) Escore de percepção de estresse comparada por fase/semestre do Curso. Participaram do estudo 196 (96%) estudantes de enfermagem. A aplicação do PSS-10 no conjunto das fases (um indicador para todos os estudantes do Curso) resultou nas médias mínimas e máximas de 1,6 (DP=0,9) e 3,3 (DP=1,0) respectivamente. Ainda, no cálculo da média geral de estresse percebido, obteve-se a média de 25,4 (DP=6,2). Os estudantes de enfermagem possuem nível médio de estresse percebido, corroborando com achados nacionais e internacionais sobre o tema, com oscilações importantes conforme o período/fase da Graduação. Nos domínios positivos, a maior média foi no domínio P4-Equilíbrio, expressando que os estudantes se sentem confiantes para controlar aspectos importantes da sua vida. Nos domínios negativos, P7-Impaciência e P8- Ansiedade foram os mais frequentes - e refletem sentimentos de incapacidade para conseguir realizar as atividades pedagógicas propostas, bem como, de sobrecarga física e mental. Diferente da literatura que aponta maior nível de estresse no final da Graduação, evidenciouse que os alunos da segunda fase (início do curso) obtiveram o maior nível de estresse percebido; já os alunos da nona fase (final do curso) apresentaram os menores índices de estresse percebido. O estresse, sendo fenômeno complexo, multifacetado e multifatorial, é influenciado por diversos aspectos que podem ampliar ou reduzir o seu linear. Nesse aspecto, é um indicador importante de saúde mental entre os acadêmicos do curso, mas que precisa ser avaliado e contextualizado com outros indicadores de modo a ter significado e representatividade. A academia deve estar sensibilizada para a saúde mental dos estudantes, de modo a apoiar a atividade pedagógica, com abertura ao diálogo, principalmente quando adversidades geram angústias aos estudantes e ao corpo docente. Assim como a enfermagem visualiza o ser humano integralmente em seu processo de viver, cabe à academia visualizar o estudante na sua complexidade, com vistas a manter boa saúde mental no ambiente de ensino.Stress is a stimulus coming from the external or internal environment, such that it exceeds the forms of adaptation of this individual or group. Upon entering undergraduate nursing students experience distinct academic and social situations, which can gradually create stress. In addition, there is accountability about the care of another individual, acting as a team leader, conflict resolution in different areas, among others, which, when interpreting and experiencing in negative ways, can interfere with academic performance. Thus, the present study aimed to identify the level of stress perceived by nursing students at the Federal University of Santa Catarina. This is a descriptive, quantitative cross-sectional study conducted at the Federal University of Santa Catarina. The instrument used was the Perceived Stress Scale (PSS-10), translated and validated to Portuguese. The perceived stress value, mean and standard deviation of the students were calculated. The study was approved by the Human Research Ethics Committee. The results are presented in three axes: 1) Analysis and elaboration of the domains projected in the feelings and thoughts from the questions of the PSS-10 instrument; 2) Level of stress perception of undergraduate nursing students; and 3) Stress perception score compared by phase / semester of the course.196 (96%) nursing students participated in the study. The application of PSS-10 in all phases (an indicator for all students of the Course) resulted in the minimum and maximum averages of 1.6 (SD = 0.9) and 3.3 (SD = 1.0) respectively. Still, in the calculation of the general average of perceived stress, an average of 25.4 (SD = 6.2) was obtained. Nursing students have a medium level of perceived stress, corroborating national and international findings on the subject, with important oscillations according to the undergraduate period / phase. In the positive domains, the highest average was in the P4-Balance domain, expressing that students feel confident to control important aspects of their lives. In the negative domains, P7-Impatience and P8- Anxiety were the most frequent - and reflect feelings of inability to perform the proposed pedagogical activities, as well as physical and mental overload.Different from the literature that indicates higher stress level at the end of undergraduate, it was evidenced that students of the second phase (beginning of the course) had the highest level of perceived stress; On the other hand, students in the ninth phase (end of the course) presented the lowest rates of perceived stress. Stress, being a complex, multifaceted and multifactorial phenomenon, is influenced by several aspects that can enlarge or reduce its linear. In this aspect, it is an important indicator of mental health among the students of the course, but it needs to be evaluated and contextualized with other indicators in order to have meaning and representativeness. The academy should be sensitized to the mental health of students, in order to support the pedagogical activity, with openness to dialogue, especially when adversities generate anguish for students and faculty. Just as nursing views the human being fully in their living process, it is up to the academy to visualize the student in its complexity, with a view to maintaining good mental health in the teaching environment.Florianópolis, SCLino, Monica MottaSanes, Marina da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaRaulino, Maria Eduarda Ferreira Goulart2019-12-04T16:43:58Z2019-12-04T16:43:58Z2019-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202156info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-04T16:43:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202156Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-04T16:43:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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