BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC®
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221965 |
Resumo: | Este artigo apresenta o projeto de conclusão de curso de um assento pré-escolar adaptável para crianças de 3 a 6 anos de idade com paralisia cerebral. Através da metodologia de Munari (2002) consegue-se determinar todas as etapas projetuais como: definição do problema, coleta de dados e respectiva análise, geração de alternativas, detalhamento de materiais e processos fabris, modelo volumétrico para experimentação e adequações ergonômicas, desenho técnico entre outros. Na pesquisa de campo observou-se o comportamento das crianças dentro da rotina da pré-escola e com isso foram detectados alguns problemas que poderiam ser resolvidos através de um produto específico para crianças com dificuldades motoras. Traçando um paralelo entre lazer (ênfase do curso), Educação Infantil e inclusão chegou-se à proposta de um assento que pudesse ser adaptado a vários tipos de cadeiras e bancos normalmente utilizados pelas crianças na pré-escola, buscando-se assim promover uma melhor inclusão de crianças deficientes através de um produto seguro, confortável e atraente para o público infantil aliado à sustentabilidade através do uso de material de origem renovável. |
id |
UFSC_5791c5b5b19f55648fe846da23453f5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221965 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC®AcessibilidadeDesignEducação InfantilEste artigo apresenta o projeto de conclusão de curso de um assento pré-escolar adaptável para crianças de 3 a 6 anos de idade com paralisia cerebral. Através da metodologia de Munari (2002) consegue-se determinar todas as etapas projetuais como: definição do problema, coleta de dados e respectiva análise, geração de alternativas, detalhamento de materiais e processos fabris, modelo volumétrico para experimentação e adequações ergonômicas, desenho técnico entre outros. Na pesquisa de campo observou-se o comportamento das crianças dentro da rotina da pré-escola e com isso foram detectados alguns problemas que poderiam ser resolvidos através de um produto específico para crianças com dificuldades motoras. Traçando um paralelo entre lazer (ênfase do curso), Educação Infantil e inclusão chegou-se à proposta de um assento que pudesse ser adaptado a vários tipos de cadeiras e bancos normalmente utilizados pelas crianças na pré-escola, buscando-se assim promover uma melhor inclusão de crianças deficientes através de um produto seguro, confortável e atraente para o público infantil aliado à sustentabilidade através do uso de material de origem renovável.UFSC/VIRTUHAB2021-04-12T15:59:31Z2021-04-12T15:59:31Z2009-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221965MARTINS, Jamile Fagundesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-12T15:59:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221965Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-12T15:59:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC® |
title |
BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC® |
spellingShingle |
BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC® MARTINS, Jamile Fagundes Acessibilidade Design Educação Infantil |
title_short |
BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC® |
title_full |
BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC® |
title_fullStr |
BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC® |
title_full_unstemmed |
BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC® |
title_sort |
BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC® |
author |
MARTINS, Jamile Fagundes |
author_facet |
MARTINS, Jamile Fagundes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTINS, Jamile Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade Design Educação Infantil |
topic |
Acessibilidade Design Educação Infantil |
description |
Este artigo apresenta o projeto de conclusão de curso de um assento pré-escolar adaptável para crianças de 3 a 6 anos de idade com paralisia cerebral. Através da metodologia de Munari (2002) consegue-se determinar todas as etapas projetuais como: definição do problema, coleta de dados e respectiva análise, geração de alternativas, detalhamento de materiais e processos fabris, modelo volumétrico para experimentação e adequações ergonômicas, desenho técnico entre outros. Na pesquisa de campo observou-se o comportamento das crianças dentro da rotina da pré-escola e com isso foram detectados alguns problemas que poderiam ser resolvidos através de um produto específico para crianças com dificuldades motoras. Traçando um paralelo entre lazer (ênfase do curso), Educação Infantil e inclusão chegou-se à proposta de um assento que pudesse ser adaptado a vários tipos de cadeiras e bancos normalmente utilizados pelas crianças na pré-escola, buscando-se assim promover uma melhor inclusão de crianças deficientes através de um produto seguro, confortável e atraente para o público infantil aliado à sustentabilidade através do uso de material de origem renovável. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-15 2021-04-12T15:59:31Z 2021-04-12T15:59:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2596-237X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221965 |
identifier_str_mv |
2596-237X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSC/VIRTUHAB |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSC/VIRTUHAB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652203465900032 |