BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC®

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Jamile Fagundes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221965
Resumo: Este artigo apresenta o projeto de conclusão de curso de um assento pré-escolar adaptável para crianças de 3 a 6 anos de idade com paralisia cerebral. Através da metodologia de Munari (2002) consegue-se determinar todas as etapas projetuais como: definição do problema, coleta de dados e respectiva análise, geração de alternativas, detalhamento de materiais e processos fabris, modelo volumétrico para experimentação e adequações ergonômicas, desenho técnico entre outros. Na pesquisa de campo observou-se o comportamento das crianças dentro da rotina da pré-escola e com isso foram detectados alguns problemas que poderiam ser resolvidos através de um produto específico para crianças com dificuldades motoras. Traçando um paralelo entre lazer (ênfase do curso), Educação Infantil e inclusão chegou-se à proposta de um assento que pudesse ser adaptado a vários tipos de cadeiras e bancos normalmente utilizados pelas crianças na pré-escola, buscando-se assim promover uma melhor inclusão de crianças deficientes através de um produto seguro, confortável e atraente para o público infantil aliado à sustentabilidade através do uso de material de origem renovável.
id UFSC_5791c5b5b19f55648fe846da23453f5a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221965
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC®AcessibilidadeDesignEducação InfantilEste artigo apresenta o projeto de conclusão de curso de um assento pré-escolar adaptável para crianças de 3 a 6 anos de idade com paralisia cerebral. Através da metodologia de Munari (2002) consegue-se determinar todas as etapas projetuais como: definição do problema, coleta de dados e respectiva análise, geração de alternativas, detalhamento de materiais e processos fabris, modelo volumétrico para experimentação e adequações ergonômicas, desenho técnico entre outros. Na pesquisa de campo observou-se o comportamento das crianças dentro da rotina da pré-escola e com isso foram detectados alguns problemas que poderiam ser resolvidos através de um produto específico para crianças com dificuldades motoras. Traçando um paralelo entre lazer (ênfase do curso), Educação Infantil e inclusão chegou-se à proposta de um assento que pudesse ser adaptado a vários tipos de cadeiras e bancos normalmente utilizados pelas crianças na pré-escola, buscando-se assim promover uma melhor inclusão de crianças deficientes através de um produto seguro, confortável e atraente para o público infantil aliado à sustentabilidade através do uso de material de origem renovável.UFSC/VIRTUHAB2021-04-12T15:59:31Z2021-04-12T15:59:31Z2009-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221965MARTINS, Jamile Fagundesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-12T15:59:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221965Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-12T15:59:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC®
title BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC®
spellingShingle BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC®
MARTINS, Jamile Fagundes
Acessibilidade
Design
Educação Infantil
title_short BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC®
title_full BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC®
title_fullStr BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC®
title_full_unstemmed BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC®
title_sort BELLE: ASSENTO ADAPTÁVEL DESTINADO A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL FABRICADO EM UTEC®
author MARTINS, Jamile Fagundes
author_facet MARTINS, Jamile Fagundes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Jamile Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Design
Educação Infantil
topic Acessibilidade
Design
Educação Infantil
description Este artigo apresenta o projeto de conclusão de curso de um assento pré-escolar adaptável para crianças de 3 a 6 anos de idade com paralisia cerebral. Através da metodologia de Munari (2002) consegue-se determinar todas as etapas projetuais como: definição do problema, coleta de dados e respectiva análise, geração de alternativas, detalhamento de materiais e processos fabris, modelo volumétrico para experimentação e adequações ergonômicas, desenho técnico entre outros. Na pesquisa de campo observou-se o comportamento das crianças dentro da rotina da pré-escola e com isso foram detectados alguns problemas que poderiam ser resolvidos através de um produto específico para crianças com dificuldades motoras. Traçando um paralelo entre lazer (ênfase do curso), Educação Infantil e inclusão chegou-se à proposta de um assento que pudesse ser adaptado a vários tipos de cadeiras e bancos normalmente utilizados pelas crianças na pré-escola, buscando-se assim promover uma melhor inclusão de crianças deficientes através de um produto seguro, confortável e atraente para o público infantil aliado à sustentabilidade através do uso de material de origem renovável.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-15
2021-04-12T15:59:31Z
2021-04-12T15:59:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221965
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652203465900032