EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS E ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESTRUTURAÇÃO E DOS DESAFIOS APRESENTADOS À GESTÃO DA EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Behr, Ariel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Camila Furlan Da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131905
Resumo: A Educação a Distância (EAD) difunde-se pelo país como uma forma de ampliação do acesso ao ensino superior, tendo um importante papel na interiorização da educação superior no Brasil. O presente estudo tem como objetivo identificar como a EAD está estruturada nas Instituições Públicas Federais e Ensino Superior (IFES). O método utilizado foi uma pesquisa descritiva, coletando dados por meio de uma survey direcionada aos Pró-reitores de Planejamento e aos responsáveis dos setores EAD das IFES brasileiras. Os principais resultados evidenciaram que a não há uma padronização ou modelo de estrutura dos setores de EAD nas IFES; que os cursos são financiados por recursos externos, principalmente do MEC, através da Universidade Aberta do Brasil; e que o conceito de institucionalização da EAD merece ser revisitado, sendo analisado diante da formalização, do aperfeiçoamento e do alinhamento estratégico dos processos que representam esta institucionalização.
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Behr, Ariel
Gestão da Educação a Distância. Estruturação. Institucionalização. Instituições Públicas Federais de Ensino Superior.
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