A infância no herbário de Rousseau: relações entre filosofia da educação e botânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aversa, Luana Geronimo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186404
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
id UFSC_57ae3a55aa9cea9e7b3d29d197160be7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/186404
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A infância no herbário de Rousseau: relações entre filosofia da educação e botânicaEducaçãoInfânciaBotânicaMetáforaEstéticaEducaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.O trabalho propõe um exame da obra Emílio ou Da Educação, de Jean-Jacques Rousseau, de um ângulo que indica um prolongamento entre filosofia da educação e imagens literárias. Tais imagens - que aqui chamaremos de ?formulações metafóricas? ? apostam no seu próprio valor heurístico para a (re)descoberta daquilo que, muitas vezes, está repousando timidamente ao lado de máximas filosóficas ou prescrições pedagógicas. Longe de evidenciar métodos ou técnicas de escrita, o propósito é o de sugerir a energia que anima o texto de Rousseau, para aí encontrar as ?premissas educativas? que podem ser deduzidas a partir das relações traçadas entre o mundo infantil e o universo da botânica. Para isso, analisamos uma ?metáfora conceitual? que chamamos de ?crianças-plantas? a luz da ?Teoria Cognitiva da Metáfora?. Assume-se, dessa forma, que o sentido filosófico-educacional deste tratado de educação é uma trama composta por conceitos abstratos - que requerem as manobras do pensamento - e por mecanismos imagético-literários - que pedem as recorrências da sensibilidade -, sem necessariamente estabelecer uma hierarquia entre ambas as exigências.Abstract : This research proposes an review of the work "Emile or On Education", by Jean-Jacques Rousseau, from an angle that indicates an extension between philosophy of education and literary images. Such images - which we will call here "metaphorical formulations" - bet on their own heuristic value for the (re)discovery of what is often lying timidly alongside philosophical maxims or pedagogical prescriptions. Far from showing methods or techniques of writing, the purpose is to suggest the energy that animates Rousseau's text, to find the "educational premises" that can be deduced from the relationships drawn between the infantile world and the universe of botany. For this, we analyze a "conceptual metaphor" that we call "plant-children" in light of the "Cognitive Theory of Metaphor". It is assumed that the philosophical-educational sense of this treatise of education is a plot composed of abstract concepts - that require the maneuvers of thought - and imagery-literary artifices - that call for the recurrences of sensitivity - , without necessarily establishing a hierarchy between them.Dozol, Marlene de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaAversa, Luana Geronimo2018-05-19T04:02:41Z2018-05-19T04:02:41Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 p.application/pdf351494https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186404porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-19T04:02:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186404Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-19T04:02:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A infância no herbário de Rousseau: relações entre filosofia da educação e botânica
title A infância no herbário de Rousseau: relações entre filosofia da educação e botânica
spellingShingle A infância no herbário de Rousseau: relações entre filosofia da educação e botânica
Aversa, Luana Geronimo
Educação
Infância
Botânica
Metáfora
Estética
Educação
title_short A infância no herbário de Rousseau: relações entre filosofia da educação e botânica
title_full A infância no herbário de Rousseau: relações entre filosofia da educação e botânica
title_fullStr A infância no herbário de Rousseau: relações entre filosofia da educação e botânica
title_full_unstemmed A infância no herbário de Rousseau: relações entre filosofia da educação e botânica
title_sort A infância no herbário de Rousseau: relações entre filosofia da educação e botânica
author Aversa, Luana Geronimo
author_facet Aversa, Luana Geronimo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dozol, Marlene de Souza
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Aversa, Luana Geronimo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Infância
Botânica
Metáfora
Estética
Educação
topic Educação
Infância
Botânica
Metáfora
Estética
Educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-05-19T04:02:41Z
2018-05-19T04:02:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 351494
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186404
identifier_str_mv 351494
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652339004833792