Solução computacional para classificação e sumarização de polaridade de comentários em português
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187854 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
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Solução computacional para classificação e sumarização de polaridade de comentários em portuguêsinteligência artificialartificial intelligencenatural language processingsentiment analysisopinion miningopinion summarizationprocessamento linguagem naturalanálise sentimentosmineração opiniõessumarização opiniõesTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.Analisar a qualidade de um produto ou serviço levando em consideração os comentário de outros consumidores se tornou uma prática comum nos dias de hoje. Realizar esta análise de forma consolidada, eficiente e confiável através de um conjunto de comentários é, muitas vezes, impraticável. Programas capazes de auxiliar os usuários a realizar tal tarefa se fazem necessários. Tanto para auxiliar consumidores, quanto organizações, que veem no feedback de seus clientes um meio para melhorar seus produtos e serviços. O objetivo deste trabalho é propor uma solução computacional capaz de realizar a análise de um conjunto de comentários, em português do Brasil, com o intuito de levantar os principais pontos positivos e negativos sobre um determinado produto, apresentando-os em forma de sumário estatístico. Para tal propósito, realizou-se um estudo sobre as técnicas de inteligência artificial e processamento de linguagem natural empregadas na solução deste tipo de problema, e um protótipo foi implementado para a solução proposta utilizando tais técnicas. Este documento apresenta o relato sobre os estudos realizados, a solução proposta, a implementação do protótipo e os resultados dos testes, além do código fonte de tal solução.Analyze the quality of a product or service taking into consideration the comments of others customers has become a common practice nowadays. Doing analysis on a consolidated, efficient and trustworthy way using a large number of comments is much times impracticable. Computer programs capable of helping users to do this task became necessary, both for customers, as well as organizations, who see feedback of their customers as a way to improve their products and services. The goal of this work is to propose a software capable of analyzing a collection of Brazilian Portuguese comments about one product to show the main positive and negative points about it, presenting them as a statistical summary. For this purpose, a study was carried out on artificial intelligence and natural language processing techniques used in the solution of this type of problem, and a prototype was implemented for the proposed solution using such techniques. This document presents the report on the studies carried out, the proposed solution, the implementation of the prototype and the results of the tests, besides the source code of such solution.Florianópolis, SCRizzon Santos, ElderUniversidade Federal de Santa CatarinaAragão, Irenio Lima Jesus deWilpert Júnior, Nildo2018-07-08T19:52:32Z2018-07-08T19:52:32Z2018-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis122 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187854porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-08T19:52:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187854Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-08T19:52:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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