Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Artur Felipe Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215087
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2019
id UFSC_580f67920e5328dd0c693daa26c138f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215087
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004)HistóriaCinemaSonho AmericanoCapitalismoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2019O cinema está inserido no campo das produções culturais, um espaço deveras dinâmico. Enquanto expressão artística, filmes possuem a notória capacidade de transitar entre a crítica social aguda para o entretenimento pueril; contestar os discursos hegemônicos, mas também criar consensos. Tais características tornam as produções cinematográficas fontes privilegiadas para a pesquisa historiográfica. Assim, o presente trabalho visa elaborar um estudo sobre a obra do cineasta estadunidense Michael Mann, cujo trabalho está inserido em meio ao contexto de transformações políticas profundas nas sociedades capitalistas ocidentais, por conta de, entre outras coisas, a recessão econômica da década de 1970. Focamos nossa atenção na temática do declínio e destruição das relações sociais exploradas no trabalho deste diretor, e abordamos estes elementos sob a perspectiva do conceito de ?sonho americano?, uma categoria histórica profundamente enraizada na cultura estadunidense, que é legitimadora de uma série de experiências, discursos, interpretações de mundo, e silenciamentos, muitos dos quais não limitados apenas a esta sociedade. Esta categoria histórica foi, e ainda é, amplamente explorada no cinema criminal/policial, gênero cinematográfico pelo qual Michael Mann alcançou reconhecimento e notoriedade ao longo de sua carreira. Consideramos para nossa pesquisa os filmes Profissão: Ladrão (1981), Fogo Contra Fogo (1995), e Colateral (2004). Nossa proposta é compreender como o realizador conecta seus personagens e tramas com o contexto histórico que vigora ao fundo de suas produções. Procuramos também, apontar alternativas metodológicas que articulam ferramentas próprias de nosso metiér, com teorias reconhecidas no meio acadêmico cinematográfico, tais como a ?Política dos Autores?, e os estudos dos gêneros cinematográficos.Abstract: Cinema inserted in the field of cultural productions, a very dynamic space. As an artistic expression, movies have the notorious ability to move between the acute social criticism for the puerile entertainment; challenge the hegemonic discourses, but also create consensus. Such features make cinematographic productions a privileged source for historical research. Thus, the present work aims to elaborate a study on the work of the American filmmaker Michael Mann, whose work is inserted in the context of deep political transformations in the Western capitalist societies, due, among other things, to the economic recession of the 1970s. We focus our attention on the theme of decline and destruction of social relations explored in the work of this director, and we approach these elements from the perspective of the concept of 'American dream', a historical category, deeply rooted in American culture, which legitimizes a joint of experiences, discourses, world interpretations, and silencing, many of which are not limited to this society. This historical category has been, and still is, extensively explored in crime/police movies, the cinematic genre for which Michael Mann has achieved recognition and notoriety throughout his career. We consider for our research the films Thief (1981), Heat (1995), and Collateral (2004). Our proposal is to understand how the director connects his characters and plots with the historical context that prevails athe background of his productions. We also seek to point out methodological alternatives that articulate our own tools, with theories recognized in the cinematographic academic environment, such as \"Auteur Theory?, and the studies of cinematographic genres.Valim, Alexandre BuskoUniversidade Federal de Santa CatarinaLopes, Artur Felipe Santos2020-10-21T21:12:58Z2020-10-21T21:12:58Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis197 p.| ils., tabs.application/pdf363973https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215087porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:12:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215087Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:12:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004)
title Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004)
spellingShingle Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004)
Lopes, Artur Felipe Santos
História
Cinema
Sonho Americano
Capitalismo
title_short Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004)
title_full Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004)
title_fullStr Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004)
title_full_unstemmed Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004)
title_sort Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004)
author Lopes, Artur Felipe Santos
author_facet Lopes, Artur Felipe Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valim, Alexandre Busko
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Artur Felipe Santos
dc.subject.por.fl_str_mv História
Cinema
Sonho Americano
Capitalismo
topic História
Cinema
Sonho Americano
Capitalismo
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:12:58Z
2020-10-21T21:12:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 363973
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215087
identifier_str_mv 363973
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 197 p.| ils., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652260759044096