Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215087 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2019 |
id |
UFSC_580f67920e5328dd0c693daa26c138f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215087 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004)HistóriaCinemaSonho AmericanoCapitalismoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2019O cinema está inserido no campo das produções culturais, um espaço deveras dinâmico. Enquanto expressão artística, filmes possuem a notória capacidade de transitar entre a crítica social aguda para o entretenimento pueril; contestar os discursos hegemônicos, mas também criar consensos. Tais características tornam as produções cinematográficas fontes privilegiadas para a pesquisa historiográfica. Assim, o presente trabalho visa elaborar um estudo sobre a obra do cineasta estadunidense Michael Mann, cujo trabalho está inserido em meio ao contexto de transformações políticas profundas nas sociedades capitalistas ocidentais, por conta de, entre outras coisas, a recessão econômica da década de 1970. Focamos nossa atenção na temática do declínio e destruição das relações sociais exploradas no trabalho deste diretor, e abordamos estes elementos sob a perspectiva do conceito de ?sonho americano?, uma categoria histórica profundamente enraizada na cultura estadunidense, que é legitimadora de uma série de experiências, discursos, interpretações de mundo, e silenciamentos, muitos dos quais não limitados apenas a esta sociedade. Esta categoria histórica foi, e ainda é, amplamente explorada no cinema criminal/policial, gênero cinematográfico pelo qual Michael Mann alcançou reconhecimento e notoriedade ao longo de sua carreira. Consideramos para nossa pesquisa os filmes Profissão: Ladrão (1981), Fogo Contra Fogo (1995), e Colateral (2004). Nossa proposta é compreender como o realizador conecta seus personagens e tramas com o contexto histórico que vigora ao fundo de suas produções. Procuramos também, apontar alternativas metodológicas que articulam ferramentas próprias de nosso metiér, com teorias reconhecidas no meio acadêmico cinematográfico, tais como a ?Política dos Autores?, e os estudos dos gêneros cinematográficos.Abstract: Cinema inserted in the field of cultural productions, a very dynamic space. As an artistic expression, movies have the notorious ability to move between the acute social criticism for the puerile entertainment; challenge the hegemonic discourses, but also create consensus. Such features make cinematographic productions a privileged source for historical research. Thus, the present work aims to elaborate a study on the work of the American filmmaker Michael Mann, whose work is inserted in the context of deep political transformations in the Western capitalist societies, due, among other things, to the economic recession of the 1970s. We focus our attention on the theme of decline and destruction of social relations explored in the work of this director, and we approach these elements from the perspective of the concept of 'American dream', a historical category, deeply rooted in American culture, which legitimizes a joint of experiences, discourses, world interpretations, and silencing, many of which are not limited to this society. This historical category has been, and still is, extensively explored in crime/police movies, the cinematic genre for which Michael Mann has achieved recognition and notoriety throughout his career. We consider for our research the films Thief (1981), Heat (1995), and Collateral (2004). Our proposal is to understand how the director connects his characters and plots with the historical context that prevails athe background of his productions. We also seek to point out methodological alternatives that articulate our own tools, with theories recognized in the cinematographic academic environment, such as \"Auteur Theory?, and the studies of cinematographic genres.Valim, Alexandre BuskoUniversidade Federal de Santa CatarinaLopes, Artur Felipe Santos2020-10-21T21:12:58Z2020-10-21T21:12:58Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis197 p.| ils., tabs.application/pdf363973https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215087porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:12:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215087Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:12:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004) |
title |
Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004) |
spellingShingle |
Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004) Lopes, Artur Felipe Santos História Cinema Sonho Americano Capitalismo |
title_short |
Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004) |
title_full |
Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004) |
title_fullStr |
Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004) |
title_full_unstemmed |
Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004) |
title_sort |
Imagens de um sonho decadente : crimes, capitalismo, e sociedade na obra do cineasta Michael Mann (1981-2004) |
author |
Lopes, Artur Felipe Santos |
author_facet |
Lopes, Artur Felipe Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valim, Alexandre Busko Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Artur Felipe Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Cinema Sonho Americano Capitalismo |
topic |
História Cinema Sonho Americano Capitalismo |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-10-21T21:12:58Z 2020-10-21T21:12:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
363973 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215087 |
identifier_str_mv |
363973 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
197 p.| ils., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652260759044096 |