Avaliação das práticas educativas parentais em escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braglia, Geiziane Barcelos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123297
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Florianópolis, 2014.
id UFSC_5824a9e32c992b67d373f36d8fff6dc2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123297
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação das práticas educativas parentais em escolaresCiências médicasPsicometriaPais e filhosEducaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Florianópolis, 2014.Introdução: As práticas educativas parentais podem ser concebidas como os comportamentos específicos manifestados por pais e mães com o objetivo de socialização e educação dos filhos. Objetivos: O objetivo deste estudo foi examinar as propriedades psicométricas da versão brasileira do EMBU versão para pais (EMBU-P) e as associações com dados sociodemográficos. Material e Métodos: O EMBU-P é um questionário de autorrelato que avalia as práticas educativas parentais na perspectiva dos pais. O total da amostra compreendeu 858 sujeitos, 680 mães (79,3%) e 178 pais (20,7%), de 756 crianças que frequentavam séries iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino. Resultados: O instrumento EMBU-P para amostra brasileira de pais apresentou boas propriedades psicométricas para a escala com 37 itens. Os resultados de análise de componentes principais revelaram três dimensões (Suporte Emocional, Rejeição e Tentativa de Controle). A consistência interna foi adequada para as três dimensões (a de Crombach = 0.70) e a dimensão Suporte Emocional revelou o melhor índice. As dimensões Suporte Emocional e Rejeição apresentaram associação negativa e significativa; as dimensões Rejeição e Tentativa de Controle apresentaram associação positiva e significativa, e não houve associação entre as escalas Suporte Emocional e Tentativa de Controle. As mães perceberam níveis mais elevados de Suporte Emocional, a menor escolaridade dos pais e a idade de 7 anos dos filhos se relacionaram a um maior nível de práticas educativas parentais de Tentativa de Controle e ambos os pais perceberam níveis mais altos de práticas educativas de Rejeição para filhos do sexo masculino. Conclusão: EMBU-P mostrou-se adequado para estudos sobre práticas educativas parentais na população de pais de crianças brasileiras.<br>Abstract : Introduction: Parenting practices can be conceived as specific behaviors shown by parents aiming at the socialization and education of their children. Objectives: The aim of this study was to examine the psychometric properties of the Brazilian version of the EMBU version for parents (EMBU-P) and the correlations with sociodemographic data. Material and Methods: The EMBU-P is a self-report questionnaire that assesses parental educational practices from the perspective of parents. The sample consisted of 858 subjects (680 mothers, 79.3 %; 178 fathers, 20.7 %) of 756 children who attended the lower grades of elementary public schools. Results: The EMBU-P tool for the Brazilian parents sample showed good psychometric properties for the 37-item scale. Results of the principal components analysis revealed three dimensions (emotional support, rejection, and attempted control). Internal consistency was adequate for all three dimensions (Cronbach a = 0.70) and emotional support showed the best index. The dimensions emotional support and rejection showed significant negative correlation. The dimensions rejection and attempted control showed a positive and significant correlation, while there was no correlation between the dimensions emotional support and attempted control. Mothers perceived higher levels of emotional support; lower parental schooling levels and the 7-years age of the children were related to higher levels of parental practices of attempted control, while both parents perceived higher levels of educational rejection practices of male children. Conclusion: EMBU-P showed to be appropriate for studies of parental educational practices in the parents' population of Brazilian children.Pires, Maria Marlene de SouzaXikota, João CarlosUniversidade Federal de Santa CatarinaBraglia, Geiziane Barcelos2014-08-06T18:03:04Z2014-08-06T18:03:04Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis72 p.| il., tabs.application/pdf327157https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123297porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T18:03:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123297Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T18:03:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das práticas educativas parentais em escolares
title Avaliação das práticas educativas parentais em escolares
spellingShingle Avaliação das práticas educativas parentais em escolares
Braglia, Geiziane Barcelos
Ciências médicas
Psicometria
Pais e filhos
Educação
title_short Avaliação das práticas educativas parentais em escolares
title_full Avaliação das práticas educativas parentais em escolares
title_fullStr Avaliação das práticas educativas parentais em escolares
title_full_unstemmed Avaliação das práticas educativas parentais em escolares
title_sort Avaliação das práticas educativas parentais em escolares
author Braglia, Geiziane Barcelos
author_facet Braglia, Geiziane Barcelos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Maria Marlene de Souza
Xikota, João Carlos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Braglia, Geiziane Barcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências médicas
Psicometria
Pais e filhos
Educação
topic Ciências médicas
Psicometria
Pais e filhos
Educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-06T18:03:04Z
2014-08-06T18:03:04Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 327157
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123297
identifier_str_mv 327157
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 72 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652339438944256