Abordagens açorianas na realidade escolar: trajetórias e perspectivas a partir do "olhar geográfico" no ensino fundamental de Sombrio-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Cristina Quartieiro Dalpiaz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185467
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2017.
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spelling Abordagens açorianas na realidade escolar: trajetórias e perspectivas a partir do "olhar geográfico" no ensino fundamental de Sombrio-SCGeografiaGeografiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2017.A criação de identidades culturais para determinado lugar vem se consumando como uma prática que pode se tornar vantajosa e alcançar finalidades econômicas como no campo do turismo, sendo este o caso de Sombrio e de outras cidades do litoral catarinense. Porém, pode haver efeito devastador, quando impede a apropriação do espaço pelos cidadãos, onde esses podem não se reconhecer no lugar em que vivem. As práticas de criação de identidades são frutos de processos da mundialização da economia que incentiva as sociedades e o poder público a seguirem tendências. Isso pode ser percebido analisando-se os conceitos geográficos como lugar, paisagem, cidade e urbano a partir das consequências e processos da globalização. Assim esses conceitos oferecem possibilidades para discussão, por exemplo, no que se refere à cultura, pois é através dela que se (re)constrói o espaço através do trabalho. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa tem por questão básica compreender de que forma são operacionalizados os conceitos geográficos como os acima mencionados, através de abordagens da dimensão da cultura luso-açoriana no município de Sombrio/SC. Assim, tomou-se como recorte metodológico centrado nas escolas municipais e estaduais do ensino fundamental, localizadas no município de Sombrio, tendo-se professores de Geografia e alunos do 7º ano como sujeitos do universo pesquisado. Utilizou-se o recurso de entrevistas (questões abertas) visando compreender dimensões qualitativa e quantitativa da prática pedagógica de professores daquela disciplina escolar, notadamente sobre aspectos das abordagens e possíveis desdobramentos junto aos alunos, quando utilizados para as abordagens pedagógicas de construção de conceitos geográficos junto aos alunos. Analisou-se aspectos de como vem sendo promovida a apropriação daqueles conceitos associados ao conceito foco de espaço geográfico, a fim de contribuir para o debate de como a difusão da cultura açoriana implica no reconhecimento do lugar/ região. A partir de algumas experiências e vivências pedagógicas nas escolas, procurou-se analisar estas abordagens e de como vem sendo compartilhadas entre as contribuições de propagação da cultura açoriana em Santa Catarina. Espera-se, com esta pesquisa, oferecer pistas de reflexões aos interessados neste assunto, assim como apoiar os diálogos no Ensino Escolar através da Geografia.Abstract : The creation of cultural identities for a particular place has been consummated as a practice which can become advantageous and reach economic aims as in the tourism, not only in Sombrio and but also in other cities on the coast of Santa Catarina. However, there can be a devastating effect when it prevents the appropriation of space by citizens, where they may not recognize themselves in the place where they live. Identity-building practices are the fruit of globalization of the economy that encourages societies and public authorities to follow trends. This can be perceived by analyzing the geographical concepts such as place, landscape, city and urban from the consequences and processes of globalization. Thus these concepts offer possibilities for discussion, for example with regard to culture, because through it (re) constructs space with work. Based on this assumption, this study has as basic question to understand how are the geographic concepts like those mentioned above, through approaches of the dimension of the Luso-Azorean culture in the municipality of Sombrio / SC. Thus, it was taken as a methodological clipping centered in the municipal and state elementary schools, located in the municipality of Sombrio, with Geography teachers and students of the 7th grade as subject of the universe researched. It was used the interviews (open questions) to understand the qualitative and quantitative dimensions of the pedagogical practice of teachers in that school discipline, especially on aspects of the approaches and possible developments with the students, when used for the pedagogical approaches of constructing geographic concepts together to the students. It was analyzed aspects of how the appropriation of those concepts associated with the concept of geographic space focus has been promoted, in order to contribute to the debate on how the diffusion of the Azorean culture implies the recognition of the place or region. Based on some experiences and pedagogical experiences in schools, we tried to analyze these approaches and how they have been shared among the contributions of propagation of the Azorean culture in Santa Catarina. It is hoped, with this research, to offer clues for reflections to those interested in this subject, as well as to support dialogues in School Education through Geography.Machado, Ewerton VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSoares, Cristina Quartieiro Dalpiaz2018-04-13T19:29:22Z2018-04-13T19:29:22Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 p.| il., gráfs.application/pdf350437https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185467porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-13T19:29:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185467Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-13T19:29:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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