Contribuição metodológica para avaliação da acessibilidade interbairros por transporte público urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosie Keila Dória da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249800
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2023.
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Ao longo dos anos houve inúmeros investimentos em infraestrutura rodoviária, provocando em diversas cidades, aumento da capacidade de consumo, uso intensivo do automóvel, e precariedade na mobilidade e acessibilidade por meio do serviço de transporte público urbano, que cada vez mais passou a apresentar número insuficiente de veículos para atender à população, de média e baixa renda, que tem o serviço como fundamental para permitir o acesso às necessidades básicas como: estudar; trabalhar e realizar outras atividades, que incluem o deslocamento interbairros em uma cidade. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um método de avaliação da acessibilidade interbairros por transporte público urbano em cidade de médio porte. A metodologia utilizou indicadores tais como frequência; tempo de deslocamento e distância percorrida de um bairro a outro e, fez a classificação de atributos a partir de seus pesos atribuídos e extraídos de pesquisa de campo, com aplicação de formulários à usuários do transporte público urbano interbairros e profissionais da área. O método de avaliação proposto teve por finalidade mostrar o nível de acessibilidade de um bairro a outro, por meio do serviço de transporte, com pretensão de contribuir com pesquisas de igual temática e com possíveis interferências, por meio de órgãos gestores de planejamento, na melhoria do desempenho do serviço de transporte público urbano interbairros em cidades de médio porte. O método foi aplicado a um segmento do transporte público de uma cidade de médio porte e os resultados foram considerados válidos e relevantes para a busca de melhorias do transporte público interbairros.Abstract: Since the 19th century, the automobile has been part of human life, its creation played an important role in the displacement and population of urban areas and contributed to increase the distance of the paths taken by individuals, who began to satisfy the need for displacement in the short term. with the use of automobiles, but, on the other hand, urban public transport began to face problems in the area of investments. Over the years there have been numerous investments in road infrastructure, causing in several cities, increased consumption capacity, intensive use of the car, and precarious mobility and accessibility through the urban public transport service, which increasingly began to present a number insufficient number of vehicles to serve the population, of medium and low income, which has the service as fundamental to allow access to basic needs such as: studying; work and carry out other activities, which include commuting between neighborhoods within a city. Thus, this research aimed to develop a method of evaluating interneighborhood accessibility by urban public transport in a medium-sized city. The methodology used indicators such as frequency; travel time and distance traveled from one neighborhood to another, and classified attributes based on their assigned weights and extracted from field research, with the application of forms to interneighborhood urban public transport users and professionals in the area. The proposed evaluation method aimed to show the level of accessibility from one neighborhood to another, through the transport service, with the intention of contributing to research on the same subject and with possible interference, through planning management bodies, in the improvement the performance of the urban public transport service between neighborhoods in medium-sized cities. The method was applied to a segment of public transport in a medium-sized city and the results were considered valid and relevant for the search for improvements in inter-neighborhood public transport.Valente, Amir MattarUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Rosie Keila Dória da2023-09-01T13:04:30Z2023-09-01T13:04:30Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis103 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf382542https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249800porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T13:04:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249800Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-01T13:04:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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