O NIVEL DE ESTRESSE DOS DOCENTES DA ÁREA DA SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA NO OESTE DO PARANÁ
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36862 |
Resumo: | O estudo investigou o nível de estresse dos professores da área de saúde de uma IES no Estado do Paraná. O estudo foi exploratório com corte transversal em julho de 2009, sem considerar a evolução dos dados no tempo. O instrumento de coleta de dados foi baseado no questionário de Holmes & Rahe (1967). A amostra foi de 38 docentes que se dispuseram espontaneamente a responder o questionário. Os dados foram tabulados de acordo com o gabarito dos autores, tratados estatisticamente. Os dados revelaram que os docentes com maior índice de estresse foram respectivamente os do curso de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Farmácia e de Ciências Biológicas. A profissão do docente do ensino superior é caracterizada por intensas mudanças e pressões que conduzem a diversas consequências, como preocupações e a necessidade de atualizações constantes. Este estudo possibilitará a IES desenvolver um trabalho junto aos docentes para reavaliar os estressores presentes no seu cotidiano e implementar mudanças por meio de treinamento direcionado a esse fim. |
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O NIVEL DE ESTRESSE DOS DOCENTES DA ÁREA DA SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA NO OESTE DO PARANÁO estudo investigou o nível de estresse dos professores da área de saúde de uma IES no Estado do Paraná. O estudo foi exploratório com corte transversal em julho de 2009, sem considerar a evolução dos dados no tempo. O instrumento de coleta de dados foi baseado no questionário de Holmes & Rahe (1967). A amostra foi de 38 docentes que se dispuseram espontaneamente a responder o questionário. Os dados foram tabulados de acordo com o gabarito dos autores, tratados estatisticamente. Os dados revelaram que os docentes com maior índice de estresse foram respectivamente os do curso de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Farmácia e de Ciências Biológicas. A profissão do docente do ensino superior é caracterizada por intensas mudanças e pressões que conduzem a diversas consequências, como preocupações e a necessidade de atualizações constantes. Este estudo possibilitará a IES desenvolver um trabalho junto aos docentes para reavaliar os estressores presentes no seu cotidiano e implementar mudanças por meio de treinamento direcionado a esse fim.INPEAU2012-10-01T19:32:29Z2012-10-01T19:32:29Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36862SILVA, SIMONE FRANCINE PEREIRA DACOLTRE, SANDRA MARIAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:22:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/36862Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:22:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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O estudo investigou o nível de estresse dos professores da área de saúde de uma IES no Estado do Paraná. O estudo foi exploratório com corte transversal em julho de 2009, sem considerar a evolução dos dados no tempo. O instrumento de coleta de dados foi baseado no questionário de Holmes & Rahe (1967). A amostra foi de 38 docentes que se dispuseram espontaneamente a responder o questionário. Os dados foram tabulados de acordo com o gabarito dos autores, tratados estatisticamente. Os dados revelaram que os docentes com maior índice de estresse foram respectivamente os do curso de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Farmácia e de Ciências Biológicas. A profissão do docente do ensino superior é caracterizada por intensas mudanças e pressões que conduzem a diversas consequências, como preocupações e a necessidade de atualizações constantes. Este estudo possibilitará a IES desenvolver um trabalho junto aos docentes para reavaliar os estressores presentes no seu cotidiano e implementar mudanças por meio de treinamento direcionado a esse fim. |
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