Modelo dinâmico de motocicleta: comportamento longitudinal e em curva do veículo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255529 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Automotiva. |
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Modelo dinâmico de motocicleta: comportamento longitudinal e em curva do veículoMotocicleta, Simulink, DinâmicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Automotiva.Nas últimas décadas, a indústria de motocicletas concentrou seus esforços no aprimoramento do desempenho das motos, eficiência no consumo de combustível, bem como na redução de custos e na segurança. No entanto, um problema persistente é a segurança dos motociclistas, dada a vulnerabilidade inerente das motocicletas em comparação com outros veículos. Nesse contexto, modelos analíticos desempenham um papel crucial, permitindo que os fabricantes simulem e prevejam situações potencialmente críticas que possam levar à perda de estabilidade do veículo. Esses modelos, como o desenvolvido e validado para simular tais cenários usando o software Simulink, desempenham um papel fundamental na melhoria contínua da segurança em motocicletas, contribuindo para a redução de acidentes e a proteção dos motociclistas. Os resultados obtidos na simulação analítica foram comparados com uma simulação numérica de um software comercial e os resultados de raio em função do tempo, velocidade, aceleração e trocas de marcha foram validadas.In recent decades, the motorcycle industry has focused its efforts on enhancing motorcycle performance, fuel efficiency, cost reduction, and safety. However, a persistent issue is the safety of motorcyclists, given the inherent vulnerability of motorcycles compared to other vehicles. In this context, analytical models play a crucial role, enabling manufacturers to simulate and predict potentially critical situations that could lead to vehicle instability. These models, such as the one developed and validated to simulate such scenarios using Simulink software, a fundamental role in the continuous improvement of motorcycle safety, contributing to accident reduction and the protection of motorcyclists. The results obtained in the analytical simulation were compared with a numerical simulation from commercial software, and the results of radius as a function of time, speed, acceleration, and gear shifts were validated.Joinville, SC.Carboni, Andrea PigaUniversidade Federal de Santa Catarina.Nomura, Vinicius Akio2024-07-02T19:45:06Z2024-07-02T19:45:06Z2024-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255529Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-07-02T19:45:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255529Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-07-02T19:45:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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