Colonialidade, interculturalidade e educação: desdobramento na relação do povo Mapuche e o Estado do Chile

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramírez Guzmán, Boris Alfonso
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94931
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
id UFSC_59913d0e2d7e32b8f7eb75aab4a1ac82
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94931
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Colonialidade, interculturalidade e educação: desdobramento na relação do povo Mapuche e o Estado do ChileEducaçãoIndios AraucanoChileRelações culturaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoDurante as últimas décadas o conceito de interculturalidade se instalou como uma prática e demanda política por toda a região, interpelando povos indígenas, Estados Nacionais e grandes instituições do poder global. As formas de perspectivar a interculturalidade apresentam grandes diferenças dependendo dos sujeitos políticos e instituições que a trabalham. Assim ela se encontra constantemente na disputa como uma concepção valorativa apontando ao respeito, reconhecimento da diversidade e multiculturalismo. Mas também como uma forma de confrontação das estruturas de subalternização dos Estados nacionais e do modelo econômico, como causa de relações de assimetria. Na América Latina, diferentemente da Europa, a interculturalidade possui o elemento indígena, o que nos leva necessariamente a mirar como se estabeleceram e perduram as relações de colonialidade. Dentro do contexto chileno, historicamente o povo Mapuche, um dos principais povos indígenas do país, lutou e confrontou o domínio tanto da coroa espanhola como do Estado Chileno. As relações do Estado Chileno e Povo Mapuche estiveram marcadas por políticas de assimilação, negação e despojo destes últimos. A interculturalidade neste sentido se levanta hoje como uma importante ferramenta para realizar uma mediação e constituir-se como uma política de reparação para com o povo Mapuche. A forma como o Estado Chileno perspectiva a Interculturalidade está dada através da educação. Este estudo busca desde uma abordagem decolonial, a partir da análise dos marcos jurídicos, educativos e históricos na relação Estado e povo Mapuche, construir uma compreensão de como se estabelece o modelo intercultural chileno.During the last decades the concept of interculturalism is installed as a praxis and political demand throughout the region, challenging indigenous people, nation states and large global power institutions. The forms to put interculturality into perspective differ widely depending on the political ubjetcts and institutions that work on it. So it is constantly in dispute as an evaluation concept pointing to respect, diversity recognition and ulticulturalism. But also as a form to reproach subordination structures of the national States and economic model, as the cause of asymmetric relations. In Latin America, unlike Europe, interculturality has the indigenous element, which leads us necessarily to look at how the coloniality relations settled and endured. Within the context of Chile, the Mapuche people, one of the main indigenous people of the country, historically fought and reproached the rule of both the Spanish crown and the Chilean State. The relations between the Chilean State and the Mapuche people have been marked by policies of assimilation, dispossession and denial of the latter. Interculturality, in this sense, stands today as an important tool to carry out a mediation and establish itself as a reparation policy toward the Mapuche people. The way the Chilean State faces interculturalily is given through education. This study aims, from a decolonial approach, from the analysis of legal, educational and historical landmarks in the relationship between the State and the Mapuche people, to build an understanding of how the Chilean intercultural model is established.Florianópolis, SCTramonte, Cristiana de AzevedoUniversidade Federal de Santa CatarinaRamírez Guzmán, Boris Alfonso2012-10-25T18:10:53Z2012-10-25T18:10:53Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis174 p.| il., tabs.application/pdf300059http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94931porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T19:58:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94931Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T19:58:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Colonialidade, interculturalidade e educação: desdobramento na relação do povo Mapuche e o Estado do Chile
title Colonialidade, interculturalidade e educação: desdobramento na relação do povo Mapuche e o Estado do Chile
spellingShingle Colonialidade, interculturalidade e educação: desdobramento na relação do povo Mapuche e o Estado do Chile
Ramírez Guzmán, Boris Alfonso
Educação
Indios Araucano
Chile
Relações culturais
title_short Colonialidade, interculturalidade e educação: desdobramento na relação do povo Mapuche e o Estado do Chile
title_full Colonialidade, interculturalidade e educação: desdobramento na relação do povo Mapuche e o Estado do Chile
title_fullStr Colonialidade, interculturalidade e educação: desdobramento na relação do povo Mapuche e o Estado do Chile
title_full_unstemmed Colonialidade, interculturalidade e educação: desdobramento na relação do povo Mapuche e o Estado do Chile
title_sort Colonialidade, interculturalidade e educação: desdobramento na relação do povo Mapuche e o Estado do Chile
author Ramírez Guzmán, Boris Alfonso
author_facet Ramírez Guzmán, Boris Alfonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tramonte, Cristiana de Azevedo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramírez Guzmán, Boris Alfonso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Indios Araucano
Chile
Relações culturais
topic Educação
Indios Araucano
Chile
Relações culturais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-25T18:10:53Z
2012-10-25T18:10:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 300059
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94931
identifier_str_mv 300059
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 174 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652033736048640