Um percurso psicanalítico pela mística, de Freud a Lacan
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89795 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaTerêncio, Marlos GonçalvesSousa, Fernando Aguiar Brito de2012-10-23T02:48:07Z2012-10-23T02:48:07Z20072007246832http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89795Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.A presente pesquisa objetivou explicitar as considerações psicanalíticas sobre a Mística que podem depreender-se da obra de Freud, Lacan e comentadores, tomando-se como diretrizes as incursões dos dois primeiros na temática. Para tanto a investigação orientou-se sobre três eixos temáticos: 1) a discussão entre Freud e Romain Rolland a respeito do "sentimento oceânico", a partir da qual se articularam conceitos como regressão, narcisismo, luto e melancolia; 2) o conceito de gozo feminino, que Lacan relaciona claramente ao gozo dos místicos, para cuja discussão são abordadas outras modalidades de gozo e as fórmulas da sexuação; e 3) a relação entre o misticismo e o não-sentido, na qual discute-se a possibilidade de que certas experiências místicas possam ou não provocar o despertar do âmbito do sentido. Lateralmente, também são analisadas possíveis relações entre a Mística e as estruturas clínicas psicanalíticas, e em especial, a psicose. O conceito de sublimação, de Freud a Lacan, torna-se imprescindível para a apreciação do tema em todas as suas facetas, permitindo concluir que a Mística encontra-se a meio caminho entre o campo da religião e da arte. Por um lado, a Mística aproxima-se da religião, pois produz incessantemente sentidos sobre uma fusão imaginária entre o sujeito e o absoluto. Por outro, a Mística parece atrelar-se à arte enquanto bordejamento da Coisa - objeto perdido do desejo - sendo, portanto, um gozo dos próprios limites da ordem simbólica, por onde toca no real, no não-sentido. Em sua faceta mais radical, a Mística parece realizar a face derradeira da pulsão, aquela de morte, provocando um despertar absoluto do sentido que se assemelha a uma morte subjetiva, mas que, paradoxalmente, não eclipsa completamente o sujeito, o qual permanece amarrado ao mundo simbólico, fazendo laço social.porFlorianópolis, SCPsicologiaPsicanaliseMisticaUm percurso psicanalítico pela mística, de Freud a Lacaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL246832.pdfapplication/pdf1101341https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89795/1/246832.pdfffa45a158ddda72e39b21e2eb71d7ccaMD51TEXT246832.pdf.txt246832.pdf.txtExtracted Texttext/plain486820https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89795/2/246832.pdf.txtfbb5322bcbcba03b54bf46e75d7d02f8MD52THUMBNAIL246832.pdf.jpg246832.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89795/3/246832.pdf.jpg65e5813fbf42ab2d9be40ed9be561659MD53123456789/897952013-05-03 23:43:24.988oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89795Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T02:43:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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