EXPANSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS: POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/37184 |
Resumo: | A expansão é tendência marcante da educação superior brasileira nas últimas década. A educação como bem público e estratégico para a melhora da sociedade, traz desdobramentos educacionais, sociais e econômicos. O objetivo do trabalho é explicitar a expansão da educação superior brasileira, a partir de políticas públicas, nos últimos anos, tendo como mote analítico universidades comunitárias e desafios para a gestão. A abordagem teórico-metodológica se assenta em princípios de análise de documentos (políticas públicas e estudos prévios), em estatísticas oficiais e em noções das racionalidades de regulação e de emancipação. Inicialmente são apresentados pontos de políticas públicas brasileiras direcionadas para a expansão da educação superior, procurando destacar racionalidades e desdobramentos nas estatíticas oficiais. A seguir são tecidos comentários sobre a universidade comunitária a partir dos quais são identificados desafios para a gestão da universidade. O estudo conclui que os desafios passam pela questão do público e do privado, entendendo as universidades comunitárias, como públicas não-estatais. |
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EXPANSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS: POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E DESAFIOS PARA A GESTÃOA expansão é tendência marcante da educação superior brasileira nas últimas década. A educação como bem público e estratégico para a melhora da sociedade, traz desdobramentos educacionais, sociais e econômicos. O objetivo do trabalho é explicitar a expansão da educação superior brasileira, a partir de políticas públicas, nos últimos anos, tendo como mote analítico universidades comunitárias e desafios para a gestão. A abordagem teórico-metodológica se assenta em princípios de análise de documentos (políticas públicas e estudos prévios), em estatísticas oficiais e em noções das racionalidades de regulação e de emancipação. Inicialmente são apresentados pontos de políticas públicas brasileiras direcionadas para a expansão da educação superior, procurando destacar racionalidades e desdobramentos nas estatíticas oficiais. A seguir são tecidos comentários sobre a universidade comunitária a partir dos quais são identificados desafios para a gestão da universidade. O estudo conclui que os desafios passam pela questão do público e do privado, entendendo as universidades comunitárias, como públicas não-estatais.INPEAU2012-10-01T22:03:03Z2012-10-01T22:03:03Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/37184FRANCO, MARIA ESTELA DAL PAILONGHI, SOLANGE MARIAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:16:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/37184Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:16:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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