A RETOMADA DE PROCESSOS DE TINGIMENTO NATURAL NA CESTARIA KAINGANG NA ASSINDI - MARINGÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tadeu dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brito, Aron, Souza, Sheilla P. Dias de, Razza, Bruno M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199157
Resumo: O presente trabalho trata de relações entre arte e cultura indígena no contexto urbano, tendo por finalidade apresentar aos participantes da oficina proposta aspectos das técnicas tradicionais Kaingang de tingimento de sua cestaria. As atividades realizadas visam ampliar a compreensão sobre a retomada de práticas artesanais originárias dos povos Kaingang, assim como sobre a produção dos grafismos utilizados. Serão apresentadas algumas questões levantadas no projeto “Design e arte na valorização da cultura indígena Kaigang do Paraná”, desenvolvido na Universidade Estadual de Maringá e vinculado ao programa Universidade sem Fronteiras, com apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná. O projeto destina-se à valorização da produção de cestaria Kaingang produzida durante a estadia dos artesãos indígenas hospedados na Associação Indigenista – ASSINDI – Maringá. Durante a oficina, por meio de atividades teóricas e práticas serão abordados processos produção de cestaria, com experimentação de técnicas de tingimento natural, obtenção de pigmentos e trançado Kaingang. Fazem parte do referencial metodológico os estudos sobre etnicidade de Barth (1998), a noção de fricção interétnica, de Cardoso de Oliveira (1976) e, com relação à arte indígena, são utilizadas as pesquisas de Silva (2001), Vidal (2000), Berta Ribeiro(1987) e a pesquisa de mestrado do autor (SANTOS, 2018), relacionada à produção de cestaria Kaingang no contexto da fricção interétnica. A avaliação acontecerá por meio de roda de conversa e os resultados esperados incluem a ampliação do conhecimento sobre arte indígena e maior valorização da produção artesanal Kaingang. Concluímos com este trabalho que a produção artesanal Kaingang possui uma riqueza ainda pouco conhecida no meio acadêmico e que será possível com o presente estudo ampliar o alcance dos conhecimentos levantados.
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O projeto destina-se à valorização da produção de cestaria Kaingang produzida durante a estadia dos artesãos indígenas hospedados na Associação Indigenista – ASSINDI – Maringá. Durante a oficina, por meio de atividades teóricas e práticas serão abordados processos produção de cestaria, com experimentação de técnicas de tingimento natural, obtenção de pigmentos e trançado Kaingang. Fazem parte do referencial metodológico os estudos sobre etnicidade de Barth (1998), a noção de fricção interétnica, de Cardoso de Oliveira (1976) e, com relação à arte indígena, são utilizadas as pesquisas de Silva (2001), Vidal (2000), Berta Ribeiro(1987) e a pesquisa de mestrado do autor (SANTOS, 2018), relacionada à produção de cestaria Kaingang no contexto da fricção interétnica. A avaliação acontecerá por meio de roda de conversa e os resultados esperados incluem a ampliação do conhecimento sobre arte indígena e maior valorização da produção artesanal Kaingang. 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