Eu Lentes da Experiência: proposta de ferramenta que considere elementos componentes da experiência do usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demilis, Marcelo Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229073
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2021.
id UFSC_5a139f92d02fa6f7d49f9195232f481c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229073
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Eu Lentes da Experiência: proposta de ferramenta que considere elementos componentes da experiência do usuárioDesignGestão do designDesenvolvimento de produtosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2021.O Design ao longo dos anos evoluiu, sendo que em um primeiro momento tinha o seu foco na forma do produto, passando em um segundo momento a dar ênfase à função, em seguida à comunicação. Com a emergente economia da experiência, o Design passa a enfatizar a experiência do usuário ao utilizar um produto. Essa nova demanda faz com que surja a necessidade de metodologias e ferramentas adequadas para o desenvolvimento dessa experiência ao longo da prática projetual de Design a fim de garantir ao usuário final experiências significativas e memoráveis. Contudo, as experiências abrangem uma gama de propriedades e métricas variadas, sendo particulares, muitas vezes efêmeras e subjetivas, dificultando sua categorização, definição e aferição. De tal modo, traz-se à tona o surgimento de diversos estudos relacionados ao tema, bem como a pergunta da pesquisa desenvolvida: Como identificar e analisar os elementos que compõem a experiência do usuário no processo de design de produtos, serviços e interfaces como forma de gerar diretrizes para a experiência do usuário em projetos de design? Assim, o objetivo geral da tese foi desenvolver uma ferramenta que considere os elementos que compõem a experiência do usuário na avaliação de produtos, serviços e interfaces digitais visando a geração de diretrizes para experiência do usuário em projetos de design. Caracteriza como pesquisa de natureza aplicada, abordagem qualitativa e quanto aos seus objetivos, se categoriza como descritiva-exploratória. Deste modo, para se atingir o objetivo proposto, dividiu-se os procedimentos técnicos da pesquisa em 3 fases: Fase 1 - Fundamentação Teórica; Fase 2 - Desenvolvimento da Ferramenta (Etapa 1 ? GODP como ponto de partida da ferramenta; Etapa 2 ? Identificação dos elementos que compõem a experiência do usuário na base teórica; Etapa 3 ? Organização dos elementos da experiência; Etapa 4 ? Pesquisa de campo; Etapa 5 - Materialização da ferramenta física); Fase 3 ? Apresentação e Aplicação da Ferramenta: Apresentação dos Aspectos da Experiência e da ferramenta final; Aplicação da ferramenta. Como resultado, obteve-se a ferramenta EU Lentes da Experiência, composta por quatro lentes dos Aspectos da Experiência e, como ferramentas complementares, pelos Blocos de Referência da Experiência e o Canvas de Mapeamento da Experiência do Usuário. A Ferramenta auxilia as equipes de projeto na consideração e melhora da experiência do usuário e, consequentemente, busca garantir a melhor experiência na interação do usuário com o produto, serviço e interface digital desenvolvidos.Abstract: Over the years, Design has evolved, and at first, it had its focus on the form of the product, moving on to emphasize function, then communication. With the emerging experience economy, Design emphasizes the user experience when using a product. This new demand gives rise to the need for appropriate methodologies and tools for the development of this experience throughout the design practice of Design, to guarantee the end user significant and memorable experiences. However, the experiences cover a range of properties and varied metrics, being particular, often ephemeral, and subjective, making it difficult to categorize, define and measure them. Thus, it brings to light the emergence of several studies related to the theme, as well as the research question developed: How to identify and analyze the elements that make up the user experience in the design process of products, services, and interfaces as a way to generate user experience guidelines in design projects? Thus, the general objective of the thesis was to develop a tool that considers the elements that make up the user experience in the evaluation of products, services, and digital interfaces, aiming to generate guidelines for user experience in design projects. Characterized as research of an applied nature, qualitative approach and regarding its objectives, it is categorized as descriptive-exploratory. Thus, to achieve the proposed objective, the technical research procedures were divided into 3 phases: Phase 1 - Theoretical Foundation; Phase 2 - Tool Development (Step 1 - GODP as the starting point of the tool; Step 2 - Identification of the elements that make up the user experience in the theoretical basis; Step 3 - Organization of experience elements; Step 4 - Field research; Step 5 - Materialization of the physical tool); Phase 3 ? Presentation and Application of the Tool: Presentation of the Experience Aspects and the final tool; Tool application. As a result, the EU Lenses of Experience tool was obtained, composed of four lenses of the Aspects of Experience and, as complementary tools, the Reference Blocks of Experience and the User Experience Mapping Canvas. The Tool helps project teams in considering and improving the user experience and, consequently, seeks to ensure the best experience in user interaction with the developed product, service, and digital interface.Merino, Giselle Schmidt Alves DíazUniversidade Federal de Santa CatarinaDemilis, Marcelo Pereira2021-10-14T19:27:53Z2021-10-14T19:27:53Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis219 p.| il., gráfs.application/pdf373318https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229073porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:27:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229073Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:27:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Eu Lentes da Experiência: proposta de ferramenta que considere elementos componentes da experiência do usuário
title Eu Lentes da Experiência: proposta de ferramenta que considere elementos componentes da experiência do usuário
spellingShingle Eu Lentes da Experiência: proposta de ferramenta que considere elementos componentes da experiência do usuário
Demilis, Marcelo Pereira
Design
Gestão do design
Desenvolvimento de produtos
title_short Eu Lentes da Experiência: proposta de ferramenta que considere elementos componentes da experiência do usuário
title_full Eu Lentes da Experiência: proposta de ferramenta que considere elementos componentes da experiência do usuário
title_fullStr Eu Lentes da Experiência: proposta de ferramenta que considere elementos componentes da experiência do usuário
title_full_unstemmed Eu Lentes da Experiência: proposta de ferramenta que considere elementos componentes da experiência do usuário
title_sort Eu Lentes da Experiência: proposta de ferramenta que considere elementos componentes da experiência do usuário
author Demilis, Marcelo Pereira
author_facet Demilis, Marcelo Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Merino, Giselle Schmidt Alves Díaz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Demilis, Marcelo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Gestão do design
Desenvolvimento de produtos
topic Design
Gestão do design
Desenvolvimento de produtos
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14T19:27:53Z
2021-10-14T19:27:53Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 373318
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229073
identifier_str_mv 373318
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 219 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651883546411008