Avaliação de perspectiva cognitivista como ferramenta de ensino-aprendizagem da geometria descritiva a partir do ambiente hipermídia hypercal GD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Régio Pierre da
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101609
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_5a1dbe561129f3b7090609cb2b92b996
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101609
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação de perspectiva cognitivista como ferramenta de ensino-aprendizagem da geometria descritiva a partir do ambiente hipermídia hypercal GDEngenharia de produçãoGeometria descritivaEstudo e ensinoAprendizagemAvaliaçãoEnsinoMetodologiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoEste trabalho tem por objetivo avaliar a metodologia de ensino da Geometria Descritiva segundo uma abordagem cognitivista a partir da utilização do ambiente hipermídia HyperCALGD. Esta metodologia de ensino se fundamenta na teoria da assimilação ou da aprendizagem significativa de Ausubel, a qual considera como fator mais importante para a aprendizagem o conhecimento que o aluno já possui. A aprendizagem significativa é um processo pelo qual uma nova informação se relaciona com aspectos relevantes da estrutura cognitiva do indivíduo. A implementação desta metodologia exigiu que fossem realizadas alterações na organização e apresentação do conteúdo programático, dos procedimentos de ensino e na seleção dos recursos didáticos da disciplina. Desta maneira, a disposição axiomática (lógica) comumente encontrada no ensino tradicional da Geometria Descritiva passa a ter, gradualmente, um desenvolvimento com ênfase nos conhecimentos prévios dos alunos. Para a consecução desta metodologia de ensino foram utilizadas ferramentas e técnicas criadas por Novak e Gowin, sendo elas: mapas conceituais, organizadores prévios e apoio empírico-concreto. Como apoio empírico-concreto da Geometria Descritiva III foi utilizado o ambiente hipermídia de aprendizagem HyperCALGD. Um experimento foi realizado durante um semestre na disciplina ARQ-03320 Geometria Descritiva III, onde foram aplicados os princípios e as técnicas oriundas da aprendizagem significativa para um grupo experimental, e mantida a metodologia tradicional para um grupo de controle. O objetivo do experimento foi verificar as diferenças que poderiam surgir, a partir do uso das diferentes abordagens, em termos da habilidade do aluno para aplicar, associar, diferenciar e organizar hierarquicamente os conceitos de Geometria Descritiva. Para obter tais objetivos foram administrados, além dos testes de avaliação tradicionais, testes de associação no início e no fim da disciplina.Florianópolis, SCBarcia, Ricardo MirandaSilva, Harrysson Luiz daUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Régio Pierre da2013-07-15T22:46:50Z2013-07-15T22:46:50Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis213 f.| il., grafs., tabs.application/pdf209927http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101609porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-15T22:46:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/101609Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-15T22:46:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de perspectiva cognitivista como ferramenta de ensino-aprendizagem da geometria descritiva a partir do ambiente hipermídia hypercal GD
title Avaliação de perspectiva cognitivista como ferramenta de ensino-aprendizagem da geometria descritiva a partir do ambiente hipermídia hypercal GD
spellingShingle Avaliação de perspectiva cognitivista como ferramenta de ensino-aprendizagem da geometria descritiva a partir do ambiente hipermídia hypercal GD
Silva, Régio Pierre da
Engenharia de produção
Geometria descritiva
Estudo e ensino
Aprendizagem
Avaliação
Ensino
Metodologia
title_short Avaliação de perspectiva cognitivista como ferramenta de ensino-aprendizagem da geometria descritiva a partir do ambiente hipermídia hypercal GD
title_full Avaliação de perspectiva cognitivista como ferramenta de ensino-aprendizagem da geometria descritiva a partir do ambiente hipermídia hypercal GD
title_fullStr Avaliação de perspectiva cognitivista como ferramenta de ensino-aprendizagem da geometria descritiva a partir do ambiente hipermídia hypercal GD
title_full_unstemmed Avaliação de perspectiva cognitivista como ferramenta de ensino-aprendizagem da geometria descritiva a partir do ambiente hipermídia hypercal GD
title_sort Avaliação de perspectiva cognitivista como ferramenta de ensino-aprendizagem da geometria descritiva a partir do ambiente hipermídia hypercal GD
author Silva, Régio Pierre da
author_facet Silva, Régio Pierre da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barcia, Ricardo Miranda
Silva, Harrysson Luiz da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Régio Pierre da
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Geometria descritiva
Estudo e ensino
Aprendizagem
Avaliação
Ensino
Metodologia
topic Engenharia de produção
Geometria descritiva
Estudo e ensino
Aprendizagem
Avaliação
Ensino
Metodologia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-15T22:46:50Z
2013-07-15T22:46:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 209927
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101609
identifier_str_mv 209927
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 213 f.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652021094416384