Da doxa ao logos: problematizando o ensino de história e a educação patrimonial a partir da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Jeferson Luiz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216479
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2020.
id UFSC_5a420c62acd3cea2f071994108d2b2a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216479
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Da doxa ao logos: problematizando o ensino de história e a educação patrimonial a partir da escolaHistóriaEscolasPatrimônioEducaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2020.Este trabalho foi construído através da problematização da antiga edificação da Escola de Educação Básica Professor Germano Timm, tombada como patrimônio cultural do município de Joinville-SC, em 2004, e que permaneceu abandonada entre 2006 e 2018. Desta perspectiva, apresentando-se uma proposta metodológica de ensino de História e educação patrimonial que considera os alunos e as alunas da Educação Básica como sujeitos no processo de ensino e aprendizagem mediado pelo professor, a escola é pensada como um espaço de elaboração do conhecimento histórico e como objeto de estudo a partir do conceito de patrimônio cultural. Propõese um trabalho pedagógico ancorado em processos inerentes ao ensino de História e à construção do pensamento histórico, como a apropriação conceitual, a contextualização do objeto de pesquisa, a análise de fontes históricas na sala de aula e a construção de narrativas históricas pelos estudantes. Este trabalho foi elaborado a partir de uma proposta inicial que resultou no desenvolvimento de um projeto piloto com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio durante o ano letivo de 2018. Partindo da apresentação e reflexão destes processos, buscou-se reforçar a dimensão propositiva do Mestrado em Ensino de História a partir da elaboração de dois materiais didáticos: o diário do estudante e o caderno de diálogos com o professor, que, reconhecendo professores e estudantes como sujeitos, apresentam a proposta metodológica a ser desenvolvida a partir da problematização da escola.Abstract: This thesis was created from a problem analysis regarding the old building of the Professor Germano Timm School of Basic Education, protected as a cultural heritage of Joinville city, in 2004, which remained abandoned between 2006 and 2018. From this perspective, presenting a methodological proposal for the teaching of History and heritage education that considers students of Basic Education as subjects in the teaching and learning process, mediated by the teacher, the school is acknowledged as a space for the elaboration of historical knowledge and as an object of study based on the concept of cultural heritage. It is proposed a pedagogical work based on processes regarding the teaching of History and the construction of historical thought, such as conceptual appropriation, the context of the research object, the analysis of historical sources in the classroom, and the production of historical narratives by students. This work was created based on a draft that resulted in the development of a pilot project with high school students from the 3rd year during the 2018 term. Having in mind the presentation and reflection of these processes, it was aimed to reinforce the dimension proposed by the Master Degree in History Teaching from the elaboration of two didactic materials: the student's diary and the book of dialogue with the teacher, which, recognizes teachers and students as subjects, therefore presenting the methodological proposal to be developed from the discussion of the school.Silva, Mônica Martins daUniversidade Federal de Santa CatarinaFreitas, Jeferson Luiz2020-10-21T21:30:20Z2020-10-21T21:30:20Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis265 p.| il.application/pdf370346https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216479porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:30:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216479Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:30:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Da doxa ao logos: problematizando o ensino de história e a educação patrimonial a partir da escola
title Da doxa ao logos: problematizando o ensino de história e a educação patrimonial a partir da escola
spellingShingle Da doxa ao logos: problematizando o ensino de história e a educação patrimonial a partir da escola
Freitas, Jeferson Luiz
História
Escolas
Patrimônio
Educação
title_short Da doxa ao logos: problematizando o ensino de história e a educação patrimonial a partir da escola
title_full Da doxa ao logos: problematizando o ensino de história e a educação patrimonial a partir da escola
title_fullStr Da doxa ao logos: problematizando o ensino de história e a educação patrimonial a partir da escola
title_full_unstemmed Da doxa ao logos: problematizando o ensino de história e a educação patrimonial a partir da escola
title_sort Da doxa ao logos: problematizando o ensino de história e a educação patrimonial a partir da escola
author Freitas, Jeferson Luiz
author_facet Freitas, Jeferson Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mônica Martins da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Jeferson Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv História
Escolas
Patrimônio
Educação
topic História
Escolas
Patrimônio
Educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:30:20Z
2020-10-21T21:30:20Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 370346
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216479
identifier_str_mv 370346
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 265 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652362680631296