A jornada do herói e a identidade midiática docente no contexto da cultura digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lostada, Lauro Roberto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216600
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020
id UFSC_5ac7302b0641cea4517a8d930a28a676
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216600
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A jornada do herói e a identidade midiática docente no contexto da cultura digitalEducaçãoProfessoresEducação permanenteEnsino à distânciaCultura digitalProfessoresTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020A compreensão crítica da história permite vislumbrar a identidade como um projeto em permanente construção, para o qual contribuem diversos mecanismos, dentre os quais a própria escola. Com a cultura digital, questiona-se o impacto das tecnologias sobre o conceito de identidade, que tem se tornado cada vez menos estável, mudando de acordo com as circunstâncias. Tal fato reflete no perfil profissional do professor, que se vê pressionado para que inove suas práticas, mesmo estando a serviço de uma instituição que tem como principal meta a transmissão do conhecimento, resistindo, por sua tradição, às mudanças que invadem todos os demais âmbitos da vida moderna. Este é o pressuposto utilizado para pensar o conceito de identidade midiática docente como forma de equilibrar a tensão promovida pelas tecnologias digitais na escola, oferecendo as competências necessárias para que o professor possa exercer a docência, promovendo não somente o consumo das mídias, mas também sua produção crítica e criativa. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo investigar a constituição da identidade midiática docente tendo como ponto de partida o Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital do Ministério da Educação, que foi oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina a 767 profissionais da área da educação do Estado. O interesse pela proposta se justifica pelo fato de ter sido um projeto de formação de professores organizado a partir do autorreferenciamento, em que a realidade do cursista foi tomada como objeto de reflexão, ao contrário dos tradicionais cursos de formação oferecidos aos professores das redes de ensino do país. O autorreferenciamento demonstra ter a possibilidade de fazer com que o professor, enquanto sujeito de uma história peculiar, possa tomar suas referências pessoais como objeto de reflexão e de análise, desconstruindo a imagem que carrega da profissão em vista da construção de um novo perfil profissional, que seja, diante das condições da cultura digital, aberto à mudança e no qual, portanto, se promova a colaboração como maneira de superar os limites que a formação inicial e o trabalho individual acabam impondo ao exercício da profissão. Neste viés, a pesquisa aborda os egressos da ECD, através de uma metodologia de pesquisa narrativa com viés autobiográfico, acompanhando-os através da aplicação de três questionários elaborados através do Google Forms, com o objetivo de compreender as mudanças que tiveram em sua identidade profissional ao longo do processo. Para explorar de forma mais ampla o potencial das narrativas autobiográficas para a transformação da identidade desses professores, oferecemos aos egressos concluintes da ECD, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina, um curso de extensão na modalidade EAD intitulado Narrativas, Autobiografia e Formação de Educadores. O projeto utilizou os pressupostos da Jornada do Herói como uma diretriz de escrita para a construção de memoriais de formação, através dos quais se buscou a mobilização dos egressos para a análise crítica de sua trajetória. Dentre todos os depoimentos obtidos, optamos por analisar prioritariamente os relatos de 13 cursistas por terem completado todas as quatro etapas da pesquisa. Os resultados indicam que as narrativas autobiográficas tem grande potencial para a formação de um perfil profissional midiático, pois possibilitam que o professor possa tomar sua própria trajetória de vida como objeto de análise e, desta forma, conscientize-se das origens de sua identidade e de sua identidade profissional, agindo no sentido de equalizar a tensão provocada pela cultura digital no cotidiano da escola brasileira.Abstract: The critical understanding of history allows for a glimpse of identity as a project in permanent construction, to which various mechanisms contribute, including the school itself. With the digital culture, the impact of technologies on the concept of identity is questioned, which has become less and less stable, changing according to the circumstances. This fact is reflected in the professional profile of the teacher, who is under pressure to innovate his practices, even though he is at the service of an institution whose main goal is the transmission of knowledge, resisting, through its tradition, the changes that invade all other areas of modern life. This is the assumption used to think about the concept of teaching media identity as a way to balance the tension promoted by digital technologies at school, offering the necessary skills so that the teacher can exercise teaching, promoting not only the consumption of the media, but also their critical and creative production. In this sense, this research aims to investigate the constitution of the teaching media identity taking as a starting point the Specialization Course in Education in Digital Culture of the Ministry of Education, which was offered by the Federal University of Santa Catarina to 767 education professionals of State. The interest in the proposal is justified by the fact that it was a teacher training project organized based on selfreferencing, in which the reality of the student was taken as an object of reflection, unlike the traditional training courses offered to teachers in the country's education networks. Selfreferencing demonstrates the possibility of making the teacher, as the subject of a peculiar history, able to take his personal references as an object of reflection and analysis, deconstructing the image he carries of the profession in view of building a new professional profile, that is, given the conditions of digital culture, open to change and in which, therefore, collaboration is promoted as a way to overcome the limits that initial training and individual work end up imposing on the exercise of the profession. In this bias, the research addresses the graduates of EDC, through a narrative research methodology with an autobiographical bias, following them through the application of three questionnaires elaborated through Google Forms, in order to understand the changes they had in their professional identity throughout the process. In order to explore more fully the potential of autobiographical narratives for the transformation of the identity of these teachers, we offer EDC graduates, in partnership with the State University of Santa Catarina, an extension course in the distance modality entitled Narratives, Autobiography and Training of Educators. The project used the assumptions of the Hero's Journey as a writing guideline for the construction of training memorials, through which it sought to mobilize the graduates to critically analyze their trajectory. Among all the testimonies obtained, we chose to analyze primarily the reports of 13 course participants for having completed all four stages of the research. The results indicate that autobiographical narratives have great potential for the formation of a professional media profile, because they allow the teacher to take his own life path as an object of analysis and, thus, become aware of the origins of his identity and his professional identity, acting to equalize the tension caused by digital culture in the daily life of the Brazilian school.2020Cruz, Dulce MárciaUniversidade Federal de Santa CatarinaLostada, Lauro Roberto2020-10-21T21:31:52Z2020-10-21T21:31:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis295 p.| il., gráfs.application/pdf369294https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216600porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:31:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216600Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:31:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A jornada do herói e a identidade midiática docente no contexto da cultura digital
title A jornada do herói e a identidade midiática docente no contexto da cultura digital
spellingShingle A jornada do herói e a identidade midiática docente no contexto da cultura digital
Lostada, Lauro Roberto
Educação
Professores
Educação permanente
Ensino à distância
Cultura digital
Professores
title_short A jornada do herói e a identidade midiática docente no contexto da cultura digital
title_full A jornada do herói e a identidade midiática docente no contexto da cultura digital
title_fullStr A jornada do herói e a identidade midiática docente no contexto da cultura digital
title_full_unstemmed A jornada do herói e a identidade midiática docente no contexto da cultura digital
title_sort A jornada do herói e a identidade midiática docente no contexto da cultura digital
author Lostada, Lauro Roberto
author_facet Lostada, Lauro Roberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Dulce Márcia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lostada, Lauro Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores
Educação permanente
Ensino à distância
Cultura digital
Professores
topic Educação
Professores
Educação permanente
Ensino à distância
Cultura digital
Professores
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:31:52Z
2020-10-21T21:31:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369294
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216600
identifier_str_mv 369294
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 295 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv 2020
publisher.none.fl_str_mv 2020
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652049198350336