Grande Sertão: Veredas: uma epopéia da escrita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94223 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2010 |
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Grande Sertão: Veredas: uma epopéia da escritaLiteraturaLiteratura brasileiraRomanceGeneros literariosCrítica literáriaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2010Grande Sertão: Veredas (1956), enquanto escritura, participa, ao mesmo tempo que foge, do gênero epopéia -salientado pela crítica rosiana como um dos seus referentes fundamentais. Esta dissertação de mestrado descreve essa paradoxal participação genérica ao menos em três níveis, imbricados e em extrema tensão: a ação, a narração e a transcrição ou passagem ao texto. Finalmente, reflete-se sobre como nessa "epopéia" da escrita algumas certezas e consensos são incessantemente interrompidos, sobre como nela se excreve (ou pesa fora da inscrição) uma existência comunitária sem um sentido "dado" ou a se impor -a aventura de uma convivência em um mundo de errância, sem retorno à origem nem destinação final, cuja consistência é o exílio.Grande Sertão: Veredas (1956), as a written text, participates, and at the same time escapes, from the epic gender -highlighted by critics of Guimarães Rosa's work as one of its fundamental referentials. The present work describes this paradoxical participation at least on three levels, imbricated and in extreme tension: the action, the narration and the transcription. Finally, there is a reflection about how in that "epic" of the writing, several consensus and certainties are interrupted, about how in it a communitary existence is exscripted (or has a weight outside the inscription) without a "given" sense or without imposing itself, the adventure of a life together in a world of errancy, without return to the origin or final destination, whose consistence is the exile.Reales, Liliana RosaUniversidade Federal de Santa CatarinaVélez Escallón, Bairon Oswaldo2012-10-25T07:44:44Z2012-10-25T07:44:44Z2012-10-25T07:44:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf279708http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94223porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T13:48:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94223Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T13:48:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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