Avaliando o Ambiente Interno do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará com base no Balanced Scorecard.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Francisco Alves de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Maia, Tereza Lúcia de Oliveira, Freire, Fátima de Souza, Leão, Fernando Antônio de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76598
Resumo: O Instituto de Cultura e Arte (ICA) foi criado em 2003, com a finalidade de congregar a gestão dos bens culturais da Universidade Federal do Ceará (UFC). No ICA são desenvolvidas atividades de artes cênicas, visuais, áudiovisual, linguagem literária, além de show, música, dança, teatro e cinema, através da Casa Amarela, Casa José de Alencar, Curso de Arte Dramática, Museu de Arte da UFC, Coral Universitário e Associação de Amigos do Coral. A implantação de um modelo de gerenciamento dos equipamentos e dos bens culturais torna-se necessária tendo em vista o seu papel social desenvolvido no Estado. O objetivo do trabalho é avaliar os aspectos gerenciais dos principais órgãos envolvidos no ICA, com a finalidade de propor uma gestão estratégica dentro da metodologia do balanced scorecard (BSC). Avalia-se o modelo de gestão atual do ICA com o intuito de saber em quais ambientes (processos internos, operacionais e financeiros) deverão ser modificados. Foi realizada uma pesquisa de campo a partir da aplicação de questionários aos funcionários e gestores dos bens culturais do ICA, no período de abril a maio de 2006. Conclui-se que a implantação do modelo de BSC é de suma importância para o crescimento e desenvolvimento dos bens culturais da UFC e a sua implementação dependerá de fatores de integração entre os diversos gestores que envolvem o ICA, em função da escassez de recursos, necessidade de qualificação profissional, de melhoria de investimentos em infra-estrutura, bem como divulgação das atividades desenvolvidas pela entidade.
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