Avaliação de competências em curso de especialização a distância via web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84807 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_5b0bdb60a435e414e5e3053a87ac7640 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84807 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Avaliação de competências em curso de especialização a distância via webEngenharia de produçãoEnsino a distanciaAvaliaçãoEnsino auxiliado por computadorInternet (Redes de computadores)Inovações educacionaisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O presente trabalho teve como proposta avaliar competências desenvolvidas na educação a distância. Apresenta uma fundamentação teórica sobre a questão da ciência nas perspectivas filosófica e psicológica, com o objetivo de mostrar que a construção do conhecimento possui um longo processo histórico e que o que hoje se concebe como verdade em uma ciência, foi e às vezes ainda é questionado por outras. Sobre avaliação, discute-se principalmente seu papel social, uma vez que esta representa uma concepção de homem e de mundo. A compreensão de competência utilizada foi a de um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes aplicadas a uma função. Foram descritas como habilidades: auto-disciplina, comunicação, objetividade, flexibilidade e criatividade. Como conhecimentos: o uso da internet e da informática. Como atitudes: a sociabilidade virtual, a paciência, o aprender sozinho, a tolerância, a curiosidade e a disposição para correr riscos. As funções descritas foram: atendimento ao cliente, coordenação da equipe, negociação com clientes internos e externos, motivação da equipe, planejamento de atividades, organização da empresa e liderança. Em relação a educação a distância, foram estudados aspectos relacionados a sua história, suas características, vantagens, limitações e aplicações. A pesquisa aplicada foi definida como exploratória, onde pretendeu-se avaliar se os alunos de um curso de especialização em gestão realizado a distância via web haviam desenvolvido competências que não estavam previstas nos objetivos do mesmo. Para tal, foi elaborado um instrumento de pesquisa. Um questionário com a escala Likert de cinco pontos aplicado a partir do contato direto individual a uma amostra de vinte e nove alunos, correspondendo a 54,7% do universo, que era constituído de 53 alunos. Quanto ao método utilizado, a pesquisa foi classificada como qualitativa. Os resultados obtidos a partir da estatística descritiva, levaram a validação da hipótese geral formulada pela pesquisadora, de que é possível avaliar competências (habilidades, conhecimentos e atitudes aplicados a uma função) desenvolvidas a partir da educação a distância.Florianópolis, SCRojas Lezana, Alvaro GuillermoUniversidade Federal de Santa CatarinaTonelli, Alessandra2012-10-20T12:41:12Z2012-10-20T12:41:12Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis211 f.| il., tabs., grafs.application/pdf196648http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84807porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-20T12:41:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84807Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-20T12:41:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de competências em curso de especialização a distância via web |
title |
Avaliação de competências em curso de especialização a distância via web |
spellingShingle |
Avaliação de competências em curso de especialização a distância via web Tonelli, Alessandra Engenharia de produção Ensino a distancia Avaliação Ensino auxiliado por computador Internet (Redes de computadores) Inovações educacionais |
title_short |
Avaliação de competências em curso de especialização a distância via web |
title_full |
Avaliação de competências em curso de especialização a distância via web |
title_fullStr |
Avaliação de competências em curso de especialização a distância via web |
title_full_unstemmed |
Avaliação de competências em curso de especialização a distância via web |
title_sort |
Avaliação de competências em curso de especialização a distância via web |
author |
Tonelli, Alessandra |
author_facet |
Tonelli, Alessandra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rojas Lezana, Alvaro Guillermo Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonelli, Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino a distancia Avaliação Ensino auxiliado por computador Internet (Redes de computadores) Inovações educacionais |
topic |
Engenharia de produção Ensino a distancia Avaliação Ensino auxiliado por computador Internet (Redes de computadores) Inovações educacionais |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-20T12:41:12Z 2012-10-20T12:41:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
196648 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84807 |
identifier_str_mv |
196648 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
211 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652284822814720 |