Contribuição ao Ensino Universitário do Nordeste Brasileiro: Um Estudo sobre a Avaliação de Projetos de Pesquisa para a Disciplina Monografia Relatando as Experiências Docentes nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração de Marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávia Felix da
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Barros, Emerson de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96969
Resumo: O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo comparativo sobre a avaliação da disciplina de Monografia para os cursos de Ciências Contábeis e Administração também denominada, em algumas Instituições de Ensino Superior (IES), como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Com isso o estudo fornece uma contribuição para a melhoria da gestão universitária, especialmente ao ensino dos cursos na área de negócios. Para tanto serão observadas duas experiências docentes vivenciadas pelos autores deste estudo na fase de orientação do projeto monográfico, que antecede a curso da monografia propriamente dita . O tema em pauta foi escolhido por se observar, com freqüência, nos cursos de Ciências contábeis e Administração, que são ciências sociais aplicadas, resistência por parte dos alunos em se dedicarem ao trabalho de pesquisa, especialmente a monografia de conclusão de curso. Os acadêmicos tendem a valorizar a prática empresarial como requisito suficiente para sua formação profissional em detrimento do desenvolvimento da ciência por meio da elaboração de trabalho de cunho científico. O estudo é classificado como comparativo e a investigação foi conduzida pelos autores do estudo durante todo o primeiro semestre de 2005. O curso de Administração estudado pertence a uma faculdade privada localizada no Norte do Estado da Bahia, Brasil. O curso de Ciências Contábeis estudado pertence a uma faculdade privada localizada no Agreste do Estado de Pernambuco, Brasil. Um dos autores deste estudo pertence ao quadro de professores do Departamento de Ciências Contábeis da referida Instituição e também leciona no Curso de Administração da Faculdade localizada na Bahia. Pelas experiências relatadas verifica-se que apesar da existência de vários pontos que necessitam de melhoria quanto à condução da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Monografia, as IES têm desprendido esforços em atividades que buscam desenvolver a pesquisa e se aproximar das diretrizes traçadas pelo Ministério da Educação (MEC) para as faculdades privadas, especialmente os cursos de graduação na área de negócios.
id UFSC_5b1cb3c94b13af03da5bbe34d586c60d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96969
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Contribuição ao Ensino Universitário do Nordeste Brasileiro: Um Estudo sobre a Avaliação de Projetos de Pesquisa para a Disciplina Monografia Relatando as Experiências Docentes nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração de MarketingO objetivo desta pesquisa é realizar um estudo comparativo sobre a avaliação da disciplina de Monografia para os cursos de Ciências Contábeis e Administração também denominada, em algumas Instituições de Ensino Superior (IES), como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Com isso o estudo fornece uma contribuição para a melhoria da gestão universitária, especialmente ao ensino dos cursos na área de negócios. Para tanto serão observadas duas experiências docentes vivenciadas pelos autores deste estudo na fase de orientação do projeto monográfico, que antecede a curso da monografia propriamente dita . O tema em pauta foi escolhido por se observar, com freqüência, nos cursos de Ciências contábeis e Administração, que são ciências sociais aplicadas, resistência por parte dos alunos em se dedicarem ao trabalho de pesquisa, especialmente a monografia de conclusão de curso. Os acadêmicos tendem a valorizar a prática empresarial como requisito suficiente para sua formação profissional em detrimento do desenvolvimento da ciência por meio da elaboração de trabalho de cunho científico. O estudo é classificado como comparativo e a investigação foi conduzida pelos autores do estudo durante todo o primeiro semestre de 2005. O curso de Administração estudado pertence a uma faculdade privada localizada no Norte do Estado da Bahia, Brasil. O curso de Ciências Contábeis estudado pertence a uma faculdade privada localizada no Agreste do Estado de Pernambuco, Brasil. Um dos autores deste estudo pertence ao quadro de professores do Departamento de Ciências Contábeis da referida Instituição e também leciona no Curso de Administração da Faculdade localizada na Bahia. Pelas experiências relatadas verifica-se que apesar da existência de vários pontos que necessitam de melhoria quanto à condução da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Monografia, as IES têm desprendido esforços em atividades que buscam desenvolver a pesquisa e se aproximar das diretrizes traçadas pelo Ministério da Educação (MEC) para as faculdades privadas, especialmente os cursos de graduação na área de negócios.INPEAU2012-11-05T18:24:43Z2012-11-05T18:24:43Z2005-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96969Silva, Flávia Felix daBarros, Emerson de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-18T03:00:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96969Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-18T03:00:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição ao Ensino Universitário do Nordeste Brasileiro: Um Estudo sobre a Avaliação de Projetos de Pesquisa para a Disciplina Monografia Relatando as Experiências Docentes nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração de Marketing
title Contribuição ao Ensino Universitário do Nordeste Brasileiro: Um Estudo sobre a Avaliação de Projetos de Pesquisa para a Disciplina Monografia Relatando as Experiências Docentes nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração de Marketing
spellingShingle Contribuição ao Ensino Universitário do Nordeste Brasileiro: Um Estudo sobre a Avaliação de Projetos de Pesquisa para a Disciplina Monografia Relatando as Experiências Docentes nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração de Marketing
Silva, Flávia Felix da
title_short Contribuição ao Ensino Universitário do Nordeste Brasileiro: Um Estudo sobre a Avaliação de Projetos de Pesquisa para a Disciplina Monografia Relatando as Experiências Docentes nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração de Marketing
title_full Contribuição ao Ensino Universitário do Nordeste Brasileiro: Um Estudo sobre a Avaliação de Projetos de Pesquisa para a Disciplina Monografia Relatando as Experiências Docentes nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração de Marketing
title_fullStr Contribuição ao Ensino Universitário do Nordeste Brasileiro: Um Estudo sobre a Avaliação de Projetos de Pesquisa para a Disciplina Monografia Relatando as Experiências Docentes nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração de Marketing
title_full_unstemmed Contribuição ao Ensino Universitário do Nordeste Brasileiro: Um Estudo sobre a Avaliação de Projetos de Pesquisa para a Disciplina Monografia Relatando as Experiências Docentes nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração de Marketing
title_sort Contribuição ao Ensino Universitário do Nordeste Brasileiro: Um Estudo sobre a Avaliação de Projetos de Pesquisa para a Disciplina Monografia Relatando as Experiências Docentes nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração de Marketing
author Silva, Flávia Felix da
author_facet Silva, Flávia Felix da
Barros, Emerson de Souza
author_role author
author2 Barros, Emerson de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Flávia Felix da
Barros, Emerson de Souza
description O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo comparativo sobre a avaliação da disciplina de Monografia para os cursos de Ciências Contábeis e Administração também denominada, em algumas Instituições de Ensino Superior (IES), como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Com isso o estudo fornece uma contribuição para a melhoria da gestão universitária, especialmente ao ensino dos cursos na área de negócios. Para tanto serão observadas duas experiências docentes vivenciadas pelos autores deste estudo na fase de orientação do projeto monográfico, que antecede a curso da monografia propriamente dita . O tema em pauta foi escolhido por se observar, com freqüência, nos cursos de Ciências contábeis e Administração, que são ciências sociais aplicadas, resistência por parte dos alunos em se dedicarem ao trabalho de pesquisa, especialmente a monografia de conclusão de curso. Os acadêmicos tendem a valorizar a prática empresarial como requisito suficiente para sua formação profissional em detrimento do desenvolvimento da ciência por meio da elaboração de trabalho de cunho científico. O estudo é classificado como comparativo e a investigação foi conduzida pelos autores do estudo durante todo o primeiro semestre de 2005. O curso de Administração estudado pertence a uma faculdade privada localizada no Norte do Estado da Bahia, Brasil. O curso de Ciências Contábeis estudado pertence a uma faculdade privada localizada no Agreste do Estado de Pernambuco, Brasil. Um dos autores deste estudo pertence ao quadro de professores do Departamento de Ciências Contábeis da referida Instituição e também leciona no Curso de Administração da Faculdade localizada na Bahia. Pelas experiências relatadas verifica-se que apesar da existência de vários pontos que necessitam de melhoria quanto à condução da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Monografia, as IES têm desprendido esforços em atividades que buscam desenvolver a pesquisa e se aproximar das diretrizes traçadas pelo Ministério da Educação (MEC) para as faculdades privadas, especialmente os cursos de graduação na área de negócios.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-10
2012-11-05T18:24:43Z
2012-11-05T18:24:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96969
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652014876360704