O Trabalho e a pedagogia da alternância na Casa Familiar Rural de Pato Branco/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Glademir Alves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93685
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
id UFSC_5b91592207e7af48c2010b361aa1b6e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93685
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Trabalho e a pedagogia da alternância na Casa Familiar Rural de Pato Branco/PREducaçãoPato Branco (PR)TrabalhoPato Branco (PR)Pedagogia de alternânciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010Esta dissertação tem por objetivo analisar a relação que se estabelece entre o trabalho e a educação na Pedagogia da Alternância, adotada pelas Casas Familiares Rurais. Com base no materialismo histórico dialético, lançamos mão das categorias de Trabalho, Educação e Pedagogia da Alternância para identificar qual é a concepção que fundamenta a formação nas escolas que adotam a alternância e se esta possibilita uma real conexão entre o trabalho e o conteúdo do ensino. Questionamos se a formação é direcionada para o trabalho imediato da produção e reprodução da existência das famílias dos alunos ou se há objetivos de formação mais amplos. Procuramos observar também: a base produtiva e as relações de trabalho predominantes no contexto de que os alunos são oriundos; a articulação entre trabalho e educação na alternância praticada na Casa Familiar Rural; a lógica da formação e a lógica da produção, os princípios e a forma de organização do que é específico à formação e do que é específico à produção; bem como os laços entre teoria e prática. A pesquisa de campo realizou-se na Casa Familiar Rural de Pato Branco # PR, por meio de pesquisa documental e entrevista com a coordenadora da casa, professoras, monitores (as), alunos e suas famílias. Concluímos que a experiência em Pedagogia da Alternância realizada pela Casa Familiar Rural, neste momento e contexto histórico, apresenta no seu conjunto elementos # trabalho e educação # que são importantes para se pensar um projeto formativo avançado, entretanto ela está limitada pelo seu pressuposto e objetivos de formação desenvolvimentistas e localistas com vistas a afirmação da propriedade privada e da agricultura familiar.The purpose of this dissertation is to analyze the relationship between work and education in the Pedagogy of Alternation, adopted by the Rural Family Houses. Based on historic dialectical materialism, we utilize the categories of Work, Education and Pedagogy of Alternation to identify the concept at the basis of the education in the school that adopted this program of alternation and determine if this allowed a real connection between work and the content of education. We question if the education was aimed at immediate work and production and reproduction of the existence of the families of the students or if there were broader educational objectives. We also sought to observe: the productive base and the predominant labor relations in the context from which the students come; the articulation between work and education in the alternation practiced in the Rural Family Home; the basic concepts used in the education and those of production; the principles and the form of organization which is specific to the education and what is specific to production; as well as the connection between theory and practice. The field study conducted in the Rural Family Home of Pato Branco-PR, included document research and interviews with the coordinator of the home, teachers, monitors, students and their families. We conclude that the experience in the Pedagogy of Alternation conducted by the Rural Family Home at this historic time and context, presents elements # work and education # that are important for considering an advanced educational project, although they are limited by its presumptions and objectives of developmentalist and localist educations considering their basis in private property and family farming.Vendramini, Celia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaTrindade, Glademir Alves2012-10-25T02:07:17Z2012-10-25T02:07:17Z2012-10-25T02:07:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 p.| il.application/pdf281398http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93685porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T02:56:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93685Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T02:56:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Trabalho e a pedagogia da alternância na Casa Familiar Rural de Pato Branco/PR
title O Trabalho e a pedagogia da alternância na Casa Familiar Rural de Pato Branco/PR
spellingShingle O Trabalho e a pedagogia da alternância na Casa Familiar Rural de Pato Branco/PR
Trindade, Glademir Alves
Educação
Pato Branco (PR)
Trabalho
Pato Branco (PR)
Pedagogia de alternância
title_short O Trabalho e a pedagogia da alternância na Casa Familiar Rural de Pato Branco/PR
title_full O Trabalho e a pedagogia da alternância na Casa Familiar Rural de Pato Branco/PR
title_fullStr O Trabalho e a pedagogia da alternância na Casa Familiar Rural de Pato Branco/PR
title_full_unstemmed O Trabalho e a pedagogia da alternância na Casa Familiar Rural de Pato Branco/PR
title_sort O Trabalho e a pedagogia da alternância na Casa Familiar Rural de Pato Branco/PR
author Trindade, Glademir Alves
author_facet Trindade, Glademir Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vendramini, Celia Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Glademir Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pato Branco (PR)
Trabalho
Pato Branco (PR)
Pedagogia de alternância
topic Educação
Pato Branco (PR)
Trabalho
Pato Branco (PR)
Pedagogia de alternância
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T02:07:17Z
2012-10-25T02:07:17Z
2012-10-25T02:07:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 281398
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93685
identifier_str_mv 281398
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652286386241536