ABORDADEM DO MARKETING SOCIAL NA DISCIPLINA DE MARKETING NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE BLUMENAU, SC.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zoschke, Ana Cláudia Knoll
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Dreher, Marialva Tomio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97185
Resumo: A universidade possui um importante papel na formação profissional dos indivíduos de uma sociedade, formando para um mercado de trabalho diversificado e competitivo. Os conteúdos transmitidos na universidade, pelos professores, podem influenciar o comportamento do aluno quanto a sua atuação e conduta. Principalmente, por este motivo, é imprescindível que se atualize constantemente a realidade e relação do mercado e suas organizações com a sociedade, pelas suas necessidades e cobranças. Neste contexto, emerge o marketing social, ferramenta ética, como um diferencial utilizado pelas organizações para continuarem competitivas no mercado. Serve também, para que os profissionais passem a ver que o papel da empresa na sociedade, não se resume apenas a lucratividade, mas a contrapartida na solução ou minimização das problemáticas sociais. Diante deste motivo, o presente trabalho avalia a abordagem do tema marketing social nas disciplinas de administração mercadológica e marketing em três Instituições de Ensino Superior de Blumenau, SC. Trata-se de um estudo documental e descritivo, desenvolvido a partir da análise qualitativa das ementas, plano de ensino e bibliografia destas disciplinas. Buscou-se demonstrar a importância do tema na atualidade e na formação do discente, além de, fazer uma comparação entre estas universidades quanto à aplicação do marketing social. Para atingir este objetivo de pesquisa, utilizou-se como metodologia a pesquisa exploratória descritivo do tipo documental. Verificou-se, nos resultados, que a produção científica relacionada com o marketing social é escassa e que o tema ainda não é difundido nas disciplinas, pois não contempla bibliografia e tópicos relacionados ao assunto que permeia o marketing social. As problemáticas sociais raramente são explanadas no desenrolar dos semestres, apesar das próprias universidades fazerem uso das ferramentas de marketing social na promoção da instituição. A inexistência deste tema demonstra que a formação social do indivíduo pode ficar prejudicada, resultando num despreparo para lidar com situações sociais internas e externas à realidade produtiva da empresa, por exemplo, a interação com stakeholders e as parcerias essenciais à qualidade de vida da comunidade onde a empresa está situada, como parte dela. Entende-se que as empresas só poderão possuir “saúde empresarial” quando estiver conectada com o seu entorno social, pois dele depende as pessoas que constituem qualquer empresa.
id UFSC_5c3e4ae6bfb139f773438a5a638d2da5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97185
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ABORDADEM DO MARKETING SOCIAL NA DISCIPLINA DE MARKETING NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE BLUMENAU, SC.A universidade possui um importante papel na formação profissional dos indivíduos de uma sociedade, formando para um mercado de trabalho diversificado e competitivo. Os conteúdos transmitidos na universidade, pelos professores, podem influenciar o comportamento do aluno quanto a sua atuação e conduta. Principalmente, por este motivo, é imprescindível que se atualize constantemente a realidade e relação do mercado e suas organizações com a sociedade, pelas suas necessidades e cobranças. Neste contexto, emerge o marketing social, ferramenta ética, como um diferencial utilizado pelas organizações para continuarem competitivas no mercado. Serve também, para que os profissionais passem a ver que o papel da empresa na sociedade, não se resume apenas a lucratividade, mas a contrapartida na solução ou minimização das problemáticas sociais. Diante deste motivo, o presente trabalho avalia a abordagem do tema marketing social nas disciplinas de administração mercadológica e marketing em três Instituições de Ensino Superior de Blumenau, SC. Trata-se de um estudo documental e descritivo, desenvolvido a partir da análise qualitativa das ementas, plano de ensino e bibliografia destas disciplinas. Buscou-se demonstrar a importância do tema na atualidade e na formação do discente, além de, fazer uma comparação entre estas universidades quanto à aplicação do marketing social. Para atingir este objetivo de pesquisa, utilizou-se como metodologia a pesquisa exploratória descritivo do tipo documental. Verificou-se, nos resultados, que a produção científica relacionada com o marketing social é escassa e que o tema ainda não é difundido nas disciplinas, pois não contempla bibliografia e tópicos relacionados ao assunto que permeia o marketing social. As problemáticas sociais raramente são explanadas no desenrolar dos semestres, apesar das próprias universidades fazerem uso das ferramentas de marketing social na promoção da instituição. A inexistência deste tema demonstra que a formação social do indivíduo pode ficar prejudicada, resultando num despreparo para lidar com situações sociais internas e externas à realidade produtiva da empresa, por exemplo, a interação com stakeholders e as parcerias essenciais à qualidade de vida da comunidade onde a empresa está situada, como parte dela. Entende-se que as empresas só poderão possuir “saúde empresarial” quando estiver conectada com o seu entorno social, pois dele depende as pessoas que constituem qualquer empresa.INPEAU2012-11-08T18:32:25Z2012-11-08T18:32:25Z2005-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97185Zoschke, Ana Cláudia KnollDreher, Marialva Tomioporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-16T18:09:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97185Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-16T18:09:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ABORDADEM DO MARKETING SOCIAL NA DISCIPLINA DE MARKETING NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE BLUMENAU, SC.
title ABORDADEM DO MARKETING SOCIAL NA DISCIPLINA DE MARKETING NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE BLUMENAU, SC.
spellingShingle ABORDADEM DO MARKETING SOCIAL NA DISCIPLINA DE MARKETING NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE BLUMENAU, SC.
Zoschke, Ana Cláudia Knoll
title_short ABORDADEM DO MARKETING SOCIAL NA DISCIPLINA DE MARKETING NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE BLUMENAU, SC.
title_full ABORDADEM DO MARKETING SOCIAL NA DISCIPLINA DE MARKETING NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE BLUMENAU, SC.
title_fullStr ABORDADEM DO MARKETING SOCIAL NA DISCIPLINA DE MARKETING NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE BLUMENAU, SC.
title_full_unstemmed ABORDADEM DO MARKETING SOCIAL NA DISCIPLINA DE MARKETING NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE BLUMENAU, SC.
title_sort ABORDADEM DO MARKETING SOCIAL NA DISCIPLINA DE MARKETING NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE BLUMENAU, SC.
author Zoschke, Ana Cláudia Knoll
author_facet Zoschke, Ana Cláudia Knoll
Dreher, Marialva Tomio
author_role author
author2 Dreher, Marialva Tomio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zoschke, Ana Cláudia Knoll
Dreher, Marialva Tomio
description A universidade possui um importante papel na formação profissional dos indivíduos de uma sociedade, formando para um mercado de trabalho diversificado e competitivo. Os conteúdos transmitidos na universidade, pelos professores, podem influenciar o comportamento do aluno quanto a sua atuação e conduta. Principalmente, por este motivo, é imprescindível que se atualize constantemente a realidade e relação do mercado e suas organizações com a sociedade, pelas suas necessidades e cobranças. Neste contexto, emerge o marketing social, ferramenta ética, como um diferencial utilizado pelas organizações para continuarem competitivas no mercado. Serve também, para que os profissionais passem a ver que o papel da empresa na sociedade, não se resume apenas a lucratividade, mas a contrapartida na solução ou minimização das problemáticas sociais. Diante deste motivo, o presente trabalho avalia a abordagem do tema marketing social nas disciplinas de administração mercadológica e marketing em três Instituições de Ensino Superior de Blumenau, SC. Trata-se de um estudo documental e descritivo, desenvolvido a partir da análise qualitativa das ementas, plano de ensino e bibliografia destas disciplinas. Buscou-se demonstrar a importância do tema na atualidade e na formação do discente, além de, fazer uma comparação entre estas universidades quanto à aplicação do marketing social. Para atingir este objetivo de pesquisa, utilizou-se como metodologia a pesquisa exploratória descritivo do tipo documental. Verificou-se, nos resultados, que a produção científica relacionada com o marketing social é escassa e que o tema ainda não é difundido nas disciplinas, pois não contempla bibliografia e tópicos relacionados ao assunto que permeia o marketing social. As problemáticas sociais raramente são explanadas no desenrolar dos semestres, apesar das próprias universidades fazerem uso das ferramentas de marketing social na promoção da instituição. A inexistência deste tema demonstra que a formação social do indivíduo pode ficar prejudicada, resultando num despreparo para lidar com situações sociais internas e externas à realidade produtiva da empresa, por exemplo, a interação com stakeholders e as parcerias essenciais à qualidade de vida da comunidade onde a empresa está situada, como parte dela. Entende-se que as empresas só poderão possuir “saúde empresarial” quando estiver conectada com o seu entorno social, pois dele depende as pessoas que constituem qualquer empresa.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-10
2012-11-08T18:32:25Z
2012-11-08T18:32:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97185
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652150541123584