A dimensão estética da competência em informação dos bibliotecários da Biblioteca Pública de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169471 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2015. |
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A dimensão estética da competência em informação dos bibliotecários da Biblioteca Pública de Santa CatarinaCiência da informaçãoBiblioteconomiaSanta CatarinaCompetência em informaçãoBibliotecáriosSanta CatarinaFenomenologiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2015.Objetivei descrever a Dimensão Estética da Competência em Informação apresentada nas vivências profissionais dos bibliotecários da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Como forma de atingir este objetivo, pretendi registrar as vivências profissionais dos bibliotecários da Biblioteca Pública de Santa Catarina, assim como perceber na fala dos bibliotecários a compreensão sobre Competência em Informação e investigar na fala dos bibliotecários a interpretação acerca da Dimensão Estética da Competência em Informação. Esta foi uma pesquisa de abordagem qualitativa e fenomenológica do tipo bibliográfico e descritivo. Busquei nos bibliotecários as experiências de vida para descrever a Dimensão Estética da Competência em Informação, o que caracteriza este trabalho como um Estudo de Caso, com oito participantes. Como técnica utilizada para a coleta de dados eu utilizei a entrevista com aplicação de questionário de caracterização e o uso de um roteiro com sete perguntas semiestruturadas para permitir a expressão dos entrevistados sobre as vivências e percepções. Utilizei um diário de campo com registros eletrônicos para anotar impressões obtidas no momento do processo de entrevista. Os dados foram analisados com a aplicação da análise de conteúdo, por meio de categorização dos resultados. Este tipo de análise é qualitativo e permite a inserção da fenomenologia e estética quando aborda a pessoa em seu local de trabalho na busca por compreensão de mundo partindo das falas de pessoas, a sua subjetividade surge para contribuir com os objetivos que são voltados para a compreensão e interpretação acerca das próprias vivências. Como resultados, consegui registrar as vivências dos profissionais e realizei a atividade de perceber nas falas qual a compreensão sobre Competência em Informação que em comparação com a literatura da área tem certa relação com as definições e conceitos das publicações, no entanto, apesar de construírem uma conceituação eu percebi a dificuldade dos bibliotecários em compreender o que é Competência em Informação. De igual forma para a interpretação acerca da Dimensão Estética da Competência em Informação, eles percebem em suas experiências aspectos intrínsecos à Estética, como percepção, sensibilidade e criatividade, mas os reconhecem como sendo uma dimensão estética no agir profissional. Finalizei com a percepção de que os bibliotecários reconhecem o bem coletivo como algo estético e a orientação dos interagentes como a dimensão estética da Competência em Informação, assim como a adaptação de conteúdos para a compreensão daqueles que usam informação para tomada de decisão. Esse foi um trabalho fenomenológico em que nem tudo fica dito com clareza necessitando a percepção do pesquisador para interpretar algumas falas, é um jogo filosófico em que o evidente tem o seu reverso, aquilo que ficou invisível. Assim, lembro o que diz a raposa de O Pequeno Príncipe: O essencial é invisível aos olhos.<br>Abstract : This study has the objective to describe the aesthetic dimension of competence in Information presented in professional experiences of librarians of the Public Library of Santa Catarina. In order to achieve this objective, intended to record the professional experiences of librarians of the Public Library of Santa Catarina, as well as understand the speech of librarians understanding of Competence in information and investigate the speech of librarians interpretation about Dimension Aesthetics of Competence in Information. This was a qualitative research and phenomenology of bibliographic and descriptive. I sought the librarians life experiences to describe the aesthetics of Competence dimension in information, which characterizes this work as a Case Study with eight participants. As a technique used to collect data I used the interview with characterization of a questionnaire and use a script with seven semi-structured questions to allow expression of respondents on the experiences and perceptions. I used a diary with electronic records to jot down impressions obtained at the time of the interview process. The data were analyzed by applying content analysis, through categorization of results. This type of analysis is qualitative and allow the inclusion of phenomenology and aesthetics when it addresses the person in your workplace in seek for understanding the world from the speeches of people, their subjectivity appears to contribute to goals that are aimed at understanding and interpretation about their own experiences. As a result, I managed to record the experiences of professionals and realized the activity realized in the statements which the understanding of competence in which information compared to previous researches have certain relationship with the definitions and concepts of the publications, however, although build a conceptualization I realized the difficulty of librarians in understanding what is competence in information. Similarly to the interpretation about the aesthetic dimension of competence in information, they realize on their experiences intrinsic aspects of aesthetics, such as perception, sensitivity and creativity, but recognize them as an aesthetic dimension in professional acting. I finished with the realization that librarians recognize the collective good as something aesthetic and orientation of interacting as the aesthetic dimension of competence in information, as well as the adaptation of content to the understanding of those who use information for decision making. This was a phenomenal work that not everything has been said clearly requiring the perception of the researcher to interpret a few lines, it is a philosophical game in which the course has its downside, what was invisible. So remember what does the fox The Little Prince: The essential is invisible to the eye.Caldin, Clarice FortkampUniversidade Federal de Santa CatarinaDuarte, Evandro Jair2016-10-19T12:58:29Z2016-10-19T12:58:29Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis273 p.| il.application/pdf339056https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169471porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T12:58:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169471Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T12:58:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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