Estilo individual de aprendizagem e a simulação clínica no ensino superior em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bresolin, Paula
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198539
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.
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spelling Estilo individual de aprendizagem e a simulação clínica no ensino superior em enfermagemEnfermagemAprendizagem experimentalEducação em EnfermagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.O objetivo da investigação foi compreender o processo de aprendizagem experiencial na simulação clínica no curso de Graduação em Enfermagem. Trata-se de um estudo de caso único, explicativo, com abordagem qualitativa. O caso constitui-se sobre a simulação clínica em um curso de graduação de enfermagem de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu de março a junho de 2018 com análise documental dos planos de ensino e de aula das disciplinas O cuidado no Processo de Viver Humano II - a condição cirúrgica de saúde e a O cuidado no processo de Viver Humano V atenção básica e saúde menta, além do Projeto Pedagógico do Curso, a aplicação do Inventário do Estilo de Aprendizagem a 29 estudantes e a observação-participante das aulas práticas em laboratório de simulação clínica. O projeto foi aprovado pela Plataforma Brasil, com o Parecer do Comitê de Ética e Pesquisa nº 2.675.941, em 26 de fevereiro de 2018, CAAE 84512418.1.0000.0121. Os resultados são apresentados na forma de manuscritos, sendo Aprendizagem Experiencial e as Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem: revisão integrativa de literatura (2013-2017) e O Processo de Aprendizagem Experiencial e a Simulação Clínica em um curso de Graduação em Enfermagem. Entende-se que a metodologia da simulação clínica foi adequada para alcançarmos os objetivos propostos sobre a aprendizagem experiencial, visto que possibilitou observar o caso em seu contexto real e, assim, compreender as características do estudo para posteriormente gerar uma explicação.Abstract : The objective of the research was to understand the experiential learning process in the clinical simulation in the undergraduate nursing course. This is a unique, explanatory case study with a qualitative approach. The case is based on the simulation in a nursing undergraduate course of a Public University of Southern Brazil. The data collection took place from March to June 2018 with documentary analysis of the teaching and teaching plans of the disciplines of Care in the Human Living Process II - the surgical condition of health and the care in the process of Human Living V - attention basic and mental health, in addition to the Pedagogical Project of the Course, the application of the Learning Style Inventory to 29 students and the participant observation of the practical classes in a clinical simulation laboratory. The project was approved by the Brazil Platform, with the Opinion of the Ethics and Research Committee No. 2,675,941, on February 26, 2018, CAAE 84512418.1.0000.0121. The results are presented in the form of manuscripts, being Experiential Learning and the National Nursing Curricular Guidelines: integrative literature review (2013-2017) and The Experiential Learning Process and Clinical Simulation in a Nursing Undergraduate course. It is understood that the methodology of clinical simulation was adequate to reach the proposed objectives on experiential learning, since it made it possible to observe the case in its real context and, thus, to understand the characteristics of the study to later generate an explanation.Martini, Jussara GueUniversidade Federal de Santa CatarinaBresolin, Paula2019-07-25T11:49:47Z2019-07-25T11:49:47Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis153 p.| il., gráfs.application/pdf360269https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198539porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:49:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198539Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:49:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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