EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253844 |
Resumo: | A eclosão global da Pandemia de COVID-19 trouxe desafios sem precedentes à humanidade, afetando diferentes áreas incluindo as Instituições de Ensino Superior (IES). Objetivou-se neste estudo avaliar a eficiência relativa dos cursos de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no período de 2017 a 2022 (pré e pós-pandemia). Para tanto, empregou-se Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA), com o modelo orientado para outputs. Evidenciou-se, por meio do DEA, que a maior parte dos cursos de pós-graduação não apresentou perda de eficiência no período considerado no estudo, podendo ser explicado pela rápida adaptação dos cursos analisados da UFSC às contingências da Pandemia da COVID-19. Dentre as ações de gestão dos cursos podem ser realçadas o uso de meios digitais para a formação do alunado e a ampliação dos prazos de conclusão dos cursos. Ademais dos fatores de gestão dos cursos, há de se acentuar a natureza do público da pós-graduação, que é mais experiente, maduro e autônomo, diferenciando-se sobremaneira dos discentes da graduação. |
id |
UFSC_5ccc7b799694a13d577439307c0e1bb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253844 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIAA eclosão global da Pandemia de COVID-19 trouxe desafios sem precedentes à humanidade, afetando diferentes áreas incluindo as Instituições de Ensino Superior (IES). Objetivou-se neste estudo avaliar a eficiência relativa dos cursos de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no período de 2017 a 2022 (pré e pós-pandemia). Para tanto, empregou-se Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA), com o modelo orientado para outputs. Evidenciou-se, por meio do DEA, que a maior parte dos cursos de pós-graduação não apresentou perda de eficiência no período considerado no estudo, podendo ser explicado pela rápida adaptação dos cursos analisados da UFSC às contingências da Pandemia da COVID-19. Dentre as ações de gestão dos cursos podem ser realçadas o uso de meios digitais para a formação do alunado e a ampliação dos prazos de conclusão dos cursos. Ademais dos fatores de gestão dos cursos, há de se acentuar a natureza do público da pós-graduação, que é mais experiente, maduro e autônomo, diferenciando-se sobremaneira dos discentes da graduação.INPEAU/UFSC2024-01-04T13:21:16Z2024-01-04T13:21:16Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253844TONOLLI, THAYNARA GILLIBORNIA, ANTONIO CEZARHOFFMANN, ELISÂNGELAANDRIOLA, WAGNER BANDEIRAMUNIZ, RITA DE FÁTIMAMUNIZ, SHEILA MARIAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T13:23:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253844Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-04T13:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA |
title |
EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA |
spellingShingle |
EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA TONOLLI, THAYNARA GILLI |
title_short |
EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA |
title_full |
EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA |
title_fullStr |
EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA |
title_sort |
EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA |
author |
TONOLLI, THAYNARA GILLI |
author_facet |
TONOLLI, THAYNARA GILLI BORNIA, ANTONIO CEZAR HOFFMANN, ELISÂNGELA ANDRIOLA, WAGNER BANDEIRA MUNIZ, RITA DE FÁTIMA MUNIZ, SHEILA MARIA |
author_role |
author |
author2 |
BORNIA, ANTONIO CEZAR HOFFMANN, ELISÂNGELA ANDRIOLA, WAGNER BANDEIRA MUNIZ, RITA DE FÁTIMA MUNIZ, SHEILA MARIA |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TONOLLI, THAYNARA GILLI BORNIA, ANTONIO CEZAR HOFFMANN, ELISÂNGELA ANDRIOLA, WAGNER BANDEIRA MUNIZ, RITA DE FÁTIMA MUNIZ, SHEILA MARIA |
description |
A eclosão global da Pandemia de COVID-19 trouxe desafios sem precedentes à humanidade, afetando diferentes áreas incluindo as Instituições de Ensino Superior (IES). Objetivou-se neste estudo avaliar a eficiência relativa dos cursos de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no período de 2017 a 2022 (pré e pós-pandemia). Para tanto, empregou-se Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA), com o modelo orientado para outputs. Evidenciou-se, por meio do DEA, que a maior parte dos cursos de pós-graduação não apresentou perda de eficiência no período considerado no estudo, podendo ser explicado pela rápida adaptação dos cursos analisados da UFSC às contingências da Pandemia da COVID-19. Dentre as ações de gestão dos cursos podem ser realçadas o uso de meios digitais para a formação do alunado e a ampliação dos prazos de conclusão dos cursos. Ademais dos fatores de gestão dos cursos, há de se acentuar a natureza do público da pós-graduação, que é mais experiente, maduro e autônomo, diferenciando-se sobremaneira dos discentes da graduação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15 2024-01-04T13:21:16Z 2024-01-04T13:21:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253844 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652387736354816 |