EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TONOLLI, THAYNARA GILLI
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: BORNIA, ANTONIO CEZAR, HOFFMANN, ELISÂNGELA, ANDRIOLA, WAGNER BANDEIRA, MUNIZ, RITA DE FÁTIMA, MUNIZ, SHEILA MARIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253844
Resumo: A eclosão global da Pandemia de COVID-19 trouxe desafios sem precedentes à humanidade, afetando diferentes áreas incluindo as Instituições de Ensino Superior (IES). Objetivou-se neste estudo avaliar a eficiência relativa dos cursos de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no período de 2017 a 2022 (pré e pós-pandemia). Para tanto, empregou-se Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA), com o modelo orientado para outputs. Evidenciou-se, por meio do DEA, que a maior parte dos cursos de pós-graduação não apresentou perda de eficiência no período considerado no estudo, podendo ser explicado pela rápida adaptação dos cursos analisados da UFSC às contingências da Pandemia da COVID-19. Dentre as ações de gestão dos cursos podem ser realçadas o uso de meios digitais para a formação do alunado e a ampliação dos prazos de conclusão dos cursos. Ademais dos fatores de gestão dos cursos, há de se acentuar a natureza do público da pós-graduação, que é mais experiente, maduro e autônomo, diferenciando-se sobremaneira dos discentes da graduação.
id UFSC_5ccc7b799694a13d577439307c0e1bb8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253844
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIAA eclosão global da Pandemia de COVID-19 trouxe desafios sem precedentes à humanidade, afetando diferentes áreas incluindo as Instituições de Ensino Superior (IES). Objetivou-se neste estudo avaliar a eficiência relativa dos cursos de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no período de 2017 a 2022 (pré e pós-pandemia). Para tanto, empregou-se Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA), com o modelo orientado para outputs. Evidenciou-se, por meio do DEA, que a maior parte dos cursos de pós-graduação não apresentou perda de eficiência no período considerado no estudo, podendo ser explicado pela rápida adaptação dos cursos analisados da UFSC às contingências da Pandemia da COVID-19. Dentre as ações de gestão dos cursos podem ser realçadas o uso de meios digitais para a formação do alunado e a ampliação dos prazos de conclusão dos cursos. Ademais dos fatores de gestão dos cursos, há de se acentuar a natureza do público da pós-graduação, que é mais experiente, maduro e autônomo, diferenciando-se sobremaneira dos discentes da graduação.INPEAU/UFSC2024-01-04T13:21:16Z2024-01-04T13:21:16Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253844TONOLLI, THAYNARA GILLIBORNIA, ANTONIO CEZARHOFFMANN, ELISÂNGELAANDRIOLA, WAGNER BANDEIRAMUNIZ, RITA DE FÁTIMAMUNIZ, SHEILA MARIAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T13:23:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253844Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-04T13:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA
title EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA
spellingShingle EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA
TONOLLI, THAYNARA GILLI
title_short EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA
title_full EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA
title_fullStr EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA
title_full_unstemmed EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA
title_sort EMPREGO DO DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) PARA ESTIMAR A EFICIÊNCIA RELATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC NO PERÍODO DE PANDEMIA
author TONOLLI, THAYNARA GILLI
author_facet TONOLLI, THAYNARA GILLI
BORNIA, ANTONIO CEZAR
HOFFMANN, ELISÂNGELA
ANDRIOLA, WAGNER BANDEIRA
MUNIZ, RITA DE FÁTIMA
MUNIZ, SHEILA MARIA
author_role author
author2 BORNIA, ANTONIO CEZAR
HOFFMANN, ELISÂNGELA
ANDRIOLA, WAGNER BANDEIRA
MUNIZ, RITA DE FÁTIMA
MUNIZ, SHEILA MARIA
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv TONOLLI, THAYNARA GILLI
BORNIA, ANTONIO CEZAR
HOFFMANN, ELISÂNGELA
ANDRIOLA, WAGNER BANDEIRA
MUNIZ, RITA DE FÁTIMA
MUNIZ, SHEILA MARIA
description A eclosão global da Pandemia de COVID-19 trouxe desafios sem precedentes à humanidade, afetando diferentes áreas incluindo as Instituições de Ensino Superior (IES). Objetivou-se neste estudo avaliar a eficiência relativa dos cursos de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no período de 2017 a 2022 (pré e pós-pandemia). Para tanto, empregou-se Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA), com o modelo orientado para outputs. Evidenciou-se, por meio do DEA, que a maior parte dos cursos de pós-graduação não apresentou perda de eficiência no período considerado no estudo, podendo ser explicado pela rápida adaptação dos cursos analisados da UFSC às contingências da Pandemia da COVID-19. Dentre as ações de gestão dos cursos podem ser realçadas o uso de meios digitais para a formação do alunado e a ampliação dos prazos de conclusão dos cursos. Ademais dos fatores de gestão dos cursos, há de se acentuar a natureza do público da pós-graduação, que é mais experiente, maduro e autônomo, diferenciando-se sobremaneira dos discentes da graduação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2024-01-04T13:21:16Z
2024-01-04T13:21:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253844
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652387736354816