Estratégia para a capacitação de docentes para integração das Tic na educação : projeto piloto em escolas de educação básica participantes do programa InTecEdu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210992 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018 |
id |
UFSC_5d120a7ab21ef62b572df671ac3eab2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/210992 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Estratégia para a capacitação de docentes para integração das Tic na educação : projeto piloto em escolas de educação básica participantes do programa InTecEduTecnologias da informação e comunicaçãoProfessoresEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalEducação básicaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018Os estudantes que ingressam, em todos os níveis educacionais, pertencem a gerações que nasceram e estão imersos na era da tecnologia, e esta faz parte de seu cotidiano. Isto tem estimulado o surgimento de novos enfoques e métodos de ensino e de aprendizagem, onde a pedagogia e a tecnologia necessitam estarem lado a lado. Neste contexto os docentes se veem na necessidade de integrar as ferramentas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como apoio nos processos de ensino e de aprendizagem. É necessário que utilizem as TIC como estratégias de ensino nas salas de aula para fomentar cenários educacionais dinâmicos e motivadores que facilitem a aprendizagem nos alunos. No Brasil, pesquisas demonstram carência dos conhecimentos acerca da integração das TIC nos processos educativos por parte dos docentes. Entre outros fatores, este fato ocorre pois não é dada a preparação adequada sobre estes novos conhecimentos. Neste documento são apresentados os resultados da pesquisa realizada durante os anos de 2016 e 2017 no Laboratório de Experimentação Remota, da UFSC. Buscou-se desenvolver, aplicar e perceber os resultados de uma estratégia para a capacitação docente que permitisse integrar as TIC nos processos de ensino e de aprendizagem de professores da Educação Básica. Por meio de um estudo de caso, investigou-se se as oficinas de capacitação docente desenvolvidas para o projeto piloto, contribuiu de forma positiva para a integração das TIC na educação. O projeto foi executado com professores de Educação Básica, vinculados a escolas públicas no âmbito de programa InTecEdu, localizadas na microrregião de Araranguá/SC. Após a realização das ações de capacitação e coleta dos dados acerca das ações realizadas. Estes, foram tabulados e interpretados, para que fosse possível definir a percepção docente sobre a contribuição das oficinas em seu fazer pedagógico. Desta forma foram utilizados três instrumentos de coleta de dados: questionário Perfil docente, questionário TPACK e por fim questionário percepção docente. Após a tabulação e verificação dos dados observou-se, que as ações de capacitação contribuíram de forma positiva para os professores integrarem as tecnologias em suas aulas. E ainda contribuiu para uma maior aproximação de professores e alunos, na realização de aulas mais próximas das atuais gerações.Abstract: The students who enter, at all educational levels, belong to generations that were born and are immersed in the era of technology, and this is part of their daily life. This has stimulated the emergence of new approaches and methods of teaching and learning, where pedagogy and technology need to be side by side. In this context teachers find themselves in need of integrating the tools of Information and Communication Technologies (ICT) as support in the teaching and learning processes. They need to use ICT as teaching strategies in classrooms to foster dynamic and motivating educational scenarios that facilitate learning in students. In Brazil, research shows lack of knowledge about the integration of ICT in educational processes by teachers. Among other factors, this fact occurs because adequate preparation is not given on this new knowledge. This document presents the results of the research carried out during the years 2016 and 2017 in the Remote Experimentation Laboratory, UFSC. The aim was to develop, apply and perceive the results of a strategy for teacher training that allows integrating ICT in the teaching and learning processes of Basic Education teachers. Through a case study, it was investigated whether the teacher training workshops developed for the pilot project contributed positively to the integration of ICT in education. The project was carried out with Basic Education teachers, working in public schools within the scope of the InTecEdu program, located in the Araranguá/SC microregion. After carrying out the training actions and collecting data on the actions taken. These were tabulated and interpreted so that it was possible to define the teacher perception about the contribution of the workshops in their pedagogical. In this way three data collection instruments were used: Teaching profile questionnaire, TPACK questionnaire and finally teacher perception questionnaire. After tabulation and verification of the data, it was observed that the training actions contributed positively to the teachers to integrate the technologies in their classes. And it also contributed to a greater approximation of teachers and students, in the accomplishment of lessons closer to the current generations.Silva, Juarez Bento daBilessimo, Simone Meister SommerUniversidade Federal de Santa CatarinaCanto, Josi Zanette do2020-08-20T03:31:17Z2020-08-20T03:31:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis171 p.| ils., gráfs., tabs.application/pdf364676https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210992porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T03:31:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/210992Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T03:31:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia para a capacitação de docentes para integração das Tic na educação : projeto piloto em escolas de educação básica participantes do programa InTecEdu |
title |
Estratégia para a capacitação de docentes para integração das Tic na educação : projeto piloto em escolas de educação básica participantes do programa InTecEdu |
spellingShingle |
Estratégia para a capacitação de docentes para integração das Tic na educação : projeto piloto em escolas de educação básica participantes do programa InTecEdu Canto, Josi Zanette do Tecnologias da informação e comunicação Professores Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional Educação básica |
title_short |
Estratégia para a capacitação de docentes para integração das Tic na educação : projeto piloto em escolas de educação básica participantes do programa InTecEdu |
title_full |
Estratégia para a capacitação de docentes para integração das Tic na educação : projeto piloto em escolas de educação básica participantes do programa InTecEdu |
title_fullStr |
Estratégia para a capacitação de docentes para integração das Tic na educação : projeto piloto em escolas de educação básica participantes do programa InTecEdu |
title_full_unstemmed |
Estratégia para a capacitação de docentes para integração das Tic na educação : projeto piloto em escolas de educação básica participantes do programa InTecEdu |
title_sort |
Estratégia para a capacitação de docentes para integração das Tic na educação : projeto piloto em escolas de educação básica participantes do programa InTecEdu |
author |
Canto, Josi Zanette do |
author_facet |
Canto, Josi Zanette do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Juarez Bento da Bilessimo, Simone Meister Sommer Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canto, Josi Zanette do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e comunicação Professores Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional Educação básica |
topic |
Tecnologias da informação e comunicação Professores Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional Educação básica |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-08-20T03:31:17Z 2020-08-20T03:31:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
364676 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210992 |
identifier_str_mv |
364676 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
171 p.| ils., gráfs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652285297819648 |