A influência do processo produtivo na qualidade final de pastilhas de freio automotiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Victor Almeida Cotta
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177529
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
id UFSC_5d1cf044d11789e7d3b6ffa001a14b9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177529
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBarbosa, Victor Almeida CottaFiorentin, Thiago Antonio2017-07-14T13:48:50Z2017-07-14T13:48:50Z2017-07-14https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177529TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.O presente trabalho enfatiza a importância do controle do processo produtivo na qualidade final do produto, mostrando os resultados em termos práticos através de comparações entre pastilhas de freio do mercado de reposição e as que vem originalmente no veículo, mensurando-os a partir de ensaios mecânicos de cisalhamento e dureza. Geralmente, quando em situações de emergência, o motorista é obrigado a acionar o pedal de freio de forma abrupta, pressionando as pastilhas contra o disco para gerar a força de frenagem. A força aplicada na pastilha de freio para frear o veículo deve ser no mínimo três vezes maior que a força de aceleração do mesmo. Para suportar tamanha pressão, é imprescindível que a mistura da massa de atrito seja composta pelos ingredientes corretos, além de estar devidamente compactada. Além disso, é importante que a massa de atrito não descole da plaqueta, pois, caso contrário, não ocorreria frenagem. Nesse trabalho, os testes foram realizados utilizando pastilhas de freio OEM e do mercado de reposição, testadas no próprio ambiente fabril com máquinas especializadas. Através dos dados obtidos foi possível explicar a importância de ter um processo produtivo controlado, bem como mostrar os possíveis efeitos devido a variações na produção. Os dados dos testes internos foram compilados e comparados com os resultados advindos do laboratório externo para o item OEM.85 f.FrenagemPastilha de freioMassa de atritoA influência do processo produtivo na qualidade final de pastilhas de freio automotivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC Victor Almeida Cotta Barbosa.pdfTCC Victor Almeida Cotta Barbosa.pdfapplication/pdf2768993https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/177529/1/TCC%20Victor%20Almeida%20Cotta%20Barbosa.pdf6071c93787763f5af8f6bbfba8c1156cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/177529/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1775292017-07-14 10:48:50.777oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-14T13:48:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência do processo produtivo na qualidade final de pastilhas de freio automotiva
title A influência do processo produtivo na qualidade final de pastilhas de freio automotiva
spellingShingle A influência do processo produtivo na qualidade final de pastilhas de freio automotiva
Barbosa, Victor Almeida Cotta
Frenagem
Pastilha de freio
Massa de atrito
title_short A influência do processo produtivo na qualidade final de pastilhas de freio automotiva
title_full A influência do processo produtivo na qualidade final de pastilhas de freio automotiva
title_fullStr A influência do processo produtivo na qualidade final de pastilhas de freio automotiva
title_full_unstemmed A influência do processo produtivo na qualidade final de pastilhas de freio automotiva
title_sort A influência do processo produtivo na qualidade final de pastilhas de freio automotiva
author Barbosa, Victor Almeida Cotta
author_facet Barbosa, Victor Almeida Cotta
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Victor Almeida Cotta
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fiorentin, Thiago Antonio
contributor_str_mv Fiorentin, Thiago Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Frenagem
Pastilha de freio
Massa de atrito
topic Frenagem
Pastilha de freio
Massa de atrito
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-14T13:48:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-14T13:48:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177529
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 85 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/177529/1/TCC%20Victor%20Almeida%20Cotta%20Barbosa.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/177529/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6071c93787763f5af8f6bbfba8c1156c
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805169917394944