Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231781 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_5d33bb218142251774775d779c681a7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/231781 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030.Politica EducacionalEducação 2030FinanciamentoMonitoramentoProfessoresTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.A educação de qualidade é motivo de preocupação de toda sociedade e proferida no discurso dos formuladores do documento como essencial para atingir o desenvolvimento sustentável. Organismos Multilaterais (OM) formularam o documento Educação 2030 discutido na Conferência de Incheon em 2015. Reconhecem a educação como elemento-chave para atingir o pleno emprego e amenizar a pobreza. Uma agenda mundial que visa alinhar a médio e longo prazo políticas educacionais em nível global ao Objetivo de Desenvolvimento 4.Temos como objetivos deste trabalho discutir tendências de reformas educacionais anunciadas nas propostas dessa agenda para a próxima década. Procuramos conhecer como os pesquisadores têm analisado as principais metas e estratégias do Educação 2030. Procuramos problematizar as implicações do financiamento e monitoramento da educação, e suas repercussões sobre os professores para compreendermos a reconfiguração da educação na atual estrutura social requerida pelo capitalismo contemporâneo. Utilizamos como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico, tentando desvendar o crítico partindo da aparência para alcançar a essência do objeto. Constatamos as incorporações das metas do Educação 2030 no Plano Nacional de Educação (PNE) e nos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Emenda Constitucional (EC) n.95/2016 parece absorver as recomendações da Agenda 2030 na formulação de políticas educacionais. Constatamos a tendência de bolsas de estudos da educação terciária como moeda de troca para apropriação do fundo público por grandes corporações para valorização de capitais internacionais no Brasil. A prevalência de competências socioemocionais como “flexibilidade”, “resiliência”, “tolerância”, “criatividade”, “empreendedorismo e proatividade” na formação de sujeitos como condição para atingir a "educação de qualidade" são habilidades requeridas para o mercado de trabalho. As recomendações dos formuladores do Educação 2030 retirada da educação do âmbito do “direito social” e inserida no setor de serviços, revelam a tendência da não universalização da “educação para todos”, precarização das relações de trabalho e perpetuação das relações de dependência dos países periféricos com os países centrais por de empréstimos internacionais. No entrelaçamento dos eixos financiamento, monitoramento e professores verificamos a tendência da educação como mercadoria, tendo como porta de entrada o financiamento e monitoramento para educação realizada por meio de plataformas que incentivam diversas partes interessadas, aqui compreendidos os capitalistas, a se envolverem com as políticas educacionais com o objetivo final de obter lucro. Visam, também, formar professores subordinados, monitorados pelas ferramentas tecnológicas para contenção do pensamento crítico com intuito de evitar conflitos políticos.Florianópolis, SCShiroma, Eneida OtoUniversidade Federal de Santa CatarinaBarbosa, Alexandra Gonçalves2022-02-24T18:48:28Z2022-02-24T18:48:28Z2020-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231781info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-02-24T18:48:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231781Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-24T18:48:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030. |
title |
Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030. |
spellingShingle |
Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030. Barbosa, Alexandra Gonçalves Politica Educacional Educação 2030 Financiamento Monitoramento Professores |
title_short |
Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030. |
title_full |
Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030. |
title_fullStr |
Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030. |
title_full_unstemmed |
Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030. |
title_sort |
Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030. |
author |
Barbosa, Alexandra Gonçalves |
author_facet |
Barbosa, Alexandra Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Shiroma, Eneida Oto Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Alexandra Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Politica Educacional Educação 2030 Financiamento Monitoramento Professores |
topic |
Politica Educacional Educação 2030 Financiamento Monitoramento Professores |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-16 2022-02-24T18:48:28Z 2022-02-24T18:48:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231781 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
61 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652334569357312 |