Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Alexandra Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231781
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_5d33bb218142251774775d779c681a7a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/231781
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030.Politica EducacionalEducação 2030FinanciamentoMonitoramentoProfessoresTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.A educação de qualidade é motivo de preocupação de toda sociedade e proferida no discurso dos formuladores do documento como essencial para atingir o desenvolvimento sustentável. Organismos Multilaterais (OM) formularam o documento Educação 2030 discutido na Conferência de Incheon em 2015. Reconhecem a educação como elemento-chave para atingir o pleno emprego e amenizar a pobreza. Uma agenda mundial que visa alinhar a médio e longo prazo políticas educacionais em nível global ao Objetivo de Desenvolvimento 4.Temos como objetivos deste trabalho discutir tendências de reformas educacionais anunciadas nas propostas dessa agenda para a próxima década. Procuramos conhecer como os pesquisadores têm analisado as principais metas e estratégias do Educação 2030. Procuramos problematizar as implicações do financiamento e monitoramento da educação, e suas repercussões sobre os professores para compreendermos a reconfiguração da educação na atual estrutura social requerida pelo capitalismo contemporâneo. Utilizamos como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico, tentando desvendar o crítico partindo da aparência para alcançar a essência do objeto. Constatamos as incorporações das metas do Educação 2030 no Plano Nacional de Educação (PNE) e nos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Emenda Constitucional (EC) n.95/2016 parece absorver as recomendações da Agenda 2030 na formulação de políticas educacionais. Constatamos a tendência de bolsas de estudos da educação terciária como moeda de troca para apropriação do fundo público por grandes corporações para valorização de capitais internacionais no Brasil. A prevalência de competências socioemocionais como “flexibilidade”, “resiliência”, “tolerância”, “criatividade”, “empreendedorismo e proatividade” na formação de sujeitos como condição para atingir a "educação de qualidade" são habilidades requeridas para o mercado de trabalho. As recomendações dos formuladores do Educação 2030 retirada da educação do âmbito do “direito social” e inserida no setor de serviços, revelam a tendência da não universalização da “educação para todos”, precarização das relações de trabalho e perpetuação das relações de dependência dos países periféricos com os países centrais por de empréstimos internacionais. No entrelaçamento dos eixos financiamento, monitoramento e professores verificamos a tendência da educação como mercadoria, tendo como porta de entrada o financiamento e monitoramento para educação realizada por meio de plataformas que incentivam diversas partes interessadas, aqui compreendidos os capitalistas, a se envolverem com as políticas educacionais com o objetivo final de obter lucro. Visam, também, formar professores subordinados, monitorados pelas ferramentas tecnológicas para contenção do pensamento crítico com intuito de evitar conflitos políticos.Florianópolis, SCShiroma, Eneida OtoUniversidade Federal de Santa CatarinaBarbosa, Alexandra Gonçalves2022-02-24T18:48:28Z2022-02-24T18:48:28Z2020-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231781info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-02-24T18:48:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231781Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-24T18:48:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030.
title Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030.
spellingShingle Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030.
Barbosa, Alexandra Gonçalves
Politica Educacional
Educação 2030
Financiamento
Monitoramento
Professores
title_short Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030.
title_full Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030.
title_fullStr Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030.
title_full_unstemmed Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030.
title_sort Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030.
author Barbosa, Alexandra Gonçalves
author_facet Barbosa, Alexandra Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Shiroma, Eneida Oto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Alexandra Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Politica Educacional
Educação 2030
Financiamento
Monitoramento
Professores
topic Politica Educacional
Educação 2030
Financiamento
Monitoramento
Professores
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
2022-02-24T18:48:28Z
2022-02-24T18:48:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231781
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652334569357312