Construindo visibilidades na cidade de São/José/SC: uma proposta de ensino de história e patrimônio cultural dos povos africanos e afrodescendentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Mylene Silva de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205886
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2018.
id UFSC_5d4c885f3a66e4df0fb6e3d647f19c4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205886
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Construindo visibilidades na cidade de São/José/SC: uma proposta de ensino de história e patrimônio cultural dos povos africanos e afrodescendentesHistóriaPatrimônio culturalHistoria localAfrodescendentesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2018.Este trabalho apresenta uma proposta metodológica de ensino de História que problematiza a cidade e seus diferentes espaços de memória articulados ao debate das relações étnico-raciais. A pesquisa promoveu o uso de fontes históricas agenciadas para a reflexão sobre o Patrimônio Cultural vinculado à história de povos africanos e afro-brasileiros, construindo, em conjunto com alunos(as) de uma turma de oitavo ano do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, reflexões históricas, por meio de debates, discussões, leitura, escrita e análise de documentos que deram origem a um Roteiro Histórico, que visa a dar visibilidade à presença de povos africanos e afro-brasileiros, questionando os marcos urbanos da cidade de São José/SC. As atividades foram construídas e desenvolvidas a partir dos eixos: análise dos conhecimentos prévios dos(as) alunos(as); atividades de leitura e escrita a partir de textos didáticos sobre o Patrimônio Cultural; análise de diferentes fontes históricas sobre a história dos povos africanos e afro-brasileiros; e a cidade como espaço de educação patrimonial, mediante um roteiro histórico. São apresentadas as propostas de atividades, a análise das diferentes etapas de desenvolvimento deste trabalho, refletindo-se sobre alguns elementos da prática pedagógica da professora pesquisadora que é autora da pesquisa e, juntamente, alguns elementos da recepção dos alunos e alunas envolvidos. Por fim, é apresentado um Material de Diálogo destinado a professores, com a finalidade de expor cada uma das etapas da atividade e também uma proposta de percurso pela cidade de São José/SC, por meio de um folder específico, como resultado final do trabalho desenvolvido no decorrer das etapas anteriores.Abstract : This paper presents a methodological proposal of teaching history that problematizes the city and its different spaces of memory articulated to the debate of ethnic-racial relations. The research promoted the use of historical sources for the reflection on the Cultural Patrimony articulated to the history of African and African-Brazilians people, constructing, together with students of a group of eighth year of the Maria Luiza de Melo Municipal College, historical reflections, through discussion, reading, writing and analysis of documents that gave rise to a Historic Roadmap, which aims to give visibility to the presence of African and African-Brazilian people, questioning the urban milestones of the city of São José/SC. The activities were built and developed from the axes: analysis of the students' previous knowledge; reading and writing activities based on didactic texts on Cultural Heritage; analysis of different historical sources on the history of African and African- Brazilians people; and the city as an area of heritage education through a historical road map. The activities proposals are presented, the analysis of the different stages of development of this work, reflecting on some elements of the pedagogical practice of the researcher who is the author of the research and also some elements of the reception of the students involved. Finally, a Dialogue Material for teachers is presented with the purpose of exposing each one of the stages of the activity and also a course proposal for the city of São José, through a specific folder, as a final result of the work developed during the previous stepsSilva, Mônica Martins daUniversidade Federal de Santa CatarinaPontes, Mylene Silva de2020-03-31T14:21:13Z2020-03-31T14:21:13Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis246 p.| il.application/pdf360420https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205886porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T14:21:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205886Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T14:21:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo visibilidades na cidade de São/José/SC: uma proposta de ensino de história e patrimônio cultural dos povos africanos e afrodescendentes
title Construindo visibilidades na cidade de São/José/SC: uma proposta de ensino de história e patrimônio cultural dos povos africanos e afrodescendentes
spellingShingle Construindo visibilidades na cidade de São/José/SC: uma proposta de ensino de história e patrimônio cultural dos povos africanos e afrodescendentes
Pontes, Mylene Silva de
História
Patrimônio cultural
Historia local
Afrodescendentes
title_short Construindo visibilidades na cidade de São/José/SC: uma proposta de ensino de história e patrimônio cultural dos povos africanos e afrodescendentes
title_full Construindo visibilidades na cidade de São/José/SC: uma proposta de ensino de história e patrimônio cultural dos povos africanos e afrodescendentes
title_fullStr Construindo visibilidades na cidade de São/José/SC: uma proposta de ensino de história e patrimônio cultural dos povos africanos e afrodescendentes
title_full_unstemmed Construindo visibilidades na cidade de São/José/SC: uma proposta de ensino de história e patrimônio cultural dos povos africanos e afrodescendentes
title_sort Construindo visibilidades na cidade de São/José/SC: uma proposta de ensino de história e patrimônio cultural dos povos africanos e afrodescendentes
author Pontes, Mylene Silva de
author_facet Pontes, Mylene Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mônica Martins da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Mylene Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv História
Patrimônio cultural
Historia local
Afrodescendentes
topic História
Patrimônio cultural
Historia local
Afrodescendentes
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-03-31T14:21:13Z
2020-03-31T14:21:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 360420
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205886
identifier_str_mv 360420
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 246 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823043377002708992