Cuidado coletivo do enfermeiro na atenção primária à saúde: uma teoria fundamentada nos dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Alexandra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226763
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.
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spelling Cuidado coletivo do enfermeiro na atenção primária à saúde: uma teoria fundamentada nos dadosEnfermagemCuidados de enfermagemAtenção primária à saúdeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.Introdução: Reconhece-se o cuidar como a valorização do indivíduo dentro da sua totalidade, efetivado com compaixão, interesse e carinho, olhando para o ser humano que ali se apresenta, escutando-o, sentindo-o e compreendendo-o. Neste sentido, o enfermeiro é o profissional que assume o papel pró-ativo e decisivo na identificação das carências de cuidado populacionais, na promoção e proteção da comunidade em todas as suas dimensões. Assim, o cuidado pode voltar-se ao individual ou ao coletivo, bem como a ambos simultaneamente. A expectativa deste estudo é de compreensão do significado de cuidado coletivo realizado na atenção primária e da caracterização de cuidado a populações, reconhecendo que ações de promoção, prevenção, recuperação, reabilitação e vigilância à saúde também resultam o cuidado de coletividades, mesmo que indiretamente. Objetivo: Compreender o significado de cuidado coletivo realizado pelos enfermeiros na Atenção Primária à Saúde. Método: Pesquisa qualitativa, com aporte metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. Fez-se uso do paradigma, composto por: Condições, Ação-interações, Consequências e o Fenômeno. Participaram do estudo dois grupos amostrais, sendo o primeiro composto por enfermeiros assistenciais, e o segundo, por enfermeiros gestores, totalizando 21 participantes. Realizou-se análise comparativa constante, contanto com o suporte do software MaxQDA®plus. A análise ocorreu em três momentos interdependentes: codificação aberta, codificação axial e integração. Para auxiliar a análise dos dados, elaborou-se 21 memorandos e diagramas. A teoria foi validada com experts na temática e método. O estudo guardou os princípios éticos. Resultados: Sustentando a dimensão teórica da pesquisa, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com o objetivo de conhecer o que as pesquisas nacionais e internacionais dissertam sobre o cuidado realizado pelo enfermeiro na Atenção Primária à Saúde, nos últimos cinco anos. Foram selecionados 32 estudos, organizados em três categorias: Cuidado coletivo relacionado às práticas do ser enfermeiro; Práticas de cuidado coletivo relacionadas à saúde da mulher e da criança e Práticas de cuidado coletivo relacionadas ao portador de condições crônicas. No segundo manuscrito, seguiu-se o paradigma proposto pela metodologia. A primeira categoria, referente às Condições, intitulou-se Conhecendo o território, suas características e demandas, com suas subcategorias: Reconhecendo o território, a comunidade e as demandas; Considerando os determinantes sociais de saúde e Estabelecendo vínculo com o usuário. A segunda categoria, relativa às Ações-interações, nomeada Cuidando do indivíduo, família e comunidade, composta de suas subcategorias: Planejando os cuidados; Realizando a assistência; Educando para a saúde e (Co)responsabilizando o usuário pelo cuidado. A terceira categoria é referente às Consequências, sendo intitulada Disseminando o cuidado e promovendo saúde, constituinte das seguintes subcategorias: Cuidando de muitos ao cuidar de um; Prevenindo a disseminação de doenças; Promovendo o autocuidado e Promovendo a saúde da população. Por fim, a categoria central: Significando o cuidado coletivo como o cuidado do indivíduo que reflete no cuidado da família e da comunidade. Conclusão: Reconhece-se como resultado das ações de cuidado coletivo a disseminação do cuidado e a promoção da saúde da população. Entende-se que se cuida de muitos ao cuidar de um, por entender o sujeito em sua complexidade e sua rede social de interações.Abstract: Introduction: It is recognized or it is about how to value the individual within his personality, affected with compassion, interest and affection, looking at the human being that appears, listening to him, feeling him and understanding him. In this sense, the nurse is the professional who assumes a proactive and decisive role in identifying the needs of population care, in promoting and protecting the community in all its dimensions. Thus, care can focus on the individual or the collective, as well as both simultaneously. The expectation of this study is to understand the meaning of collective care performed in primary care and the characterization of care, recognizing that actions of promotion, prevention, recovery, recovery and recovery of health also result in collective care, even if indirectly. Objective: To understand the meaning of collective care performed by nurses in Primary Health Care. Method: Qualitative research, with a Grounded Theory method and its paradigm: Conditions, Action-interactions, Consequences and Phenomenon. Two sampling groups participated in the study, the first composed of nursing assistants, and the second, by nurse managers, totaling 21 participants. Constant comparative analysis was performed, with support or support for the MaxQDA®plus software. The analysis took place in three interdependent moments: open coding, axial coding and integration. For auxiliary data analysis, it elaborated 21 memos and diagrams. A theory has been validated by specialists in thematic and method. The study keeps ethical principles. Results: Supporting a theoretical dimension of the research, carried out if an integrative literature review, with the objective of knowing or researching national and international researches on the care provided by nurses in Primary Health Care, in the last five years. 32 studies were selected, organized into three categories: Collective care related to nurses' practices; Collective care practices related to the health of women and children and Collective care practices related to patients with chronic conditions. In the second manuscript, the paradigm proposed by the methodology was followed. The first category, the Conditions, authorizes access to the territory, its characteristics and demands, with its subcategories: Recognition of the territory, a community and as demands; Create the social determinants of health and establish a bond with the user. The second category, related to action-interactions, named Caring for the individual, family and community, composed of its subcategories: Planning care; Performing the assistance; Educating for health and (Co) holding the user responsible for care. The third category refers to the consequences, being entitled Disseminating care and promoting health, consisting of the following subcategories: Taking care of many and taking care of one; Preventing the spread of disease; Promotion or self-care and Promotion of the population's health. Finally, a central category: Meaning collective care as the care of the individual that diminishes the care of the family and the community. Conclusion: Recognize as a result of collective care actions, dissemination of care and health promotion for the population. Understand what is the help of many to care for one, by understanding the subject in its complexity and its social network of interactions.Andrade, Selma Regina deUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Alexandra2021-08-23T13:59:44Z2021-08-23T13:59:44Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 p.| il.application/pdf372396https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226763porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T13:59:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226763Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T13:59:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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