Logística reversa dos pneus inservíveis: um estudo da gestão pelos auto centers da Grande Florianópolis
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103701 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
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Logística reversa dos pneus inservíveis: um estudo da gestão pelos auto centers da Grande FlorianópolisLogística ReversaPneus inservíveisMeio ambienteReciclagemTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisEste trabalho visa à identificação do tratamento dados aos pneus inservíveis pelos Auto Centers da região da Grande Florianópolis, e o uso da Logística Reversa como ferramenta associada à gestão destes resíduos. Por ser uma região com um grande número de veículos trafegando e, consequentemente, com um consumo considerável de pneus, além das obrigações legais que hoje tangenciam o tratamento aos pneumáticos no fim de sua vida útil, desenvolveu-se este trabalho. A pesquisa possui uma abordagem quantitativa e qualitativa e, para que ela refletisse com mais fidelidade a realidade existente no tratamento dado aos pneus inservíveis, foi elaborado um questionário com 15 questões, voltadas a identificar os vários aspectos das empresas, mantendo também um foco relacionado ao tratamento contábil a cerca dos valores que são movimentados pelos processos de gestão dos resíduos sólidos. O questionário foi aplicado a um número de 35 empresas distribuídas em diferentes cidades constituintes da grande Florianópolis. Pelas respostas ao questionário, verificou-se que, apesar do fato de a maioria dos Auto Centers não conhecerem a Legislação que trata dos pneus inservíveis, estas revendas possuem uma Logística Reversa envolvida na sua gestão. E que estes produtos, possuem uma destinação ambientalmente correta, seguindo, depois de coletados nas lojas revendedoras, para empresas de recapagem e remoldagem. Nestas empresas, os pneus em condições de reuso recebem o tratamento adequado e são reinseridos no mercado, como produtos de segunda mão. Para reciclagem, seguem as carcaças cujas condições não possibilitam a reutilização.Flach, LeonardoUniversidade Federal de Santa Catarina.Sehn, André2013-07-18T16:33:08Z2013-07-18T16:33:08Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisf.89 f.application/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103701porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:06:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103701Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:06:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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