Roleteamento de virabrequins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casarin, Joviano Janjar
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90372
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2007
id UFSC_5df9622aaac623e1b1fc66fc406ac0b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90372
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Roleteamento de virabrequinsEngenharia mecânicaVirabrequimFadigaAutomoveis -PecasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2007Com o intuito de reduzir o consumo de combustível dos motores, as indústrias automotivas procuram desenvolver produtos cada vez mais leves e ao mesmo tempo mais resistentes. Neste contexto o projeto e a fabricação de componentes que serão submetidos a condições severas de serviço, devem ser tais que atendam aos requisitos estabelecidos. Para tanto é necessário conhecer claramente as características dos processos de fabricação utilizados, bem como a interação das variáveis envolvidas. No caso específico de virabrequins, os quais operam sob elevadas solicitações cíclicas, diversos processos são necessários até a obtenção da geometria final. Dentre estes processos destaca-se o roleteamento profundo (deep-rolling, galetage, Festwalzen). Esta operação é realizada com o objetivo de elevar a resistência à fadiga do virabrequim e também corrigir empenamentos oriundos da própria operação de roleteamento bem como dos processos de usinagem. Basicamente é um processo de conformação mecânica, no qual são utilizados roletes-ferramenta responsáveis por induzir tensões residuais compressivas em camadas próximas à superfície do raio de concordância dos mancais e munhões do virabrequim. Devido ao estado de tensões residuais compressivas, esta região apresenta um aumento da dureza e resistência mecânica. Como o virabrequim possui uma geometria relativamente complexa e, ao aplicar uma determinada força as deformações resultantes não apresentam uma direção preferencial é de extrema importância identificar a correlação existente entre as variáveis do processo, principalmente no que diz respeito à força de roleteamento. Diversos autores têm desenvolvido pesquisas a respeito do roleteamento de virabrequins há vários anos. Porém, na maioria dos casos a seleção dos parâmetros do processo é realizada empiricamente e em grande parte, baseada na experiência de operadores. Motivado pela necessidade de um melhor entendimento do processo, o trabalho apresenta os resultados de um levantamento de dados a respeito da operação e, através da aplicação de diferentes níveis de força de roleteamento foi realizada uma avaliação do comportamento geométrico do virabrequim bem como do raio de concordância.In order to reduce the fuel consumption in automotive motors, manufacturers search for development of not only lighter but also more resistant products. This way, the design and manufacturing of components that will be submitted to severe work conditions must attend to established requirements. Thus, it is necessary to know clearly both characteristics of manufacturing process and interaction of variables involved. For the crankshaft, which operates under high alternate stresses, several manufacturing processes are necessary to obtain definite geometry. Among these processes deep-rolling (galetage, Festwalzen) earns eminence, once this operation is performed aiming to increase the fatigue life of crankshaft and to correct run-outs derived from machining process and own operation. Basically it is a forging process, in which rollers are responsible for inducing residual stresses on layers next to surface of fillet radius of crankshaft bearings and journals. Due to the condition of compressive residual stresses, this area shows an enlargement of hardness and mechanical strength. Crankshaft shows relatively complex geometry and, at the moment of force application the resultant deformations do not show a preferential direction. For this reason it is very important to identify the correlation existent among process variables, mainly related to deep-rolling force. Several authors have developed researches related to deep-rolling of crankshafts since years ago. However, in most of cases the selection of process parameters is conduced empirically and also, based on experience of operators. Motivated by need better understanding of the process, this work exhibit the results of collected data related to deep-rolling process. Through the application of different configurations for deep rolling force, an evaluation of the geometry behaviour of crankshaft as well as fillet radius was also developed.Weingaertner, Walter LindolfoUniversidade Federal de Santa CatarinaCasarin, Joviano Janjar2012-10-23T09:15:32Z2012-10-23T09:15:32Z2012-10-23T09:15:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[84] f.| il., grafs., tabs.application/pdf272808http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90372porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T13:47:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90372Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T13:47:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Roleteamento de virabrequins
title Roleteamento de virabrequins
spellingShingle Roleteamento de virabrequins
Casarin, Joviano Janjar
Engenharia mecânica
Virabrequim
Fadiga
Automoveis -
Pecas
title_short Roleteamento de virabrequins
title_full Roleteamento de virabrequins
title_fullStr Roleteamento de virabrequins
title_full_unstemmed Roleteamento de virabrequins
title_sort Roleteamento de virabrequins
author Casarin, Joviano Janjar
author_facet Casarin, Joviano Janjar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Weingaertner, Walter Lindolfo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Casarin, Joviano Janjar
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
Virabrequim
Fadiga
Automoveis -
Pecas
topic Engenharia mecânica
Virabrequim
Fadiga
Automoveis -
Pecas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2007
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-23T09:15:32Z
2012-10-23T09:15:32Z
2012-10-23T09:15:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 272808
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90372
identifier_str_mv 272808
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [84] f.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652164145348608