Educação e política no pensamento de István Mészáros: ensaio introdutório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cherobini, Demetrio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94610
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
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spelling Educação e política no pensamento de István Mészáros: ensaio introdutórioEducaçãoPolitica e educaçãoSocialismoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010Este trabalho tem o objetivo de analisar os conceitos de Educação e Política elaborados por István Mészáros de acordo com sua proposta de levar a efeito uma alternativa sociometabólica viável ao quadro de crise estrutural pela qual passa a sociedade contemporânea, dominada amplamente pela assim chamada relação-capital. Para Mészáros, a atual forma de organização de nossa sociedade # isto é, a maneira específica pela qual os homens e mulheres regulam o metabolismo social humano -, controlada pelo capital, é cronicamente insustentável e, por isso, nos coloca a todos diante de um dilema: ou assumimos conscientemente as rédeas e os rumos das atividades que determinam nossas vidas, ou sucumbimos à lógica destrutiva e barbarizante que configura as relações sociais comandadas globalmente por tal sistema. Nesse contexto, a alternativa torna-se viável desde que os grupos interessados na realização de uma comunidade humana emancipada adotem um projeto político-social que não só incorpore as formas tradicionais de luta - aquelas vinculadas ao combate que se dá no âmbito do parlamento e do Estado -, mas que fundamentalmente vá além delas. A estratégia da ofensiva socialista, preconizada pelo filósofo húngaro, exige, pois, a formação de mediações coletivas extraparlamentares que permitam aos produtores associados controlar, de forma consciente e não antagônica, a atividade produtiva humana, de modo a se poder ir assim para além do capital - e não apenas do capitalismo e sua forma histórica particular de extração de trabalho excedente. A educação pode e deve contribuir para tal objetivo, desde que incorpore esse mesmo espírito crítico e não se limite às ações que se desenvolvem unicamente no plano institucional e formal. A educação transformadora é, portanto, segundo Mészáros, aquela que se abre para se integrar aos movimentos práticos que hoje se insurgem contra o domínio do capital, a fim de auxiliar, justamente, a formação das mediações materiais capazes de possibilitar aos produtores livres a regulação consciente, não antagônica, cooperativa, horizontal e sustentável do metabolismo social humano.The following research aims to analyze the concepts of Education and Politics elaborated by István Mészáros in accordance with his proposal to conduct a viable sociometabolic alternative to the current structural crisis in which contemporary society is going on, dominated largely by the so-called relationship-capital. Mészáros considers the current form of organization of our society - that is, the specific manner in which men and women regulate the metabolism of the human social - is controlled by the capital, being chronically unsustainable and therefore establishing a dilemma: we either consciously assume the reigns and direction of activities that determine our lives, or succumb to the destructive, barbaric logic that configures the social relations globally ruled by such a system. In this context, the alternative becomes feasible provided that groups interested in conducting a human community adopt an emancipated political and social project that incorporates not only traditional forms of struggle - those associated with combat that takes place within the parliament and State - but that fundamentally go beyond. The strategy of the socialist offensive, advocated by the Hungarian philosopher, demands the formation of collective mediations that allow extra-member producers to control, consciously and not antagonistic to human productive activity, so it could go well beyond the capital - not only of capitalism and its particular historical form of extraction of surplus labor. Education can and should contribute to this goal, since it incorporates the same critical spirit and is not limited to actions that are developed solely on the institutional and formal. The transformative education is therefore, according to Mészáros, the one that opens itself to integrate incoming practical movement against the capital dominance, to assist, in fact, the formation of material mediations capable of enabling producers to regulate free consciousness, not antagonistic, cooperative, horizontal and sustainable human social metabolism.Florianópolis, SCTorriglia, Patricia LauraUniversidade Federal de Santa CatarinaCherobini, Demetrio2012-10-25T13:32:49Z2012-10-25T13:32:49Z20102010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf287215http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94610porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T23:54:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94610Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T23:54:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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