Movimento didático na educação a distância: análise e prospecções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102021 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_5e273d0efe290133329e240230cba15a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102021 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Movimento didático na educação a distância: análise e prospecçõesEngenharia de produçãoEnsino a distanciaProfessores -FormaçãoDidaticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O movimento didático em EaD, analisado nesta tese, toma como objeto o fazer dos(as) professores(as) e sua ressignificação na mediação on line. A problemática do fazer do(a) professor(a) levantada considera a organização e o desenvolvimento de suas atividades com os alunos, com os quais não tem um contato frente a frente, deparando-se com uma série de indagações e receios, levando-o(a) a repensar seu papel e suas competências. Através de um movimento, característico da ação docente, desenvolve habilidades e estratégias para lidar com essa nova situação de modo diferenciado da modalidade presencial. Esse movimento é denominado, nessa tese, de Movimento Didático em EaD - MDEaD. A indagação central da pesquisa é: como os(as) professores(as) mobilizam e constroem os saberes relativos à docência para atuar na EaD? O objetivo geral que norteia toda a pesquisa é analisar o movimento didático em EaD, considerando produção teórica na área e identificando saberes construídos e mobilizados pelos professores, dado o contexto no qual atuam. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, no qual desenvolve-se uma revisão teórica, contingenciada por observações empíricas, análise de documentos, aplicação de questionários, realização de entrevistas semi-estruturadas, participação em reuniões e formações continuadas, entre outros. Para a interpretação dos dados, utiliza-se a análise de conteúdo numa perspectiva crítica e qualitativa. Os sujeitos participantes da pesquisa são os(as) professores(as) que atuam na modalidade a distância em uma Instituição de Ensino Superior, que desenvolve projetos e parcerias na EaD desde 1996 e, nos últimos anos, tem inserido disciplinas a distância, considerando a Portaria nº 2.253 de 18/10/2001. O plano teórico da pesquisa busca aportes na contextualização histórica da Didática e da Educação a Distância até os dias atuais; nas teorias contemporâneas sobre a constituição dos saberes docentes e nos discursos veiculados nas produções teóricas das áreas da Didática e EaD. O plano prático refere-se ao movimento didático realizado pelos participantes da pesquisa, considerando o contexto de atuação e buscando apreender, em suas manifestações e enunciados, procedimentos e estratégias mobilizadas e construídas. Os resultados da pesquisa apontam para várias constatações e necessidades. Dentre elas, destaca-se a importância de se reconhecerem os saberes docentes advindos da prática, como elementar para o processo de formação inicial e continuada, buscando, assim, uma junção dialética entre as produções teóricas de caráter científico e a ação docente, tendo os(as) professores(as) como protagonistas do processo.Florianópolis, SCBolzan, AriovaldoCatapan, Araci HackUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Alba Regina Battisti de2013-07-15T23:49:34Z2013-07-15T23:49:34Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| il.application/pdf221775http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102021porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-15T23:49:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102021Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-15T23:49:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Movimento didático na educação a distância: análise e prospecções |
title |
Movimento didático na educação a distância: análise e prospecções |
spellingShingle |
Movimento didático na educação a distância: análise e prospecções Souza, Alba Regina Battisti de Engenharia de produção Ensino a distancia Professores - Formação Didatica |
title_short |
Movimento didático na educação a distância: análise e prospecções |
title_full |
Movimento didático na educação a distância: análise e prospecções |
title_fullStr |
Movimento didático na educação a distância: análise e prospecções |
title_full_unstemmed |
Movimento didático na educação a distância: análise e prospecções |
title_sort |
Movimento didático na educação a distância: análise e prospecções |
author |
Souza, Alba Regina Battisti de |
author_facet |
Souza, Alba Regina Battisti de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bolzan, Ariovaldo Catapan, Araci Hack Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Alba Regina Battisti de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino a distancia Professores - Formação Didatica |
topic |
Engenharia de produção Ensino a distancia Professores - Formação Didatica |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-15T23:49:34Z 2013-07-15T23:49:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
221775 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102021 |
identifier_str_mv |
221775 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652254086955008 |